Saiba aqui como aumentar o lucro da sua loja virtual

por | 26/09/2018 | vendas

A busca do consumidor por variedade, preço e comodidade, além do avanço da tecnologia e uso massivo de smartphones, contribuiu para a expansão do comércio eletrônico — inclusive em meio à crise econômica. Até empreendedores que já possuíam espaço físico se renderam às vendas online. Porém, para ter sucesso e aumentar o lucro do e-commerce, alguns cuidados são fundamentais.

Com a concorrência acirrada e consumidores cada vez mais exigentes, as lojas virtuais têm buscado aprimorar suas estratégias de vendas, tanto para fidelizar clientes quanto para atrair novos compradores.

Quer saber como aumentar o lucro do seu e-commerce? Então, siga a leitura do post e confira as dicas que separamos!

Aposte no marketing de conteúdo

Para comprar, as pessoas precisam saber que a sua loja virtual existe. E, para isso, uma das mais poderosas ferramentas é o marketing de conteúdo. Trata-se de um conjunto de estratégias que têm como objetivo atrair o cliente por meio de conteúdos relevantes.

Uma pessoa que quer comprar uma TV, por exemplo, procura por informações para se decidir sobre o melhor modelo ou marca. Com um artigo postado sobre os diferentes tipos de tecnologias, citando suas vantagens e desvantagens, você consegue atrair esse cliente em potencial para o seu site.

As redes sociais também podem fazer parte dessa estratégia de marketing, já que permitem uma maior aproximação com os consumidores e identificação de oportunidades. Por meio desse contato direto, o relacionamento também é fortalecido e o cliente se sente valorizado.

Além disso, os anúncios patrocinados nessas mídias direcionam seu produto para um público segmentado, atingindo, assim, usuários qualificados.

Garanta um atendimento de qualidade

E por falar em relacionamento, tanto nas redes sociais como em qualquer outro canal de comunicação, o atendimento precisa ser eficiente e cordial, ao ponto de ser considerado um diferencial competitivo de sua loja virtual.

Não importa o motivo do contato: todo cliente merece uma resposta rápida e completa. Aliás, o suporte ao cliente está previsto na Lei do E-commerce. Ele deve ser oferecido 24 horas por dia 7 dias por semana e inclui o pré e pós-venda.

Outra dica é utilizar um sistema de chat online ou o WhatsApp Business para tirar as dúvidas dos usuários em tempo real. Muitos consumidores deixam de comprar simplesmente porque têm dúvidas sobre algum aspecto do produto ou do próprio processo de compra. Fique atento a isso!

Monitore as palavras-chaves

Os termos utilizados pelos consumidores para buscar produtos na internet indicam as demandas da sua audiência — o que o seu público-alvo quer comprar. Sendo assim, monitorá-los é uma ótima maneira de identificar oportunidades.

Quando usuários começam, por exemplo, a buscar, na sua loja, por um produto que você ainda não oferece, já é possível prever que a adição desse item vai representar um aumento nas vendas e, consequentemente, no lucro.

Evite o abandono de carrinho

Em um e-commerce, o abandono de carrinho merece uma atenção especial. Monitore e analise por que seu cliente em potencial entrou no site, selecionou produtos e, na hora de concretizar a compra, simplesmente fechou a página, abandonando aqueles itens no carrinho.

Tenha em mente que você fez investimentos para que o lead chegasse até a etapa de compra. Sendo assim, não faz sentido perdê-lo dessa maneira. Para reverter a situação, você precisa, antes de mais nada, entender os motivos que causaram o abandono do carrinho. Entre os principais estão:

  • informações confusas;
  • ambiente virtual não preparado para mobile;
  • necessidade de cadastro;
  • processo de checkout longo e complexo;
  • custos extras — como impostos ou fretes — mostrados somente no checkout.

O importante é que você planeje ações para combater o abandono de carrinho e, assim, aumentar as vendas. Algumas funcionalidades simples podem ajudar nesse sentido. Confira:

  • apresentação do resumo do pedido;
  • possibilidade de login social (utiliza os dados das redes sociais, sem a necessidade de cadastro);
  • preenchimento intuitivo das etapas de checkout;
  • site responsivo;
  • identificação automática para a recompra.

Ofereça mais opções de compra

Com o uso da tecnologia, você pode oferecer aos seus clientes os produtos relacionados ao item pelo qual ele está procurando. Assim, quando um usuário clicar em uma oferta, ele visualizará artigos similares logo abaixo.

Ao impulsionar o número de vendas realizadas para um único cliente, você aumentará, também, o ticket médio do seu e-commerce. Porém, é preciso ir com calma. Esse processo também precisa de uma estratégia. Para um consumidor que está comprando um tênis, por exemplo, você pode oferecer meias.

Nesse sentido, também é interessante montar kits de produtos a partir dos interesses do seu cliente.

Dê descontos exclusivos

Descontos sempre foram uma excelente maneira de se aumentar o lucro. Mas, para isso, devem ser aplicados de forma inteligente. Uma estratégia que funciona muito bem é o uso de divulgação de ofertas para itens de baixa rotatividade. Outra possibilidade é utilizar os descontos para usuários que chegam por meio de canais de comunicação da empresa, como o Facebook.

As ofertas também podem ser divulgadas por e-mail marketing — uma ótima opção para quem busca fidelizar clientes. Porém, a dica aqui é nunca enviar qualquer tipo de material para um lead que não tenha se cadastrado anteriormente no site ou, pelo menos, autorizado esse envio.

Não se esqueça do mobile

Hoje, o smartphone lidera os acessos à internet no Brasil. Sendo assim, um site responsivo é fundamental.

Lojas maiores precisam criar uma versão mobile do e-commerce, mas acredite: trata-se de um investimento que vale a pena. Além disso, o Google “gosta” de sites e loja virtuais que funcionam bem nos dispositivos móveis, o que gera melhores posições no ranking de busca.

Considere as métricas

Métricas são os resultados — numéricos ou não — de uma empresa que estão relacionados à sua performance estratégica. Elas demonstram, com dados, se os resultados estão dentro do esperado e se há expectativa real de crescimento e lucratividade para o negócio. Sendo assim, avaliar as métricas é fundamental para o sucesso da sua loja virtual.

Entre as principais para um e-commerce estão:

  • custo de aquisição por cliente;
  • taxa de conversão;
  • abandono de carrinho;
  • ticket médio.

Com a análise desses dados, você conseguirá diminuir as chances de erro, poupar tempo e dinheiro e garantir o retorno desejado.

Enfim, com essas dicas, você poderá qualificar seu negócio e, assim, aumentar o lucro da loja virtual. Quer saber mais sobre o assunto? Então, siga-nos no Facebook!

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