6 melhores práticas para seu e-commerce de moda feminina

por | 20/02/2019 | ecommerce

É redundante falar do estrondoso sucesso do comércio virtual. Segundo estudo da Ebit, empresa especializada em análise e estatísticas do mercado digital, foram movimentados, aproximadamente, R$ 47 bilhões no comércio eletrônico no ano passado. De acordo com a previsão dessa agência, a expectativa é atingir a marca de R$ 79,9 bilhões em 2019. E o maior crescimento no número de pedidos foi no e-commerce de moda feminina, que respondeu por 14% do total.

São cifras astronômicas que precisam ser consideradas. Diante dessa fatia de mercado extremamente significativa, é necessário que os comércios de moda atuem nas vendas online.

Para isso, eles devem ter conhecimento de pontos-chave sobre como funciona o e-commerce de moda feminina para a consumidora média. A seguir, separamos 6 das melhores práticas de como preparar sua loja virtual para isso. Confira!

1. Invista num site intuitivo para seu e-commerce de moda feminina

Um traço do comportamento da consumidora online é não querer perder tempo. Ela pode passar horas procurando a maquiagem correta, vendo tutoriais e pesquisando, mas, qualquer clique além do necessário para efetuar uma compra, já poderá fazê-la desistir.

Ou seja, uma das mais importantes regras, e muitas vezes ignorada por quem começa a trabalhar com e-commerce, é que o design do site seja atraente para as clientes. Uma página organizada e intuitiva, que dê prioridade por uma estética coerente e bem pensada, sempre terá preferência em comparação a um site confuso, em que a consumidora não consegue se localizar.

Com o número grande de opções que a internet oferece, investir em todo e qualquer diferencial é crucial para fazê-la comprar em sua loja virtual. E, especialmente quando se fala no meio fashion, a estética é essencial, mas a funcionalidade também é indispensável para um e-commerce de moda feminina.

2. Otimize a experiência do usuário

A consumidora virtual de moda feminina pode gastar horas na pesquisa pela roupa certa e na melhor oferta, mas – como já dito – não pretende gastar um clique a mais que o necessário para concluir a operação.

O que chamamos de experiência do usuário é um valor agregado a qualquer e-commerce. Essa experiência já começa no cadastro, que precisa encontrar o balanço perfeito entre conseguir todas as informações necessárias da cliente e não ser cansativo ou incisivo demais.

Além disso, uma boa loja virtual prima por um sistema que permita a escolha dos produtos, sua colocação no carrinho de compras e a volta para procurar outros, por exemplo.

Um e-commerce de moda feminina deve também ser intuitivo em seus processos de compra, de preenchimento de dados para cadastro e, principalmente, de pagamento. É muito importante ter informações e imagens do produto em primeiro plano, tudo da maneira mais clara e compreensível possível.

3. Use influencers das redes sociais

O fenômeno dos influenciadores digitais não pode ser ignorado, especialmente para o e-commerce de moda feminina. Hoje, falar bloguerinha já virou gíria comum na internet sobre quem está bem produzida e com look exemplar. Os influencers arrastam multidões de consumidores com meras indicações.

Isso mostra como o marketing de influência tem crescido muito e, principalmente, no mundo da moda. Logo, aproveitar-se disso é uma excelente estratégia para fazer sua loja virtual crescer e ter mais seguidores. Encontre influenciadores do seu nicho e entre em negociação. Você vai notar uma grande diferença em seus resultados.

4. Faça promoções e diminua o frete

Para entender o comportamento da consumidora online, é preciso saber que ela está em busca da melhor oferta para o produto desejado. Assim, encontrar formas de apelar para o seu emocional e a sua impulsividade na hora da conversão costuma ser uma estratégia válida de conquista.

Uma verdade inegável: consumidoras que compram no e-commerce adoram uma promoção. Programas de fidelidade e descontos no frete e nas compras grandes são úteis na redução do valor e ajudam a atraí-las, fazendo com que elas adquiram mais.

Por exemplo, dar opções de frete pode ser uma forma excelente de garantir a venda. Ofereça opções baratas – ainda que demore mais para entrega – e opções caras – com a entrega o mais breve possível.

Tenha em mente também que valores de frete muito altos é uma das causas comuns de desistência de compra. Ou seja, tente baixá-lo o máximo possível. Uma boa estratégia é oferecer frete grátis para algumas regiões, dependendo, é claro, do valor da compra.

Invista em abatimentos nos valores, fretes grátis ou cupons de desconto. O importante é ter sempre promoções imperdíveis, ofertas especiais ou comemorações que provoquem a sensação de gastar menos.

5. Preze pela segurança e confiança da cliente

Pessoas precisam confiar nos lugares em que fazem suas compras, seja nas lojas físicas, seja nas virtuais. Saber se o site é seguro tem se tornado cada vez mais um diferencial para atrair e fidelizar as consumidoras.

Além da privacidade dos dados, seu site ou plataforma de comércio eletrônico deve ser protegido contra ameaças cibernéticas, ter um alto padrão de confiança nas entregas e contar com bons feedbacks de quem já o utilizou.

Crie áreas de depoimentos e deixe em destaque sua política de segurança e privacidade. Se isso ficar bem claro à consumidora final, o engajamento tende a aumentar consideravelmente.

6. Ofereça sugestões de produtos

A prática do cross-selling é bem comum no mercado digital e ainda mais efetiva quando falamos de e-commerce de moda feminina. Trata-se de oferecer sugestões de produtos com base no perfil da cliente e nas opções já pesquisadas.

Essas sugestões podem ser oferecidas tanto na hora em que ela está pesquisando um produto quanto logo antes de fechar a compra em seu carrinho de vendas. Quando acompanhadas de promoções, costumam ser ainda mais efetivas!

Enfim, o mercado virtual está em grande expansão e investir nessa área já é uma necessidade. Como mostramos no início, o mercado do e-commerce de moda feminina só tende a crescer. Então, o momento é de aproveitar!

Com essas 6 práticas, você já tem material para dar seus primeiros passos rumo a um e-commerce de moda feminina de sucesso. Então, mostre que você sabe do assunto e compartilhe nosso post em seus perfis nas redes sociais!

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