9 benefícios de criar uma loja online para o seu negócio

por | 09/11/2017 | ecommerce

Você possui uma loja física há algum tempo, e apesar de ter clientela formada e um fluxo de caixa a princípio satisfatório, sente que sua empresa pede uma maior atuação também no ambiente digital? Então você está no lugar certo! Vamos mostrar os benefícios de se criar uma loja online que, com as funcionalidades certas, ajudará sua empresa a conquistar novos clientes e consequentemente aumentar o faturamento.

Caso ainda tenha dúvidas sobre o valor agregado ao investimento em uma loja online e talvez esteja um tanto indeciso, pode ser que se convença ao olhar para o novo perfil de consumidor. Esse, com muito mais acesso à informação, muitas vezes prefere acessar a internet, pesquisar, comparar produtos e preços e realizar sua compra. Tudo sem sair casa.

E se seu negócio não está presente ali, pode ser que você esteja perdendo uma boa fatia de clientes. Hoje, é possível até mesmo dizer que para empresas que pretendem expandir, é fundamental estarem também no meio digital.

Ambiente profissional

Diferente das redes sociais, como Facebook e Instagram, que são utilizados para a promoção dos empreendimentos e acabam também atuando como um suporte de vendas, as lojas virtuais são plataformas profissionais voltadas especialmente a elas. Elas oferecem uma série de funcionalidades personalizadas e trazem aos negócios maior credibilidade por parte dos consumidores.

Conheça 9 benefícios de criar uma loja online

Você pode estar pensando: “sim, tenho interesse em criar um e-commerce, mas será que o investimento trará realmente os resultados esperados?”. Confira 9 de seus benefícios e entenda de que formas eles podem alavancar suas vendas:

1. Investimentos reduzidos

Para se montar um e-commerce, o investimento é bem menor em relação a uma loja física. Além de não precisar de uma estrutura que demande gastos com aluguel ou custos com reformas, por exemplo, também não é necessário um grande número de colaboradores na equipe. Sua infraestrutura fica todo o tempo à disposição, sem necessidade de mais gastos para isso.

2. Mensuração de resultados

Uma loja online permite que se monitore diversos dados, os quais trazem um panorama geral do seu andamento. Entre eles estão o número de visitantes no site, quantos usuários realmente compraram, taxa de rejeição e faturamento mensal.

Esses dados são essenciais para o planejamento de estratégias, tanto de vendas quanto de marketing, redirecionando as que não estão trazendo tantos resultados e investindo mais naquelas que estão.

3. Profissional e seguro

Apesar do fato de comprar pela internet não trazer mais tanto receio quanto antes, no momento de adquirir um produto, faz a diferença um ambiente profissional que demonstre segurança ao consumidor. Dessa forma, ele se sentirá em uma loja séria, que preza pelo profissionalismo, e não terá medo de adquirir um produto e não recebê-lo, por exemplo.

4. Vendas 24h por dia

Isso parece um sonho, não é mesmo? Mas com uma loja online é exatamente isso que acontece. Seja no horário que for, o seu potencial cliente pode fazer uma visita ao e-commerce e, se sentir vontade, adquirir um produto sem precisar esperar que a “loja abra”. Para o seu faturamento isso é bem interessante, pois além de aumentar e muito as chances de venda, você não precisa de funcionários todo o tempo.

5. Produtos melhor visualizados

Em uma loja online, o tamanho do estoque não influencia na visualização dos produtos, como em um negócio físico ou em páginas de redes sociais. Lá, é possível que o cliente encontre um produto por meio de buscas específicas, — milhares de opções que podem ser do seu agrado. Tudo de forma organizada e com fácil navegação.

6. Possibilidade de estratégias de SEO

Em todos os estilos de e-commerce é possível realizar estratégias de Search Engine Optimization, ou SEO, que tem o objetivo de otimizar conteúdos para que sejam encontrados pelos mecanismos de busca. Dessa forma, sua loja pode ser encontrada no exato momento em que um potencial cliente busca exatamente o produto que ela oferece.

7. Vender em qualquer lugar

Essa é uma grande vantagem de uma loja virtual em relação a um negócio físico. Fazendo as parcerias certas e contando até mesmo com possíveis incentivos governamentais, seus produtos podem chegar até mesmo no exterior. Sem fronteiras, não há limite para os rendimentos!

8. Criação de promoções

Lojas online podem criar promoções em poucos minutos e divulgá-las rapidamente na web. Além disso, ferramentas automatizadas de precificação permitem acompanhar os resultados de cada ação, oferecendo a capacidade de gestão de cada uma delas de forma muito mais eficiente.

9. Aumento das vendas

No final, é esse o principal objetivo de todo negócio, não é mesmo? Investindo em um e-commerce responsivo e profissional, sem dúvidas esse objetivo poderá ser alcançado. Para isso, você pode contar com profissionais capacitados que poderão lhe auxiliar nessa tarefa.

Funcionalidades importantes

Agora que você conhece alguns benefícios de se criar uma loja online, confira algumas funcionalidades essenciais para o seu bom desempenho:

Busca de produtos e divisão por categoriais

Quanto mais organizada for sua loja virtual, melhor. Por isso, oferecer ferramentas de pesquisa de produtos por categoria, por exemplo, pode fazer toda a diferença na navegabilidade do site, facilitando a jornada de compra do cliente.

Facilidade na gestão de produtos

Um bom e-commerce deve ser intuitivo e oferecer facilidades no acréscimo de produtos, alterações no estoque, mudanças de preços, entre outras ações relacionadas a sua administração. Dessa forma, o empresário pode ter uma boa noção de quais descrições, informações e imagens, por exemplo, possuem mais impacto nas vendas.

Integração com redes sociais

Muitas vezes, por mais que um cliente tenha se interessado por um produto de uma loja online, ele não realiza a compra na hora. Por isso, incorporar o e-commerce às mídias sociais permite que, por meio das atualizações, aquele consumidor se lembre constantemente do produto que visualizou anteriormente, aumentando a possibilidade de que ele efetue a compra.

Cross Selling e Up Selling

Essas estratégias podem aumentar o valor de compra dos seus clientes. Isso porque o Cross Selling tem o objetivo de oferecer produtos complementares durante ou após uma compra, e o Up Selling visa oferecer um upgrade nas aquisições, mostrando, por exemplo, um smartphone mais moderno quando o consumidor está prestes a fechar a compra de um mais barato.

Depois de ler o nosso post, ficou interessado em colocar essa ideia na prática? Nesse caso, você pode entrar em contato com profissionais e agências especializadas, que poderão criar um e-commerce profissional que trará sucesso ao seu negócio no ambiente online.

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