6 dicas para se diferenciar da sua concorrência

por | 25/12/2017 | marketing digital

No mercado atual, se diferenciar da concorrência tornou-se o grande desafio para os lojistas. A pressão de saber que, por detalhes, o consumidor pode escolher outra loja, torna o dia a dia de cada empresário uma constante corrida. Por isso, eles buscam sempre novas técnicas para se destacar dos concorrentes e fidelizar os clientes.

Preparamos neste post, 6 dicas infalíveis para se diferenciar da concorrência. Confira.

1. Analise seus concorrentes

Analisar a concorrência é algo que todo empresário deve fazer frequentemente. Não apenas para monitorar o que estão fazendo, mas sim, para avaliar o mercado e estar sempre à frente deles.

Além disso, é fundamental conhecer os preços e serviços oferecidos pelos concorrentes e sempre fazer comparações. Avalie seus erros e acertos, inspire-se nas ações que deram resultado positivo e evite cometer os mesmos erros.

Tire um tempo para estudar seus concorrentes. Às vezes você só está olhando aquele que vende mais e que é “maior”, porém, nem sempre ele é seu concorrente direto.

Geralmente, não é com esse tipo de concorrência que você deve se preocupar. Analise aqueles que estão no mesmo patamar que você, esses sim merecem sua atenção. Veja as grandes empresas como uma fonte de inspiração e não como concorrentes diretos.

2. Tenha uma boa estratégia de marketing

Uma boa estratégia de marketing é crucial para se diferenciar da concorrência. Afinal, de nada adianta ter um negócio que não é conhecido e encontrado pelo consumidor. A função do marketing é divulgar a empresa e existem diversas formas para fazê-la.

Isso mesmo! O que não faltam são opções para ajudar a tornar sua empresa mais conhecida. Desde as mídias offline, como anúncios em revistas, outdoor, panfletos, folders etc., até o marketing online (o mais usado atualmente), como redes sociais, anúncios pagos, produção de conteúdo, loja virtual, entre outros.

Não existe uma fórmula pronta para ter o melhor resultado em uma estratégia de marketing, mas o ideal é que ela compreenda três fatores:

  1. o conteúdo (que engaja o consumidor);
  2. o produto (que alcança os objetivos relacionados à venda);
  3. o relacionamento com o cliente (que fideliza e constrói laços com os clientes).

É preciso testar diversas estratégias e ver qual delas combina e se encaixa com seu modelo de negócio. Afinal, cada segmento e empresa tem seu público particular, o que pode funcionar para um, pode não ter o mesmo efeito para o outro.

3. Crie uma loja virtual

Em um momento onde a tecnologia está predominando, estar presente no meio virtual se tornou fundamental. Uma das estratégias de marketing que mencionamos acima é criar uma loja virtual e resolvemos dar um destaque maior a ela.

O consumidor quer ter todas as opções à mão. Ele quer visitar uma loja física, ver o produto, ir para casa e comprá-lo pela loja virtual ou, ao contrário, fazer suas pesquisas na internet e comprar o produto na loja física.

O empresário que não oferece essa opção, pode estar perdendo vendas. Além dessa situação descrita acima, a loja virtual oferece outras diversas vantagens para o lojista. As vendas não se limitam mais a um território (sua loja poderá vender para qualquer lugar do país), a loja ficará aberta 24 horas por dia e 7 dias por semana, os custos com e-commerce são muito menores e as estratégias digitais podem se completar (ligando um anúncio pago a loja virtual por exemplo).

Se você ainda não tem uma loja virtual, esse é o momento de refletir sobre o assunto.

4. Invista na interatividade e experiência do consumidor

A experiência que o consumidor tem quando entra em sua loja (física ou virtual) e realiza suas compras, é decisiva. O primeiro contato com a sua empresa definirá o que ele pensa sobre seu negócio e isso influenciará na fidelização ou não desse cliente. Por isso, investir na experiência é crucial.

O consumidor está cada dia mais seletivo, ele avalia e quer testar as opções antes de realizar a compra de fato. Uma forma de se diferenciar da concorrência é oferecer interatividade aos clientes.

Em uma loja física, por exemplo, pode permitir que eles toquem, testem e conheçam o produto mais profundamente, será um ponto positivo para sua empresa. Na loja virtual, oferecer fotos de qualidade, mostrando os detalhes como texturas etc., pode ser uma ótima opção. Além disso, descrições bem-feitas garantirão que o cliente conheça o produto mais a fundo.

Buscar alternativas que permitam que o cliente interaja com sua marca, certamente, contribuirão para melhorar a experiência.

5. Faça uma análise SWOT do seu negócio

Outra forma de se diferenciar da concorrência, é fazer uma análise SWOT do seu negócio. A análise SWOT, basicamente, avalia as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de uma empresa. Além de analisar os fatores internos, como forças e fraquezas que sua empresa tem, essa ferramenta permite explorar os fatores externos como oportunidades e ameaças (que são os concorrentes).

Com a análise SWOT, é possível ter uma visão geral do mercado e do seu negócio. Ter essa noção fará muita diferença e lhe ajudará a se destacar dos seus concorrentes. Depois dessa análise, invista em seus pontos fortes e tente melhorar nos pontos fracos. Aproveite as oportunidades e trace estratégias para derrotar suas ameaças.

6. Continue inovando sempre

Pode parecer uma frase clichê, mas é preciso inovar sempre. Os consumidores lembram, exatamente, como estava sua loja na última vez que a visitaram, de como eram as formas de pagamento, das opções de produtos, do atendimento, dos pontos positivos, mas, principalmente, das dificuldades.

Por isso, um comércio deve estar em constante mudança. A inovação é essencial para que seu negócio prospere, para fidelizar seus clientes e, principalmente, para se diferenciar da concorrência.

A inovação está bastante ligada à tecnologia. Se possível, traga isso para sua loja (seja física ou virtual), certamente trará bons resultados. A tecnologia é uma ferramenta usada para ajudar e aproximar pessoas, por isso ela é tão importante atualmente.

Porém, como vimos, a inovação não é só tecnologia, ela pode estar presente em todos os aspectos e áreas da empresa. O importante é mudar, evoluir.

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