7 erros para evitar na logística do e-commerce a todo custo

por | 13/07/2018 | ecommerce

Os e-commerces estão se tornando uma ferramenta cada vez mais comum. Ao iniciar a operação online, muitos empreendedores se preocupam com diversos fatores, como a divulgação dos produtos, o layout do site, a gestão do estoque e as formas de pagamento.

Entretanto, um dos pontos mais importantes é deixado de lado: a logística do e-commerce. É importante lembrar que os consumidores ficam extremamente ansiosos quando uma compra online é realizada. Alguns, inclusive, atualizam a página de acompanhamento do produto várias vezes ao longo de um mesmo dia.

Sendo assim, prazos longos de entrega, atrasos e a falta de rastreamento são alguns exemplos que fazem os consumidores desistirem de uma compra online. Além disso, o empreendedor deve saber calcular os custos corretamente, evitando que erros no frete, por exemplo, se tornem o vilão da loja virtual.

O processo de logística é essencial para o sucesso de um e-commerce e para aperfeiçoar a experiência dos clientes e, consequentemente, fidelizá-los. Interessou-se pelo assunto? Então, continue a leitura deste artigo e veja 7 erros para evitar na logística do e-commerce a todo custo.

1. Definir uma previsão de entrega errada

Um cliente que realiza uma compra em uma loja virtual tem total ciência que o produto não estará em suas mãos ao findar o processo. Contudo, como destacamos anteriormente, muitos ficam ansiosos quanto ao recebimento da mercadoria adquirida.

Os prejuízos serão grandes caso sua loja não consiga realizar o envio imediato do produto ou, para piorar, forneça uma previsão de entrega errada. A insatisfação será certa!

Obviamente, problemas podem acontecer. Nesse tipo de situação, a recomendação é: mantenha um bom nível de comunicação com os consumidores e explique o que realmente aconteceu. Eles não ficarão felizes ao saberem das notícias, mas se sentirão valorizados, tendo a certeza de que seus pedidos não foram esquecidos.

2. Não fornecer o rastreamento de produtos

O rastreamento dos produtos é um dos aspectos mais importantes quando o assunto é a logística do e-commerce. Alguns consumidores finalizam a compra e só se lembram do produto quando ele chega. Outros, porém, preferem monitorar o pedido diariamente, sabendo sempre o status de entrega da mercadoria.

É válido ressaltar que o rastreamento de produtos atribui segurança ao processo. O cliente saberá que o seu produto está a caminho e conseguirá se planejar para o recebimento, afinal é preciso que alguém esteja no endereço indicado para receber a mercadoria.

O não rastreamento do produto passa a ideia que o processo de entrega é mais demorado, além de gerar desconfiança no consumidor. “Será que meu produto chegará ou minha compra foi uma fraude?”

Essa prática deve ser vista como uma oportunidade de realizar novas vendas. Sempre que o consumidor entrar em seu site para verificar onde se encontra sua mercadoria, você pode oferecer maneiras para ele voltar à página de produtos e efetue novas compras. Pense nisso!

3. Dispensar a logística reversa

​A logística reversa é um processo fundamental em qualquer loja virtual, independentemente do seu mercado de atuação. É preciso deixar claro que trocas e devoluções são comuns em um e-commerce. Os clientes não conseguem sentir o produto, experimentá-los, ver sua cor e tantas outras situações, permitidas em uma compra física.

Assim, eles podem solicitar a troca do produto ou, até mesmo, o cancelamento da compra. Por conta disso, sua loja virtual deve ter um processo eficiente de logística reversa.

Obviamente, o custo dessa operação é de responsabilidade do seu negócio, tornando o seu planejamento essencial, reduzindo custos (aproveitando o fluxo de transporte de outras mercadorias) e reduzindo custos. Além disso, essa prática será bem-vista pelo mercado, melhorando sua imagem no mercado e evitando a insatisfação dos consumidores.

4. Não invistir na embalagem

O produto comprado é o que interessa, mas sua embalagem não pode, em hipótese alguma, deixar a desejar. Escolher uma embalagem pelo custo ou enviar um produto mal embalado pode danificá-lo ou passar uma imagem de descuido com a mercadoria.

Esse é um dos principais erros de logística no e-commerce. É importante atentar para o fato que dentro da embalagem há um bem de valor, estimado pelo consumidor. Então, ele deve ser devidamente protegido.

Caso aconteça alguma avaria, por conta de um produto mal embrulhado, o custo será de sua loja virtual. Entretanto, o prejuízo extrapolará o campo financeiro: a insatisfação do cliente será certa e a possibilidade de que ele realize novas compras será ínfima.

Não podemos deixar de mencionar que muitos produtos se destacam por serem entregues em embalagens criativas e diferentes. Quando isso ocorre, muitos consumidores correm para as redes sociais para mostrar aos seus amigos as novidades, marcando o perfil de sua loja. O que você ganha com isso? Uma propaganda gratuita. Pense nisso!

5. Limitar as opções de frete

Outro erro muito comum na logística do e-commerce se dá por limitações no frete. Os clientes estão exigindo, cada vez mais, flexibilidade nas opções de entrega e as lojas virtuais precisam se adequar.

Muitas carrinhos de compra são abandonados por conta de opções de entrega insatisfatórias, afinal nem todo mundo tem tempo para esperar por entregas. Sendo assim, investir na escolha de uma data fixa para a entrega ou a possibilidade de retirar o produto na loja são algumas opções interessantes.

Lembre-se de avaliar seu público-alvo. Caso você tenha muitos clientes próximos ao seu negócio, por que não utilizar motoboys, office-boys ou bicicletas como formas de entrega? A economia de recursos valerá a pena.

Por fim, mas não menos importante, ofereça opções que vão além da alternativa padrão. Muitas lojas virtuais costumam oferecer três possibilidades: entrega econômica (o preço é o mais importante, em detrimento do prazo), entrega normal (melhor custo-benefício) e entrega expressa (o prazo é mais importante, em detrimento do custo).

6. Ter um controle de estoque ineficiente

Um bom controle de estoque é essencial para qualquer negócio, principalmente para e-commerces. Se um cliente compra um produto que não existe em seu estoque, a frustração será tremenda e, muito provavelmente, ele não retornará a sua loja.

Sendo assim, é preciso contar com uma gestão eficiente e organizada do estoque. É preciso automatizar o processo, buscando atualizar, constantemente, a quantidade de produtos disponíveis, evitando que esse erro ocorra.

Além disso, uma gestão de estoque eficiente deve ser capaz de evitar a falta de produtos e, também, o seu excesso. Muitos empreendedores compram sempre a mesma quantidade de todos os itens, sem avaliar a resposta às vendas. Assim, produtos com baixa procura se acumulam no estoque, impactando na disponibilização dos recursos financeiros da empresa.

7. Não ter um sistema de integração

Um erro de logística no e-commerce que está atrelado ao baixo controle de estoque é a falta de um sistema de integração. Lojas virtuais devem contar com sistemas que conversem entre si, evitando maiores problemas.

A falta de integração pode ocasionar dados duplicados, lentidão no processamento de pedidos, erros na estimativa do lucro e a insatisfação dos clientes.

A otimização desse processo pode gerar informações importantes para a gestão do negócio. Os empreendedores poderão ser avisados quando o estoque de um produto está próximo do fim, disparando um pedido de compras. Assim, sua loja virtual não sofrerá com a falta de itens importantes.

Contar com sistemas integrados será essencial para a redução de erros e para a economia de recursos de sua empresa. Invista nessa prática e elimine um dos principais erros de logística no e-commerce.

E aí, gostou do nosso artigo? O que achou dos erros de logística no e-commerce que destacamos? A leitura foi proveitosa? Ficou interessado pelo assunto? Então, assine nossa newsletter e receba todas as nossas atualizações. Você não se arrependerá.

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