5 estratégias de marketing digital para lojas virtuais

por | 10/01/2018 | marketing digital

Assim como em um comércio tradicional, onde o empresário investe tanto em estrutura para atender bem os seus clientes, como em marketing para ficar conhecido pelo seu público, no e-commerce também funciona assim. Para entrar no mercado virtual, é necessário escolher bem uma plataforma — que proporcione uma boa estrutura para a loja — e fazer uso de estratégias de marketing digital.

Caso ainda não saiba exatamente do que se trata, marketing digital é, resumidamente, o conjunto de ações que as empresas realizam na internet para promover sua marca, seus produtos, conquistar clientes e estreitar o relacionamento com seu público. Portanto, os objetivos são os mesmos do marketing tradicional. Porém, existem algumas diferenças entre as duas variações.

As principais que podemos pontuar são: o marketing digital possui valores mais acessíveis, maior monitoramento das campanhas, melhor segmentação do público-alvo e maior facilidade em alterar as ações em busca de melhores resultados.

Tendo isso em mente, vamos agora apresentar 5 estratégias de marketing digital para você colocar em prática e alavancar as vendas da sua empresa!

1. Redes sociais

Apenas no Brasil, são mais de 139 milhões de internautas, sendo que 122 milhões são ativos em algum tipo de rede social, como Facebook, Instagram ou Twitter, de acordo com pesquisa feita pela We Are Social e Hootsuite. Vai desprezar esse público enorme?

O interessante de estar presente nas redes sociais é que a sua empresa poderá estreitar bastante o relacionamento com seus clientes, estimulando a publicação de comentários, perguntas e sugestões, além do compartilhamento de postagens. Fora isso, é possível saber o que as pessoas falam a respeito da sua empresa.

Comentários positivos podem ser estimulados e, caso haja opiniões negativas, você poderá poderá agir rápido para resolver o problema, deixando o cliente satisfeito. O que não pode de jeito nenhum é deixar as pessoas sem respostas. Faça uma fanpage legal no Facebook, crie seu perfil no Instagram ou crie uma conta no Twitter, mas nunca deixe de interagir com o seu público.

Além das postagens nas redes sociais, existe a possibilidade de criar campanhas pagas para impulsionar a sua página, alguma postagem mais relevante ou mesmo o link da sua loja virtual. Para isso, você poderá escolher o perfil do público que verá os seus anúncios, estabelecer os valores que está disposto a pagar e o prazo de vigência da campanha. Estratégias de marketing digital como estas, se bem planejadas, entregam ótimos resultados sem gastar muito dinheiro.

2. E-mail marketing

A primeira coisa que você precisa ter em mente para colocar em prática uma campanha de e-mail marketing é que essa estratégia não tem nada a ver com spam. Portanto, não se trata de simplesmente criar um e-mail com conteúdo promocional e disparar isso indiscriminadamente para uma lista gigante de e-mails, muitas vezes comprada. Agindo assim, pode ter certeza que as pessoas não vão nem receber o seu material, vai tudo para a caixa de spam.

Para criar uma campanha de e-mail marketing realmente eficiente você precisará, em primeiro lugar, construir aos poucos a sua própria lista de e-mails contendo demais dados dos destinatários, se possível, como faixa etária, sexo e produtos mais desejados. Com essa lista, você deverá segmentar o seu público e criar o conteúdo do e-mail a ser enviado, relacionado ao que os destinatários desejam receber.

Outro cuidado que precisa ser tomado ao fazer uso dessa estratégia de marketing digital é na forma como você deve disparar os e-mails. Jamais utilize o seu e-mail pessoal ou mesmo o serviço de e-mail da loja virtual. Existem plataformas próprias para esse serviço, que possibilitam que menos postagens caiam na caixa de spam e disponibilizam uma série de informações que serão bastante úteis, como taxa de abertura, de clique, de retorno ao site, de vendas concretizadas a partir do clique e de descadastramento da lista.

Com esses dados, você poderá efetuar ajustes nas campanhas e aumentar o seu rendimento e consequente a conversão em vendas. Outra dica: não canse o cliente o bombardeando com muitas promoções. Além disso, poste conteúdos interessantes não vinculados a vendas, para que o recebimento dos e-mails seja desejado pelo seu público.

3. Marketing de conteúdo

Essa é uma das maneiras mais eficientes para tornar a sua empresa uma autoridade no assunto perante o seu público. A ideia é criar conteúdo relevante, que acrescente algo interessante aos seus visitantes, para que eles percebam o tanto que a sua empresa é especialista naquilo.

Utilizando corretamente essa estratégia de marketing digital, haverá um aumento no engajamento do seu público, que defenderá a sua empresa perante a sua rede de relacionamentos por entender que o seu empreendimento sabe o que faz.

A melhor ferramenta para colocar em prática o marketing de conteúdo é o blog. Porém, essa estratégia é bem mais do que simplesmente criar um blog e postar lá de vez em quando um texto sem qualquer planejamento. Isso não trará resultado positivo.

Para realmente extrair ganhos através do marketing de conteúdo você deverá planejar as postagens, executá-las e mensurar os resultados. Para planejar, você precisa estabelecer os seus objetivos, conhecer o seu público, definir a sua persona e saber o que ela procura. Ao executar, procure saber as palavras-chave que são mais pesquisadas pela sua persona, crie e poste conteúdos realmente interessantes. Depois, não deixe de acompanhar o resultado de cada postagem.

4. Google Adwords e SEO

Uma das principais estratégias de marketing digital é a utilização de links patrocinados no Google. Você já deve ter percebido que, ao fazer uma pesquisa nesse buscador, no topo aparecem os anúncios relacionados às palavras-chave pesquisadas.

Essa ferramenta é de grande importância, principalmente para o site que ainda possui uma base pequena de visitantes, pois mostra o anunciante antes de todos os outros resultados que não pagaram para aparecer no Google, os chamados resultados orgânicos. Porém, para fazer bom uso dessa ferramenta é importante definir corretamente as palavras-chave e os valores que está disposto a investir.

Para não depender de anúncios pagos, é importante trabalhar bem o SEO do seu site. Mas o que vem a ser isso? SEO é Search Engine Optimization, ou Otimização para Motores de Busca. Ele consiste em utilizar técnicas corretas para que o seu site seja melhor e mais percebido pelos buscadores e apareça no topo das buscas orgânicas.

5. CRO e UX

Ao conseguir atrair visitantes para a sua loja virtual, você já alcançou o sucesso em grande parte do processo, mas ainda não vendeu nada. Portanto, ainda está no prejuízo e precisa reverter isso. Para que o visitante se torne um cliente, você precisa tomar alguns cuidados com a sua loja virtual, e é aí que entram as estratégias de CRO e UX.

CRO significa Conversion Rate Optimization. Em português, é a Otimização da Taxa de Conversão, ou seja, aumentar a frequência em que visitantes se tornam compradores. Assim, é importante descobrir o que da sua loja virtual agrada e o que desagrada. Para isso, existem ferramentas que possibilitam descobrir onde o visitante mais clica, quanto tempo fica na página, até onde ele desce, de onde vêm os visitantes que mais compram e muitas outras informações preciosas.

De posse dessas informações, você deverá agir para melhorar a experiência do visitante, ou em inglês, User Experience (UX). Ao entrar no seu site, o visitante passa a ter uma experiência que deve ser a mais agradável possível. Portanto, fique atento aos detalhes, como cores, fontes, organização e facilidade de navegação. Uma fonte muito pequena ou confusa, por exemplo, pode tornar a leitura cansativa e fazer com que o visitante abandone o seu site.

Agora você já conhece as principais estratégias de marketing digital para colocar em prática na sua loja virtual e conquistar e fidelizar seus clientes. É importante buscar conhecer com mais profundidade cada uma delas para que consiga tirar o máximo proveito.

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