A Influência dos Vídeos na Intenção do Usuário

por | 26/08/2019 | artigos especiais, marketing digital

Você sabia que os vídeos podem influenciar diretamente nossos cérebros? Segundo estudos realizados por estudantes de psicologia, isso é algo possível e poderemos saber um pouco mais no decorrer do texto e, aprender algumas táticas para tirar proveito dessa possibilidade.

Antes de começarmos a falar sobre os vídeos e as intenções do usuário, vamos fazer um comparativo para entendermos, de uma maneira mais simples e clara, como determinadas ações podem influenciar na compra de produtos.

Por que compramos mais no supermercado quando com fome?

Geralmente, não é recomendado ir a supermercados quando se está com fome. Se você já passou por isso, sabe muito bem que acabamos levando mais do que precisamos e, na maioria das vezes, são pequenas extravagancias que nos fazem gastar mais do que planejado.

Essa compra por impulso está relacionada com os impulsos elétricos da fome que bombardeiam nosso cérebro e, ao entrar em um supermercado, repleto de propagandas, rótulos coloridos e delícias diversas, acabamos comprando para nos satisfazer, mesmo que não seja naquele exato momento.

O poder da palavra em uma boa apresentação

Apesar dos rótulos não falarem, eles se vendem, ainda mais quando é para atender uma necessidade. Eles não contam histórias, mas desde muitos anos atrás, aprendemos, gostamos e aprendemos através da história que, consequentemente, afetam nossas ideias.

Durante muitos anos, antes mesmo de toda essa tecnologia que vivemos, as histórias eram passadas de geração a geração pela oralidade, ou seja, não existiam registros escritos. Tudo era passado através de uma história sendo contada de uma maneira cativante, envolvente e intrigante.

Este é um exemplo a respeito de uma história bem contada. Algo que vai passando de geração a geração, levando envolvimento e engajamento. Um vídeo com uma boa história pode trazer os resultados esperados para seu negócio.

Uma dica primordial para influenciar a intenção do usuário

Quer converter visitas em vendas? Tenha um vídeo com uma boa história e também, com uma produção de qualidade, ou seja, não pense em um vídeo com uma voz robotizada para ler o roteiro de sua apresentação.

Nada mais eficaz que contratar pessoas de verdade para apresentar seus produtos para seus possíveis clientes, que interajam com seu produto, que os apresente de uma maneira atrativa, simples e cativante. Desta maneira seu público poderá se identificar com seu vídeo.

O estado emocional e a possibilidade da influência do vídeo

Você provavelmente já ouviu falar a respeito das compras por impulso. Essas compras são, na verdade, realizadas mediante a um determinado sentimento em que a pessoa esteja sentindo no momento.

E os vídeos são ótimas ferramentas para apresentar ao consumidor, histórias emocionais para que convertam visitas em compras. É por essa razão que um vídeo pode influenciar a intenção de algum usuário.

Alguns testes foram realizados por psicólogos e os resultados não poderiam ser diferentes. Foi constatado que os candidatos que participaram do estudo, guardaram maiores informações e sentimentos de um vídeo apresentado em vez de um texto com fotos.

Por isso, o vídeo ideal para sua empresa converter visitas em vendas, deve ser um vídeo que envolva seu público alvo e que tenha um impacto emocional para gerar os resultados esperados. Isso serve para as empresas mais técnicas também, tente passar emoção.

Convide seu cliente para a possibilidade de compartilhar seu vídeo

Como fazer isso com seu vídeo? Muito simples. Como afirmamos acima, as pessoas interagem melhor com vídeos que passem emoção, que as toquem de alguma maneira, seja pela emoção ou até mesmo diversão.

Ao divulgar seu vídeo, não inclua apenas um botão de compra ou assinatura de e-mail marketing. Dê a oportunidade de seu público compartilhar a experiência com seu vídeo com outras pessoas.

Isso é uma das melhores propagandas que sua empresa pode desejar ao investir em um vídeo: o compartilhamento de sua mídia. Mas para isso, seu vídeo precisa entregar utilidade e envolver os usuários de uma maneira que os incite a compartilhar aquela informação.

Lembrando que, os vídeos que são comumente compartilhados por usuários, são aqueles que contam com uma história, que tragam uma mensagem, que sejam criativos ou até mesmo, engraçados.

Repare no seu próprio comportamento. Quantos vídeos do YouTube não pula quando deseja assistir determinado conteúdo? Mas, consegue fazer o mesmo quando o vídeo comercial que está passando é de seu interesse ou que chama sua atenção de alguma maneira?

Dica final para gerar vídeos que influenciem seu usuário

Tem um produto ou presta algum tipo de serviço que gostaria de apresentar em vídeo? Quer saber como converter mais clientes apresentando sua empresa? Muito simples. De preferência a produzir seu vídeo com pessoas de verdade, que apresentem ou expliquem determinado produto ou serviço.

Ter uma pessoa explicando sua empresa, passa mais confiança ao seu usuário, gerando, desta maneira a possibilidade de converter a visita em resultado para sua empresa, pelo simples fato de passar para aquele que assisti, uma maior certeza sobre a qualidade e sobre aquilo que irá receber.

Então é possível influenciar usuários através de meus vídeos?

Sim! Entretanto, é importante seguir todas as dicas apresentadas neste artigo para converter resultados através de seu vídeo. Divulgar em suas redes sociais também pode atrair novos usuários e, dependendo do conteúdo de seu vídeo, poderá gerar compartilhamento por impulso e, consequentemente, um leque maior de possíveis clientes para seu negócio.

 

Jaraguá do Sul - SC

(47) 3055-2655

contato@workconnection.com.br

w

(47) 99989-0522

× Fale Conosco