Conheça 4 ferramentas para a criação e envio de e-mail marketing

por | 08/11/2018 | marketing digital

Se você acredita que o envio de e-mail marketing está próximo do fim devido ao surgimento de outros canais de interação com o mercado, saiba que isso não acontecerá tão cedo. Na verdade, o correio eletrônico continuará sendo fundamental nas relações sociais e comerciais no mundo virtual por muito tempo.

Para quem já possui um e-commerce como um canal a mais de vendas, distribuindo seus produtos em uma área geográfica maior, essa ferramenta pode contribuir muito para o retorno do seu investimento.

Portanto, sabendo o quanto essa solução pode auxiliar na eficiência do seu negócio, preparamos este post com informações relevantes sobre a sua influência no marketing digital e quais as ferramentas mais utilizadas no mercado.

Por que o envio de e-mail marketing é tão importante?

O envio de e-mail marketing nada mais é do que a comunicação que a sua empresa estabelece com os consumidores via e-mail. Ainda que as redes sociais tenham adquirido força nos últimos anos, a troca de mensagens continua sendo uma maneira estratégica de aumentar a relevância da sua marca com a audiência.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo MarketingSherpa, 72% dos consumidores consideram o e-mail como o melhor canal de comunicação com as marcas. Portanto, se você não utiliza esse canal, certamente está perdendo uma grande oportunidade de divulgar o seu produto e/ou serviço, além de cultivar um relacionamento com o seu público.

Quais são as principais vantagens dessa prática?

Por meio do envio de e-mail marketing é possível alcançar muitos resultados significativos. Isso se deve, em grande parte, às possibilidades de personalização e segmentação de contatos.

A segmentação torna o diálogo ainda mais pessoal e gera a sensação de exclusividade para o usuário. Ao entender a sua real necessidade, pode-se estabelecer ações específicas para o seu perfil, o que encanta o leitor e fortalece a sua marca.

Além disso, a personalização faz com que o cliente tenha consideração e prefira o seu conteúdo ao da concorrência. E, mesmo que o engajamento nas redes sociais seja importante, o e-mail é ainda mais necessário para construir relacionamentos de longo prazo, principalmente em um momento de tanta variedade e acirrada concorrência comercial.

Quais são as ferramentas mais utilizadas?

Quando se fala em e-mail marketing, muitas vezes pensamos apenas no conteúdo. Contudo, além de não oferecer recursos estratégicos, os provedores gratuitos, como o Gmail, não foram desenvolvidos para uma comunicação em massa.

Por intermédio de uma ferramenta profissional será possível entregar uma quantidade superior de mensagens, com a garantia de que os destinatários as receberão. Outro detalhe que difere essas ferramentas dos provedores comuns são os cuidados com o leiaute, a manutenção da lista de contatos e o monitoramento dos resultados.

Seja para a nutrição de leads, disparo de e-mails, criação de newsletters ou apresentação de produtos, você deve contar com a ajuda de uma ferramenta especializada. Isso, além de ser mais inteligente, colocará a sua marca de igual para igual com a concorrência — ou, até mesmo, acima dela. Portanto, conheça agora 4 ferramentas.

1. MailChimp

O MailChimp é a plataforma mais utilizada para automatização no mundo e a mais indicada para quem ainda não deu os primeiros passos nas estratégias de envio de e-mail marketing. Em pouco tempo, mesmo com um conhecimento básico, será possível criar e enviar uma campanha dentro da ferramenta.

Ele oferece uma série de recursos, que vão desde criar uma conta gratuita para teste até a realização de testes A/B. No entanto, caso você já seja um aventureiro experiente no Marketing Digital, será possível usufruir de todas as opções avançadas que a plataforma oferece.

Apesar de todos os benefícios, o MailChimp está disponível apenas em inglês, o que pode ser um ponto negativo para alguns usuários.

2. RD Station

O RD Station agrega os principais recursos para a sua empresa estabelecer a gestão e automação de Marketing Digital. Entre as agências de publicidade, com certeza, é a ferramenta mais popular para a criação de landing pages e gestão de mídias sociais.

A plataforma oferece uma interface amigável e uma navegação simples e evidente. Entre os recursos mais populares estão o disparo de e-mail, automação, criação de landing pages, gestão de mídias sociais, lead scoring e lead tracking.

Para realizar a assinatura é preciso escolher entre os planos Basic, Pro e Enterprise, que oferecem benefícios de acordo com o tamanho da sua empresa. E, para não dizer apenas os pontos positivos, é importante destacar que os relatórios que a plataforma oferece são básicos e resumidos.

3. E-goi

Apesar de não ser tão claro, a automação vai além do envio de e-mail marketing. Neste caso, as diversas funcionalidades do E-goi podem ajudar a turbinar a sua estratégia digital.

A ferramenta, disponível em português, oferece as funções de SMS, criador de formulários, e-mail marketing, torpedos de voz interativos, notificações push e integração com as redes sociais.

Os destaques são os hangouts e tutoriais que a própria plataforma disponibiliza, com o objetivo de ajudar os administradores a utilizarem o máximo dos recursos. Porém, a interface costuma mudar constantemente, o que atrapalha na usabilidade. Se não bastasse, o suporte não está disponível para contas gratuitas.

4. LeadLovers

A Leadlovers também é uma ferramenta de automação de marketing, mas promete transformar seu negócio em uma máquina de vendas por meio dos seus recursos.

Além de automatizar o processo e ajudar a selecionar o lead preferível para cada conteúdo, a plataforma dispõe de funcionalidades muito úteis, como sistema de afiliados, modelos editáveis, área de membros e integração com o Facebook Messenger — porém, não existe plano gratuito.

Sem dúvida, as redes sociais são uma forma eficiente de conversar com o seu público. No entanto, esse tipo de comunicação é muito informal se comparada ao e-mail. Dependendo do seu objetivo, será necessário transmitir credibilidade para que o usuário tome a decisão de realizar uma compra. E, caso você não saiba, o medo de realizar uma compra é o maior problema das lojas virtuais. Neste caso, o envio de e-mail marketing pode ser a solução.

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