6 cases de sucesso de Inbound Marketing para e-commerce

por | 12/02/2019 | marketing digital

O uso do Inbound Marketing para e-commerce como estratégia é uma tendência crescente, especialmente nos últimos dez anos. A internet de banda larga e móvel nos smartphones e tablets, o desenvolvimento da internet das coisas, o aumento constante do alcance e público são fatores que ajudaram nesse crescimento e no sucesso das lojas virtuais.

O Marketing Digital é um investimento para qualquer empresa, mas, no caso do e-commerce, é especialmente relevante. Assim, as campanhas precisam ser pensadas, analisadas e executadas com perfeição. Claro que nem todas as vezes se acerta de primeira. Por isso, é importante também analisar os cases de sucesso, seja para aprendermos mais ou para nos inspirar.

Evidentemente que cada loja virtual tem sua personalidade que deve ser impressa nas suas campanhas pois, principalmente na internet, copiar não é uma boa ideia. Contudo, esses cases a seguir nos mostram boas práticas, uso consciente das ferramentas e que o Inbound Marketing funciona muito bem, quando corretamente empregado.

Por tudo isso, separamos para este nosso artigo 6 cases de sucesso de e-commerce que utilizaram do Inbound Marketing para se conectar e relacionar com o público. O 6 surpreenderá você, confira!

1. Netshoes

Um dos casos mais emblemáticos nacionais, a Netshoes iniciou suas operações em 2000, com dois sócios e uma loja física que vendia sapatos femininos e tênis. Após relativo sucesso nas lojas físicas, foi uma das primeiras marcas a investir maciçamente no e-commerce em 2002 e se tornou exclusivamente virtual em 2007.

Seu relacionamento com os clientes é excelente, com forte investimento nas redes sociais. Seu case de sucesso é um marco para o estudo do marketing digital no Brasil, visto seu crescimento exponencial.

Entre as ações de inovação, podemos citar a criação do seu app próprio em 2013, o Netshoes Click que, além de permitir as compras pelo aplicativo, tinha a função de identificar o modelo de um tênis pela foto.

Em 2014, a empresa passou por uma revolução para se adequar seu modelo de negócios ao público conectado, alterando a sua identidade visual e verbal, atuação no atendimento ao cliente e nas redes sociais. Essas atualizações são constantes e demonstram a preocupação da marca com o Inbound Marketing para e-commerce de sucesso.

2. Soupop (Camiseteria)

A Camiseteria foi o primeiro e-commerce de camisetas estampas diferenciadas do Brasil e alcançou o sucesso por uma proposta muito inovadora, ao criar um senso de comunidade com seu público.

Sua proposta partia da compra de artes enviadas pela internet para as estampas, que eram divulgadas e levadas à votação em um concurso, sendo que as mais bem avaliadas eram compradas pela empresa, produzidas e vendidas.

Com isso, a Camiseteria nutria os leads, sempre postando artes novas, estimulava os próprios artistas a divulgarem as estampas para a produção e gerava tráfego intenso em seu site e redes sociais, provando que é possível fazer um excelente Inbound Marketing para e-commerce com um conceito bem diferenciado. Atualmente, a marca se reformulou e passou a se chamar Soupop, mas continua trabalhando no mesmo modelo e alcançou um faturamento superior a R$2 milhões.

3. Amazon

Impossível falar de e-commerce e Inbound Marketing sem citar a gigante Amazon. A empresa foi uma das primeiras a investir no comércio eletrônico, em 1995! Seu case de sucesso mostra algo muito relevante para o e-commerce, que é a escolha do nicho de mercado.

A Amazon iniciou como livraria, vendendo livros físicos pela internet. O sucesso foi tão grande que em 1999 já alcançou a marca de faturamento de U$1,6 bilhão, valor astronômico, e sobreviveu quase sem danos a crise das dotcoms de 1998. Em 2018, tornou-se a segunda empresa do mundo a valor mais de U$1 trilhão, logo depois da Apple.

A Amazon começou oficialmente seus negócios no Brasil em dezembro de 2012. Dessa data para cá foi expandindo seus nichos de negócio paulatinamente, sendo hoje não apenas uma gigante do varejo eletrônico como um dos maiores marketplaces do mundo.

O investimento em marketing digital foi estratégico, voltado a criar uma relação estreita com seus usuários, inclusive ao fazerem reviews de livros e trocarem ideias entre si. Sendo uma das pioneiras do e-commerce, o case de sucesso da Amazon merece ser aprofundado.

4. Submarino

Dentro do mesmo modelo de negócios e marketing digital da Amazon, temos no Brasil a Submarino. Essa gigante do e-commerce é, atualmente, após a fusão com as Americanas, líder no segmento. Iniciou suas operações em 1999, após adquirir uma empresa média do setor.

Tornou-se uma das grandes lojas virtuais do país em pouquíssimo tempo, aproveitando-se de um mercado em expansão. Com o uso adequado do Inbound Marketing para e-commerce, que soube seguir as tendências do mercado, a Submarino criou uma marca com forte presença online.

Além disso, após reclamações e episódios problemáticos nos anos 2011 e 2012, em que uma cliente recebeu um tijolo no lugar de sua encomenda, investiu pesado na experiência do cliente, no engajamento e fidelização.

5. Bunker

A Bunker é um caso curioso de sucesso e de marketing digital. Essa pequena empresa carioca produz um único tipo de cueca que vende pela internet. Sua linguagem é muito bem pensada para atingir o público masculino e seu produto tem como slogan “você confortável em qualquer situação”.

As peças publicitárias, a persona da presença digital, o conteúdo e redes sociais são planejados para criar intimidade com o cliente, cativando e engajando seu público. O crescimento da marca é expressivo e tem se destacado no mercado.

6. Sua empresa, um case de sucesso

Como podemos ver, há vários e-commerce que alcançaram o sucesso, mas o que eles têm em comum e o que você pode fazer para também conseguir chegar lá?

Não há receita pronta, é claro. Cada empresa terá que encontrar sua fórmula sobre como usar o Inbound Marketing para e-commerce, mas podemos citar alguns pontos em comum:

  • busca por um nicho de mercado — uma loja virtual costuma ter mais sucesso quando é focada em um público ou produto;
  • planejamento estratégico — essencial ter um plano de negócio que abarque o marketing como investimento;
  • profissionalismo — não existe negócio que cresça sob o amadorismo, especialmente quanto ao marketing.

Claro que outros fatores influenciam o sucesso, porém, como acabamos de perceber, uma estratégia bem delineada pode ser um grande diferencial para isso. Descubra conosco como ajudar sua empresa usando o Inbound Marketing para e-commerce!

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