4 erros e acertos ao iniciar a presença digital do seu negócio

por | 22/01/2018 | marketing digital

Construir um negócio on-line pode ser difícil, principalmente se for a 1ª vez que você faz isso. No entanto, não necessariamente significa que, por ser algo inédito, você deva cometer erros de iniciantes.

Para que um negócio tenha sucesso no ambiente digital, é preciso que ele seja útil para os clientes, ou seja, que supra suas necessidades. Além disso, deve contar com uma credibilidade e um bom relacionamento com a audiência.

Entretanto, ainda que as barreiras para criação de uma presença digital sejam poucas, muitos empreendedores falham ao cometer erros básicos, seja por falta de experiência, seja por ter expectativas altas com o seu negócio.

Por isso, criamos este post. Ao longo deste texto, vamos apresentar os 4 erros mais comuns nessa fase inicial e como você poderá evitá-los. Veja só!

1. Não realizar uma pesquisa de mercado

Apesar de ser um dos passos básicos para criação de um negócio (on-line ou off-line), a pesquisa de mercado muita das vezes é deixada de lado.

Existem algumas pessoas que defendem que, para construir um negócio de sucesso, não há a necessidade de estudar o que os futuros concorrentes têm feito. Por outro lado, outra parcela diz que a falta desse acompanhamento trará prejuízos para a sua empresa.

O argumento principal é que, quando se passa muito tempo observando o que os outros têm feito, você se desvia do foco — criar soluções relevantes para o consumidor. Entretanto, outra ideia muito discutida é de que isso impede a inovação, já que várias empresas copiaram modelos de negócio já estabelecidos no mercado.

Apesar de esses argumentos parecerem válidos, é um erro pensar dessa maneira por alguns motivos básicos. A pesquisa de mercado não se limita a estudar o que a sua concorrência está fazendo, mas sim todo o mercado em que atuará.

Em outras palavras, a pesquisa do mercado fará com que seja possível entender quais serão os principais desafios, quais são as oportunidades que ainda não foram exploradas e quais são as necessidades mais recorrentes.

O conhecimento aprofundado do seu mercado de atuação trará uma grande gama de oportunidades para que a sua empresa inove no setor. Em outras palavras, o seu negócio pode atender diretamente à necessidade do consumidor.

2. Ignorar a importância de um bom planejamento

De uma maneira simples, você não precisa criar um planejamento complexo para o seu negócio. Mas, ainda assim, precisará ter um plano de atuação.

Muitas vezes, o plano de negócios pode ser considerado com um dever de casa que ninguém quer fazer, mas o planejamento serve como guia para que a sua empresa alcance o sucesso.

O e-commerce oferece várias oportunidades de negócios. No entanto, como o mercado está cada vez mais competitivo, é necessário criar um plano de ação para que a sua empresa cresça e sobreviva. Possuir um plano preventivo ou de destaque perante a concorrência, por exemplo, pode ser extremamente útil.

Para que o seu negócio ganhe credibilidade perante os consumidores, é necessário que você entenda quem serão os seus clientes. Aliando todas as informações obtidas com a pesquisa de mercado, será possível criar um plano de ação que cubra todas as etapas para criação da sua loja virtual.

Os planos de negócios com grandes formatos estão obsoletos. Hoje em dia, focam nas necessidades dos clientes, na qualidade dos produtos ofertados e no quanto as pessoas estão dispostas a pagar por eles.

3. Não se preocupar em manter um relacionamento com o consumidor

Para que um consumidor compre na sua loja virtual, ele precisa passar por uma jornada de compra. É isso mesmo: atualmente as pessoas realizam uma grande pesquisa para entender quais são as suas reais necessidades, como resolvê-las e quem poderá ajudá-las nessa questão.

Quando finalmente é tomada a decisão e o seu e-commerce é escolhido, o consumidor está lhe dando um voto de confiança, certo? Se você respondeu “sim”, está no caminho certo para o sucesso. Afinal de contas, a confiança é a base de um bom relacionamento.

Leve esse pensamento para o atendimento que for feito junto ao consumidor e, independentemente do estágio do seu cliente (em uma mera consulta ou prestes a fechar uma compra), preste um bom serviço e atenda às suas necessidades.

O pós-venda é outra etapa muito importante e que, muitas vezes, é ignorada. Ele serve para entender melhor como foi a experiência de compra que o seu cliente teve. Com isso, será possível compreender o que, de fato, está funcionando e o que deve ser mudado.

4. Não se adaptar às especificidades dos dispositivos móveis

Com o avanço da tecnologia, cada vez mais pessoas estão tendo acesso à internet e aos dispositivos móveis.

Para você ter uma ideia mais abrangente a respeito da utilização desses dispositivos no dia a dia dos consumidores: somente na última Black Friday, dos 3,3 milhões de pedidos realizados, quase 30% foram feitos via mobile.

Esse dado demonstra como os dispositivos móveis vêm sendo importantes para os consumidores no momento da compra.

Apesar desse número impressionante, muitos empreendedores ignoram a importância de otimizar a sua loja virtual para os mais variados tipos de dispositivos móveis.

Acredite: um dos motivos para os clientes não comprarem no seu e-commerce pode ser a má otimização da sua loja virtual para o universo mobile. Uma navegação comprometida (na qual o cliente precisa regular o zoom, por exemplo) pode afastar consumidores.

Por isso, nos últimos surgiu um novo conceito no setor de comércio eletrônico, o mobile commerce ou m-commerce. Tanto que é comum vermos lojas virtuais que criam aplicativos próprios, com funcionalidades específicas para os mais variados gadgets.

Apesar desses erros listados acima serem, de certa forma, básicos, muitos empreendedores iniciantes os cometem — o que pode ter um impacto bastante negativo no sucesso da sua loja virtual. Por isso, fique atento a todos as etapas que envolvam a criação de uma boa presença digital.

Que tal ampliar ainda mais o seu conhecimento sobre o mundo do e-commerce? Não deixe de ler o post “Por que e como montar uma loja virtual para o seu negócio”!

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