8 ferramentas do Google para alavancar o seu e-commerce

por | 13/02/2019 | ecommerce

O meio do e-commerce é bastante acirrado. Apesar de uma loja virtual não precisar de muita coisa para estar online, nós sabemos que apenas “existir” não é o suficiente para começar a fazer vendas e se tornar um empreendedor de sucesso, não é mesmo? Pensando nisso, entenda que as ferramentas do Google são indispensáveis para todo negócio no meio virtual.

O uso da tecnologia em um mundo tão conectado como nos dias de hoje pode ajudar a salvar muito tempo, melhorar o trabalho e até economizar. É nesse contexto que as ferramentas do Google entram, pois elas automatizam mecanismos e poupam esforços, podendo ser grandes aliadas dos profissionais de marketing de todo os cantos!

No texto de hoje, você conhecerá alguns benefícios de se fazer bom uso das ferramentas do Google. Fizemos uma seleção com as melhores do mercado para você testar. Tenha uma boa leitura!

Entenda as vantagens de trabalhar com o Google

Hoje em dia, as principais agências de marketing do mundo fazem do marketing digital um poderoso aliado no momento de trabalhar para melhorar os resultados das empresas que atendem. Uma das ferramentas principais para esse fim é o Google, que está bem longe de ser um simples buscador.

A plataforma do Google conta com diversas ferramentas que auxiliam na hora de divulgar conteúdo, possibilitando um aumento na capacidade de ranqueamento em buscadores ou tornando uma certa página a primeira recomendação de uma pesquisa.

As ferramentas do Google também atuam com outra série de fatores, pois podem ser utilizadas, por exemplo, para melhorar seus serviços de atendimento online, facilitando o contato com os clientes ou até mesmo agilizando o processo de compra.

São diversas as vantagens que podem ser obtidas com a ajuda do Google. Continue lendo para conhecer as ferramentas que separamos para você que tem um e-commerce ou uma página e precisa impulsioná-los urgentemente.

Conheça 8 ferramentas do Google que fazem toda a diferença

Além de citar as ferramentas, vamos comentar um pouco sobre cada uma delas. Confira!

1. Google Adwords

Começaremos a nossa lista com aquela que é possivelmente a ferramenta mais importante de todas. Por meio dessa plataforma, é possível que a sua empresa garanta o primeiro lugar na página de pesquisas do Google Search — o que de fato funciona, pois é possível comprar hashtags (palavras-chave) específicas e relacionadas diretamente com o seu tipo de negócio.

Fazendo bom uso do Google Adwords, é possível que sempre que algum usuário realizar uma busca sobre a sua empresa ou pesquisar palavras relacionadas ao seu negócio, você seja apontado como um resultado relevante.

Outra importante funcionalidade do Adwords é permitir que você trabalhe com banners e outras formas de publicidade em sites alheios ou relacionados com o seu negócio. Desse modo, eles cuidam para que um usuário interessado em um determinado conteúdo nunca se esqueça da sua marca e seja redirecionado para a sua página caso tenha interesse imediato, garantindo resultados mais expressivos e potencializando campanhas para gerar e converter leads em clientes.

2. Google My Business — Meu Negócio

Com essa ferramenta, é possível “cadastrar” e atualizar as informações da sua empresa no Google Maps de forma completa, podendo conter localização, endereço detalhado, fotos, entre outras informações.

Desse modo, além de facilitar o encontro da sua marca na internet, garantindo a ela mais um “espaço” virtual, você pode aumentar sua credibilidade no mercado e gerar mais interação, uma vez que é possível responder ao comentário de qualquer usuário e avaliar empresas de todo e qualquer segmento.

3. Google Analytics

Uma importante ferramenta para gestão da sua página e ações na web, o Analytics fornece diversos dados sobre o estado do seu negócio e permite a geração de relatórios detalhados com diversas informações, tais como:

  • número de visitas;
  • horários de pico de acessos;
  • buscas relacionadas ao seu conteúdo;
  • origem do tráfego;
  • comportamento do usuário;
  • perfil do usuário, como faixa etária, sexo e afins.

É importante destacar que a análise dos dados obtidos pelo analytics é de absoluta importância para o seu negócio, melhorando a assertividade das tomadas de decisão e elaborando novas estratégias mais efetivas.

4. Webmaster Tools

O Google Webmaster Tools é uma ferramenta de SEO muito útil para gestores, pois com ela é possível visualizar parte das informações e métricas de como o Google interpreta a sua página.

Assim como outras ferramentas relacionadas a SEO, o Google Webmaster Tools (GWT) não detalha tanto as informações sobre o seu site, porém oferece bons insights e tendências da realidade para ajudá-lo a desenvolver melhor as suas estratégias.

Conheça algumas de suas principais funções:

  • controlar a velocidade de indexação de uma página específica;
  • enviar sitemaps;
  • verificar conteúdo duplicado;
  • consultar pesquisas;
  • identificar erros de rastreamento.

5. Google Adsense

O Google Adsense é a forma mais simples de monetizar o seu site por meio da veiculação de anúncios de terceiros.

Essa prática gera receitas por cliques, visualizações e impressões e certamente pode ser aplicada a qualquer tipo de página, ao preço de um pouco de poluição visual. Cabe a você decidir o quão interessante isso é para o seu negócio, além de pesar na balança a quantidade de anúncios que serão atrelados às páginas.

6. Google Trends

Essa é outra ferramenta para reter um acesso mais intuitivo, gerar bons insights e ficar de olho nas tendências do mercado — porém não menos importante que algumas funções do GWT.

O ideal é fazer bom uso das duas ferramentas para obter os melhores resultados na rede.

7. Google Docs

Crie documentos personalizados e compartilhe-os de forma rápida e prática com todos os membros da equipe em tempo real. O Google Docs é uma ferramenta essencial para empresas, pois melhora bastante a interação entre pessoas e setores de uma companhia.

Vale lembrar que o Google Docs pode ser utilizado com ou sem acesso à internet. Ele permite que você interligue documentos variados, como arquivos do Microsoft Word.

8. Keyword Planner

Conhecido no Brasil como planejador de palavras-chave, trata-se de uma ferramenta gratuita do Adwords que auxilia na busca das melhores palavras-chave para o seu nicho de mercado, apresentando dados diversos e números de buscas e acessos durante um certo período de tempo.

O Keyword Planner ajuda você a criar campanhas efetivas de marketing para a sua empresa e é indispensável para o empreendedor.

Agora você entende a importância das ferramentas do Google no mercado geral e já conhece as melhores disponíveis para uso. Vale destacar que as opções são diversas. Portanto faça pesquisas e procure descobrir quais delas podem ser mais interessantes para impulsionar o seu negócio.

E aí, gostou do nosso texto? Então aproveite para entrar em contato com a nossa empresa e conhecer alguns dos nossos serviços!

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