5 estratégias de relacionamento com o cliente e como colocá-las em prática

por | 20/06/2018 | vendas

“Botas country de bico quadrado e com estampa floral” são um acessório requisitado no guarda-roupa de qualquer cowboy. Milhares de lojas vendem essa peça, mas somente algumas se destacam no mercado. Por quê? Basta avaliar: são aquelas que sabem investir no relacionamento com o cliente.

Talvez a venda de botas country para cowboys não seja o ramo do seu negócio. Mas o que você precisa saber é que o investimento em boas práticas de relacionamento é uma característica de todas as marcas que são referência no seu mercado, além de estarem disponíveis para empresas de todos os portes.

Hoje, a relação entre empresas e clientes tende a prezar cada vez mais pela confiança e reciprocidade, sem ser intrusivo. De modo geral, um bom relacionamento significa que o cliente obtém respostas rápidas da sua empresa, defende a qualidade dos seus produtos e cultiva uma comunicação em longo prazo.

Sabendo dessa questão, apresentaremos neste artigo 5 estratégias de relacionamento que podem mudar a maneira como os clientes enxergam o seu negócio. Acompanhe!

1. Trace o perfil do cliente

Você conhece bem o seu público consumidor? É a partir disso que um bom relacionamento com o cliente deve ser construído. Desde características mais gerais, como idade, gênero e localização, a dados mais específicos, como hábitos de consumo, objetivos profissionais e dificuldades: todos esses aspectos contribuem para que as estratégias de venda da empresa sejam bem-sucedidas.

Ao traçar o perfil ou perfis do público consumidor, a empresa tem a chance de mostrar-se como solução para os problemas específicos do cliente, criar uma percepção positiva sobre a marca e, como consequência do bom relacionamento com o cliente, aumentar o número de vendas.

Como fazer isso? Você pode criar um banco de dados com as informações dos seus atuais clientes, fazer pesquisas pelo e-mail, oferecer promoções ou outros benefícios em troca de dados, utilizar as redes sociais para obter um mapeamento dos usuários que curtem a página da empresa, entre outras ações.

2. CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente)

O CRM ou Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente) é um conjunto de estratégias que envolvem as áreas de marketing, vendas e atendimento, no intuito de identificar oportunidades para melhorar a experiência do cliente com a sua empresa.

Um sistema de CRM permite centralizar e organizar informações específicas de cada cliente, além de facilitar o acesso a esses dados. Também é possível identificar e monitorar de maneira automatizada os clientes que exigem maior atenção, além de segmentá-los em categorias.

Para implementar um sistema e estratégias de CRM na sua empresa, em primeiro lugar, é fundamental obter um panorama satisfatório a respeito dos problemas e necessidades do seu público (estratégia n° 1). A partir disso, pode-se avaliar o software ideal para atender às atividades da empresa.

3. E-mail marketing e newsletter

São raras as pessoas que não têm um endereço de e-mail, concorda? Você pode perceber isso facilmente no seu meio social. Logo, por que não utilizar esse recurso para manter um bom relacionamento com o cliente? Estar presente na caixa de entrada de e-mail é uma ótima maneira de cultivar um diálogo leve e direcionado.

Duas estratégias são comumente aplicadas com o e-mail: o e-mail marketing e a newsletter. A primeira não tem uma periodicidade determinada, pois o cliente pode receber um e-mail da sua empresa após finalizar uma compra ou realizar outro tipo de integração.

A newsletter apresenta uma periodicidade determinada e tem um caráter informativo. Divulgar promoções e produtos em destaque para o cliente, compartilhar dicas e novidades da empresa são assuntos frequentes em newsletters. Ambas as estratégias devem ser aplicadas com o consentimento do cliente, ou seja, o usuário deve estar ciente de que receberá e-mails da sua empresa.

4. Blog corporativo

O blog corporativo é o canal pelo qual a sua empresa pode investir em marketing de conteúdo — estratégia de marketing digital focada em nutrir clientes e possíveis clientes por meio de textos úteis e informativos. O blog tem o objetivo de manter o seu público engajado com a empresa e criar uma percepção positiva sobre a marca.

Mais especificamente, ao investir nessa estratégia de relacionamento com o cliente, as empresas tornam-se mais visíveis em sites de buscas da internet (como o Google), melhoram a sua credibilidade, aumentam o número de vendas e desenvolvem a chance de virar referência no mercado que atuam.

Existem várias plataformas gratuitas para criar um blog. No entanto, é importante ter em mente que o profissionalismo é um fator importante na percepção dos clientes/usuários. Por isso, alguns custos podem ser exigidos para conferir mais autoridade à empresa, ao criar um domínio único para a marca no endereço da plataforma, por exemplo.

5. Engajamento nas redes sociais

Com cada vez mais ferramentas para facilitar a vida dos usuários, as redes sociais representam para as empresas uma fonte rica de informações e de possibilidades de interação com o público. Por isso, o engajamento nas redes é uma estratégia indispensável para quem deseja manter-se competitivo.

Esses sites concentram boa parte dos indivíduos que navegam na internet: pessoas sujeitas a uma publicidade sútil por meio de táticas de relacionamento com o cliente. O engajamento nas redes demonstra que a empresa está onde o público está, encurta laços com os internautas e aumenta as chances de se destacar para as pessoas certas.

Para isso, é fundamental aderir às redes certas (de acordo com o perfil do cliente), manter uma regularidade satisfatória nas postagens, desenvolver conteúdos de qualidade e investir em anúncios pagos. Esse último recurso é bem valioso, uma vez que redes como o Facebook possibilitam um mapeamento completo do seu público, o que possibilita uma maior efetividade dos anúncios.

Agora, você já conhece as principais estratégias de relacionamento com o cliente. Das botas country com estampa floral até os mais diversos produtos e serviços, colocar em prática essas estratégias oferece uma maior chance de retenção e fidelização de mais clientes para o seu negócio!

Gostou dessas dicas? Quer saber se é possível integrar vendas online e offline? Preparamos um artigo completo sobre esse assunto: leia agora no nosso blog. Boa leitura!

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