6 lições de marketing que podem ser aprendidas com o eBay

por | 10/07/2018 | marketing digital

A internet é responsável por infinitas possibilidades de negócio. Quando o assunto é e-commerce, algumas marcas rapidamente vêm a nossa mente, como eBay e Amazon. Essas gigantes do comércio eletrônico enfrentaram um longo caminho até atingir o patamar que possuem hoje.

É interessante ressaltar ainda, que muitos empreendedores utilizam dicas do marketing do eBay, por exemplo, para aplicar em seus negócios e atingir o sucesso esperado. Entretanto, outras acreditam que as práticas de grandes negócios não são eficientes para pequenas e médias empresas.

É preciso lembrar que o eBay e o Amazon começaram do zero. O eBay, por exemplo, passou a valer mais de 1 bilhão de dólares em uma época em que poucas pessoas tinham computador em casa.

Seu fundador é Pierre Omidyar, filho de imigrantes iranianos que se mudou, ainda jovem, para os Estados Unidos. Em 1995, ele criou um site que permitia que as pessoas leiloassem coisas na internet. Em apenas dois anos, o site já alcançava a marca de 800 mil leilões por dia e então, mudou o nome para eBay. Ao abrir o capital da empresa, Omidyar entrou para a lista dos bilionários.

Ficou interessado pela história? Então, continue a leitura deste artigo e veja 6 lições de marketing que podem ser aprendidas com o eBay.

1. Invista em recursos avançados e plugins

Investir em recursos avançados e plugins foi uma das primeiras ações de marketing do eBay. A empresa iniciou suas atividades com leilões, mas percebeu uma oportunidade de investimento e não perdeu a chance.

A expansão do negócio se deu por meio de uma alternativa inovadora: um recurso por meio do qual várias pessoas poderiam pagar por um único item. A ideia de compartilhar o pagamento surgiu muito antes do conceito de economia compartilha e revolucionou o mercado de compras online.

É importante destacar que o investimento em recursos avançados e plugins pode ser realizado por meio de opções livres ou não. O uso de técnicas que facilitem o uso, o transporte e a publicidade podem impulsionar o seu e-commerce.

2. Colete dados para estratégias outbound

O custo de aquisição de um novo cliente é extremamente superior ao custo de venda de um cliente já existente. Qualquer profissional experiente tem noção dessa informação. Infelizmente, muitos negócios deixam essa oportunidade passar.

Imagine um cliente que realize compras constantes. Qual a probabilidade de ele se interessar por novos negócios? Qual a chance de ele comprar novos produtos ou acessórios para os bens previamente adquiridos? A chance é grande, não é mesmo?

É válido destacar que o eBay fornece ferramentas que permitem a coleta de dados de seus clientes. Assim, é possível analisá-los e integrá-los ao CRM do seu negócio. Dessa forma, o empreendedor terá a oportunidade de aumentar as vendas e fidelizar ainda mais seus consumidores.

3. Utilize influenciadores

Outra prática muito comum no marketing do eBay é o uso de influenciadores. O bom e velho boca a boca pode ser uma alternativa interessantíssima. Existem alguns negócios online que surgiram por conta dessa prática.

Um case de sucesso do eBay pode ser exemplificado por um dos negócios de venda de bolsas de luxo usadas. Uma influenciadora brasileira escreveu em seu blog sobre um determinado site desse mercado. A partir disso, o número de vendas aumentou consideravelmente, atraindo, inclusive, a atenção de alguns programas de TV famosos.

Sendo assim, procure identificar pessoas influentes que tenham um estilo de vida que combina com seus produtos. Enviar mimos e presentes pode ser uma maneira de evidenciar sua marca na internet e melhorar os resultados de venda. Aposte nessa estratégia de marketing do eBay e colha os benefícios.

4. Explore diferentes canais

O uso de diferentes canais também é uma prática recorrente do marketing do eBay. A diversificação dos meios de venda certamente trará vantagens para a sua loja virtual. A internet é um lugar gigante e ter apenas um ponto de venda não será suficiente para atingir um grande número de pessoas.

As opções disponibilizadas são infinitas, além da criação de sua própria página de vendas. Obviamente, quanto maior for a quantidade de canais de vendas, maior será o tempo e o custo despendido com eles. Sendo assim, procure diversificar as opções encontrando as melhores alternativas para expandir sua área de atuação e ainda garantir a continuidade do negócio caso alguma das opções saia dos trilhos.

5. Preste atenção nos detalhes

Economizar na descrição dos produtos pode gerar um grande prejuízo. Não podemos nos esquecer de que os clientes estarão atentos a todas as informações e um simples deslize ou uma informação incompleta pode ser responsável pelo abandono do carrinho de compras.

Para evitar esse tipo de situação, preste atenção em todos os detalhes. Disponibilize as melhores fotos e, se possível, conte com profissionais para esse processo. A contratação de fotógrafos pode melhorar o resultado das vendas do seu e-commerce, afinal a qualidade procurada pelos clientes será encontrada nos detalhes.

Outro ponto que merece uma atenção especial é a descrição de produtos. A descrição faz parte da identificação da mercadoria, sendo responsável por evidenciar seus benefícios, demonstrar a forma de uso, apresentar as principais características e até mesmo convencer os clientes.

Sendo assim, podemos afirmar que prestar atenção nos detalhes também é uma maneira de melhorar os resultados de vendas. Pense nisso!

6. Tenha cuidado com a postagem

Uma das ações de marketing do eBay que pode ser aplicada em qualquer tipo de loja virtual, está diretamente relacionada à postagem dos produtos, que é um processo normal em uma venda online. Entretanto, é preciso se atentar para esse processo.

Muitos empreendedores utilizam promoções de frete grátis, mas se esquecem do custo do envio das mercadorias. Em um país continental como o Brasil, tal prática pode ser fatal. Os lucros previstos nessas vendas se transformarão em grandes prejuízos, impactando negativamente em toda a gestão do negócio.

Sendo assim, sempre leve em consideração as principais opções para a postagem dos bens comercializados. Não se esqueça de incluir o custo referente aos processos de logística reversa. Essa será a única maneira de tornar o frete grátis uma alternativa viável.

Obviamente, existem outros ensinamentos que o marketing do eBay pode nos oferecer. Buscamos destacar as lições mais importantes, que podem ser determinantes para o sucesso ou para o fracasso do seu investimento. Pense nisso, analise as situações destacadas e se prepare para iniciar um negócio virtual. Afinal de contas, gerenciar um e-commerce não é tão simples quanto parece.

E aí, leu nosso artigo? Gostou das lições de marketing do eBay que destacamos? Então, que tal compartilhar esse conteúdo em suas redes sociais? Mostre para seus amigos que você está atento ao mercado de e-commerce. Contamos com você!

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