6 lições para aprendermos com o sucesso do marketing da Amazon

por | 01/08/2018 | marketing digital

O marketing da Amazon é um exemplo valioso para todos que desejam investir em e-commerce. Afinal, a empresa que nasceu para inovar em 1994, apenas com a venda de livros online, não para de crescer na sua área de atuação, chegando a obter um lucro líquido de 1,856 bilhão de dólares.

Quem pensa que todo esse sucesso é pura magia, está altamente enganado. O CEO da Amazon, o empresário Jeff Bezos, que já afirmou que fará de tudo para colonizar a lua, vem mostrando com a Amazon que o “grande segredo” é focalizar no cliente, melhorar a experiência do usuário, ficar de olho na concorrência, comunicar-se bem com os consumidores, oferecer vantagens e, principalmente, não ter medo de inovar!

A seguir, detalhamos essas 6 lições importantes que fazem da Amazon uma referência para qualquer empreendimento. Confira!

1. Colocar o cliente no foco das estratégias

Desde a sua criação, a Amazon adota o DNA de “ser a empresa mais centrada no cliente da Terra”. A sua atuação revela que até hoje ela consegue cumprir com o prometido, tendo em vista o alto grau de satisfação dos seus clientes espalhados pelo mundo.

A boa imagem da marca não é à toa: o marketing da Amazon se concentra em estratégias digitais, tendo em vista a disponibilidade de meios online para avaliar e reavaliar estratégias, conhecer bem o público consumidor e, obviamente, fazer o processo de vendas.

Se você já entrou no site da Amazon, percebeu que a quantidade de descontos em produtos, listas de desejos e o design agradável são formas eficientes de atrair o interesse dos visitantes, não é? Sem falar da logística que envolve a entrega rápida e os preços em conta, fatores positivos para a imagem da empresa entre clientes e visitantes!

2. Simplificar a jornada de compra

“The Everything Store” ou “A loja de tudo” é o nome dado ao livro biográfico da Amazon. Essa é uma clara referência ao poder da empresa de seguir ampliando os tipos de produtos disponíveis na sua plataforma (eletrônicos, ebooks, jogos, acessórios, utensílios de cozinha, ferramentas de construção, serviço de streaming etc).

O ponto-chave disso tudo é que, por mais complexo que o site venha se tornando, a jornada de compra ainda é um processo altamente simples e fácil. Na página de um produto, é possível obter todas as informações-chave para finalizar a compra, como preço do frete, opções de parcelamento do pagamento, entre outras.

Além disso, a opção “Compre agora com 1-Clique” é um bom exemplo dessa facilidade, já que o usuário não precisa adicionar os seus dados caso já tenha os colocado na fase de cadastramento. É uma verdadeira arte de tornar a compra um processo menos burocrático!

3. Analisar a concorrência

Boa parte dos investimentos do marketing da Amazon estão concentrados no aumento da sua capacidade para adentrar em novos segmentos, o que certamente exige uma valorização de métricas para avaliar estratégias e análise do momento atual do mercado.

Amazon Prime, por exemplo, é o serviço de streaming da Amazon, tendo como concorrente direta nada mais do que a Netflix. A Amazon também tem o seu serviço de computação em nuvem, a Amazon Web Service (AWS).

Outro destaque fica para a recém lançada Amazon go, o “supermercado do futuro”, no qual os clientes não precisam passar por caixas para comprar os produtos, havendo a necessidade apenas de passar por um dispositivo para debitar o valor da compra no cartão de crédito.

Investir em um segmento totalmente novo não é uma boa opção para as empresas que não podem fazer altos investimentos. Mas os exemplos da Amazon demonstram a importância para qualquer empreendimento de compreender o mercado de atuação e ficar de olho em novas tecnologias!

4. Oferecer vantagens aos clientes fiéis

De que maneira os clientes assíduos da sua empresa são retribuídos? Vale a pena ficar atento à parcela desse público para investir em estratégias para fidelizá-los.

Nesse ponto, é evidente que o marketing da Amazon tem um bom exemplo a ser seguido. Pagando US$ 99,00 mensais, os clientes da Amazon Prime têm direito ao serviço premium da empresa, que oferece vantagens como frete grátis, entrega ainda mais rápida, descontos especiais etc.

Os clientes fiéis compõem boa parte do lucro de um negócio. Por isso, empenhe-se para entender melhor o perfil consumidor desse público e criar um serviço que ofereça benefícios exclusivos.

5. Valorizar a comunicação com o cliente

Como avaliar o serviço de um padeiro, advogado ou de uma grande empresa? Basta escutar o que os clientes têm a dizer sobre cada um. Parece óbvio, mas não é raro encontrar empreendedores buscando mudanças estruturais no negócio sem investir em uma boa comunicação com quem faz toda a engrenagem funcionar, o cliente.

Nesse sentido, o sucesso do marketing da Amazon pode ser exemplificado a partir da sua estratégia de atendimento ao cliente e e-mail marketing. Na plataforma da empresa, o cliente encontra na seção “ajuda” algumas categorias para encontrar a melhor solução para o seu problema, como “formas de pagamento” e “devoluções e reembolso“.

Em relação ao e-mail marketing, a Amazon mantém um relacionamento com o cliente a partir do seu histórico de compras e percurso na plataforma. Dessa maneira, os e-mails são focados na experiência do usuário com a empresa, contribuindo para a sua fidelização.

6. Não ter medo de inovar

A partir dos exemplos acima, pode-se perceber que talvez o principal motivo do sucesso do marketing da Amazon é a vontade de inovar. Essa é certamente uma característica importante para o perfil empreendedor, independentemente do porte do negócio ou do segmento.

Percebe-se também que toda essa inovação é fruto de um processo. Ou seja, nada na Amazon aconteceu magicamente, tudo foi realizado a partir da postura firme de Jeff Bezos em acreditar na construção da sua loja virtual e investir para alcançar os desejos do seu público.

Percebeu como as estratégias que fazem o marketing da Amazon referência para lojas virtuais são aplicáveis na vida prática? Essa é a importância de aprender com um e-commerce pioneiro no seu segmento — no caso da Amazon, múltiplos segmentos. Portanto, mão na massa para potencializar as suas estratégias digitais!

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