Análise de dados no e-commerce: qual a importância e como fazer?

por | 20/12/2018 | ecommerce

Você seria capaz de dirigir com segurança sem o auxílio do painel de instrumentos do carro? É até possível colocar o veículo em movimento, mas logo surgirão dificuldades, como não saber quanto de combustível há no tanque ou a que velocidade está seguindo. Administrar um negócio virtual sem análise de dados é a mesma coisa.

Qualquer pessoa pode abrir um e-commerce, mas, para que ele seja sustentável e lucrativo, seu administrador deve estar munido de diversas informações. Vamos nos aprofundar mais no assunto?

Qual a importância da análise de dados para o e-commerce?

Depois da comparação da administração de um negócio online com a condução de um automóvel, foi possível perceber que o assunto é importante. Mas por quais motivos? É o que você descobrirá agora!

Identificação de oportunidades

Uma das vantagens de um e-commerce sobre um negócio físico é que, no primeiro, praticamente tudo é feito com o auxílio de sistemas informatizados. Com isso, tudo fica registrado e acessível para consultas futuras.

Assim, é possível conhecer melhor o seu cliente e as suas necessidades. Também é fácil identificar o que andam falando sobre a sua empresa nas redes sociais. Para completar, você também pode monitorar o comportamento dos seus concorrentes.

Com todas essas informações em mãos, fica muito fácil identificar oportunidades de negócios. Quem trabalha com acessórios para celulares, por exemplo, ao efetuar a análise de dados do fluxo de visitas do seu site, perceberá que os itens relativos aos aparelhos da marca X são mais procurados que os da marca Y e investirá em novidades relacionadas ao fabricante mais buscado.

Detecção de problemas

Como dito, com a análise de dados, é possível monitorar o que falam da sua empresa nas redes sociais. Isso é de grande importância para detectar problemas no início, quando a solução é mais fácil e os prejuízos são menores.

Porém, nada adianta monitorar e não saber conduzir a resolução de conflitos. A análise de dados apontará os problemas, o que é de extrema importância. Porém, a condução da situação é tão importante quanto a sua detecção.

Alavancagem de vendas

Ao facilitar a identificação de oportunidades e a detecção de problemas, o resultado natural é o aumento nas vendas. Um bom administrador com a análise de dados apontando mercados pouco explorados, necessidades de clientes e problemas que devem ser resolvidos, com certeza, venderá mais.

Porém, além das informações levantadas ao executar a análise de dados, é preciso muita organização. O motivo para isso é que muitos dados serão medidos com variados graus de importância. Você precisa estabelecer quais são relevantes para o seu negócio e o que não tem serventia e concentrar-se apenas nos primeiros.

Como fazer a análise de dados?

Agora que você já está convicto de que a análise de dados fornece informações valiosas para a gestão do seu negócio, é preciso saber como fazer. Para isso, veja os detalhes logo abaixo.

Cadastre-se no Google Analytics

O serviço de análise de dados do Google é indispensável para qualquer estratégia de e-commerce. O passo inicial é fazer o cadastro no site do serviço. Finalizando essa etapa, será fornecido a você um código, que deverá ser incluído na sua loja virtual. A partir de então, cada pessoa que acessar o seu site será detectada pelo Google Analytics.

Assim, você conseguirá diversas informações sobre o seu público, como volume e tempo de visitas, canais de origem, termos buscados que levaram à sua loja, dentre muitos outros.

Crie um tag cloud de comentários

Quer saber os principais assuntos que os clientes abordam ao comentar nas suas páginas, nas redes sociais e nos chamados do Reclame Aqui? Então, você precisa criar uma tag cloud. Assim, conseguirá determinar com precisão quais são as palavras mais mencionadas.

Para facilitar o trabalho, existem alguns serviços de tag cloud que as criam automaticamente e sem custos, como o Tag Crowd. Dessa maneira, você acessará informações valiosas sobre o seu negócio e que, normalmente, passam despercebidas pelo Analytics e pelos administradores.

Perceba que uma tag cloud pode fornecer tanto oportunidades pouco exploradas, como pedidos de informações sobre determinado produto, demonstrando elevado interesse por ele, ou problemas, como frequentes mensagens tratando sobre demora nas entregas.

Aposte no agrupamento de clientes

Ao montar uma campanha de marketing, é imprescindível definir seu público-alvo. Uma maneira interessante de fazer isso é por meio do agrupamento de clientes. Para isso, a análise de dados será feita sobre o banco de dados que a sua loja já mantém. A maioria das plataformas que disponibilizam lojas virtuais para empresários tem essa funcionalidade.

Dessa maneira, é possível separar os clientes de acordo com seus perfis e elaborar uma abordagem certeira para esse grupo. Alguns exemplos desses agrupamentos são por faixa etária, sexo, região onde moram, valor gasto em compras, número de pedidos etc. A sua criatividade na manipulação dos dados será fundamental para definir o público ideal para a sua campanha.

O interessante dessa análise de dados é que as informações estão todas facilmente acessíveis e podem ser manipuladas de acordo com a sua conveniência.

Oferte itens para a compra conjunta

Você já deve ter reparado que, nas lojas virtuais de grandes varejistas, ao abrir uma página de um produto, logo abaixo são oferecidos alguns itens que outros clientes compraram em conjunto com aquele que está sendo visualizado. Essa é uma estratégia de marketing que funciona, pois é comum que os clientes queiram aproveitar o frete e comprar mais de uma mercadoria no mesmo pedido.

Existem plataformas que oferecem essa opção em suas lojas virtuais; outras dependem de plugins. Porém, mais do que mencionar os produtos que foram comprados juntos por outros clientes, faça também a análise de dados desses pedidos. Lá, você encontrará oportunidades interessantes, como a possibilidade de montar kits de produtos.

Será possível, ainda, enviar e-mails ofertando itens que podem agradar ao cliente, com base em seus pedidos e nos históricos das compras em conjunto. Portanto, é sempre bom fazer a análise do “combo” que seus clientes estão montando e tirar proveito disso.

Faça a análise de vendas com séries temporais

Sabe-se que o controle de estoque é uma atividade de suma importância para o sucesso de uma empresa. O motivo para tanta relevância é que ele não pode ser grande a ponto de imobilizar muitos recursos financeiros, mas também não deve ser enxuto ao extremo, o que pode causar perdas de vendas por falta de mercadoria.

Com base nisso, a análise de dados de vendas com séries temporais ajudará a manter o equilíbrio em seu estoque. Essa análise é feita utilizando-se de gráficos, em que o eixo X representa períodos de tempo, e o eixo Y, os valores ou as unidades vendidas. Analisando o passado, é possível tentar prever o futuro com mais propriedade.

Imagine uma loja que vende muito no Dia dos Namorados, por exemplo. Para identificar o volume de estoque necessário, basta construir os gráficos das vendas dos meses de maio e junho dos anos anteriores e você terá uma ótima visão de como agir.

Percebeu como a análise de dados é fundamental para a gestão de um e-commerce? E o mais interessante é que as fontes de informações são muito acessíveis, facilitando o trabalho do empresário.

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