Aprenda como usar o Facebook Messenger no atendimento da sua loja virtual​

por | 09/05/2018 | ecommerce

Ligar para uma determinada empresa e esperar para falar com um atendente está se tornando uma prática antiquada. Seja para realizar reclamações, solicitar visitas técnicas ou até para pedir uma pizza.

O Facebook apresentou, recentemente, uma solução para esse problema. A ideia passa pelo envio de uma mensagem para a empresa, por meio do Messenger, provendo respostas em tempo real.

O Facebook Messenger nada mais é do que o aplicativo de mensagens da rede social. Atualmente, dois bilhões de mensagens são trocadas entre pessoas em empresas mensalmente e 56% das pessoas preferem enviar mensagens a ligar para o serviço de atendimento ao consumidor.

É válido destacar que a direção do Facebook está de olho no futuro. Recursos de inteligência artificial, como o chatbots, passarão a ser incorporados no Messenger, provendo inúmeros benefícios para os usuários.

E aí, você já utiliza esse canal de comunicação em seu negócio? Não? Então, aprenda como usar o Facebook Messenger no atendimento da sua loja virtual e se torne uma máquina de vendas.

O que é o chatbot?

O chatbot nada mais é um robô capaz de simular diálogos por meio de comandos predefinidos. O Facebook está incorporando esse recurso no Messenger, buscando auxiliar o processo de atendimento aos clientes, favorecendo a experiência do usuário e provendo soluções rápidas e eficientes.

A incorporação do chatbot no Facebook Messenger de sua empresa poderá ser de grande valia para os resultados. A compra de produtos, reserva de mesas ou a solução de dúvidas sem a necessidade de deslocar um funcionário para essa função são alguns benefícios.

Existem outras vantagens da utilização dos chatbots e, principalmente, do Facebook Messenger em uma loja virtual. O importante é buscar alternativas que sejam eficientes no contato com os clientes, evitando deixá-los esperando por um longo tempo.

Qual a importância de uma resposta rápida?

O tempo de resposta é um dos principais aspectos avaliados pelos clientes. Em sites como Reclame Aqui, por exemplo, esse item é avaliado demasiadamente, impactando diretamente na reputação da empresa.

Infelizmente, não é possível estar online vinte e quatro horas por dia e sete dias por semana. Porém, devemos lembrar que os clientes podem entrar em contato no momento que for mais adequado para eles: antes de saírem para o trabalho, após o almoço, ao chegar em casa, de madrugada ou nos finais de semana.

Como destacado, a demora de uma resposta pode ser fatal para suas vendas. Sendo assim, o uso de robôs está se tornando uma prática cada vez mais comum. Eles estão disponíveis integralmente a qualquer dia e horário e, por meio das configurações certas, terão capacidade de solucionar dúvidas e, inclusive, fechar vendas.

Respostas automáticas são úteis?

A configuração do Facebook Messenger permitirá a utilização de respostas automáticas para os principais questionamentos. Uma das principais vantagens, além da velocidade de resposta, é evitar que o empreendedor tenha que responder às mesmas perguntas várias vezes ao dia.

As respostas automáticas podem ser utilizadas para pedidos específicos, realizar o acompanhamento do pedido do cliente, fazer orçamentos, agendar visitas, alterar cadastros e outras situações.

Assim, você pode focar suas energias no que realmente importa. O tempo ganho será valiosíssimo e a redução de custos será iminente, pois não haverá a necessidade de deslocar um profissional para solucionar essas questões.

É possível personalizar as respostas?

Você deve estar pensando: “a resposta automática é um recurso excelente, mas como personalizá-las e atender aos clientes de acordo com suas características, sem parecer frio ou impessoal?”.

É válido ressaltar que é possível personalizar as respostas no Facebook Messenger. Os robôs podem ser preparados para exercerem o mesmo estilo de atendimento de seus melhores colaboradores, criando experiências positivas e eficientes.

As respostas automáticas poderão ser criativas, prestativas ou engraçadas, podendo, ainda, planejar o envio de imagens ou links para determinados clientes. Fantástico, não é mesmo?

O Facebook Messenger pode representar uma redução de custos?

Sim. Já destacamos que o uso do Facebook Messenger pode ser interessante para evitar que seja necessário deslocar um profissional para responder os clientes, mas há outras maneiras de reduzir custos com a sua utilização.

Um potencial cliente entrará em contato com sua loja enviando uma mensagem simples. A resposta automática será perguntar o que a pessoa deseja e a conversa será iniciada.

O robô atrelado a esse recurso terá condições de orientar o cliente a dar os passos certos, sem ajuda de nenhum intermediário e, assim, finalizar a compra. Além disso, o robô poderá solicitar o endereço de entrega do produto, a data esperada e, ainda, apresentar seu catálogo de produtos.

As vendas serão aumentadas, pois os clientes terão acesso a mais produtos de forma que você não precise investir em publicidade e outras ações de marketing para tal. Vale a pena conferir, não vale?

Existem outras vantagens de utilizar o Facebook Messenger?

Até agora você percebeu que a utilização do Facebook Messenger pode ser extremamente vantajosa para o seu negócio. Porém, é possível obter outros benefícios ao utilizá-lo? A resposta, automática ou não, é SIM!

Obviamente, é preciso entender o perfil dos seus consumidores, buscando adaptações e a personalização necessária de acordo com as características individuais.

Contudo, existem alguns benefícios que independem do perfil do consumidor. Assim, destaca-se: aumento dos canais de comunicação, atendimento em tempo real, relacionamento de qualidade com o cliente, aumento das taxas de conversão e do ticket médio e melhoria em diversas áreas (SAC, vendas, pós-venda e ouvidoria).

Além disso, não podemos deixar de mencionar que esses recursos serão essenciais para assegurar profissionalismo, segurança e credibilidade na internet, descongestionar o atendimento, possuir o completo histórico da conversa e acompanhar relatórios de atendimento.

O empreendedor contará com dados importantes sobre o desempenho no atendimento, provendo informações que facilitarão o processo de tomada de decisões.

Portanto, o uso do Facebook Messenger pode ser essencial para aumentar a efetividade e os lucros de sua empresa. Pense nisso e invista nessa tecnologia antes de seus concorrentes.

E aí, gostou do nosso post? Entendeu a importância de saber utilizar o Facebook Messenger em sua loja? Quer estar por dentro desse tipo de assunto? Então, curta a nossa página no Facebook e veja todas as nossas postagens. Estamos te esperando por lá!

 

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