Como conseguir tráfego em um site: 6 dicas!

por | 12/09/2018 | marketing digital

Algumas das perguntas que todo gestor de um negócio online já fez para si mesmo são: como conseguir tráfego em um site? Como aumentar as vendas e me tornar conhecido no mercado? É possível fidelizar clientes em meio a tanta concorrência?

Para conseguir uma boa visibilidade, credibilidade, sucesso e, consequentemente, melhores resultados, é preciso aumentar o tráfego no site. Essa é a única maneira de bater as metas estabelecidas e garantir que o investimento nas estratégias de marketing seja produtivo.

Em termos de estratégia, é fundamental despender tempo hábil para a sua definição, pois essa prática está diretamente ligada à geração de tráfego. Analisar e monitorar alguns indicadores, como a quantidade de cliques e leads, é essencial para uma loja virtual.

Interessou-se pelo assunto? Então, continue a leitura deste artigo e veja 6 dicas de como conseguir tráfego em um site.

1. Identifique oportunidades por meio do Google Adwords Keyword Tool

Essa é uma ferramenta utilizada em todo o mundo para identificar os termos que são mais pesquisados no momento. Muitas pessoas a utilizam para definir quais produtos vão oferecer e quais palavras serão empregadas nas estratégias de marketing.

O uso do Google Adwords Keyword Tool pode trazer alguns benefícios, como:

  • certificar a existência de uma boa audiência para os termos que serão utilizados;
  • identificar termos relacionados com o termo principal;
  • analisar a competitividade do termo, buscando se colocar em primeiro lugar na lista de pesquisas.

Após definir os termos e analisar os números é possível estimar quantas visitas serão realizadas no site. Saiba que o primeiro resultado nas buscas recebe em torno de 20% de todo o tráfego. Ou seja, esses indicadores permitem encontrar o número de visitas que um determinado termo pode gerar ao seu site.

2. Produza conteúdos de qualidade

Você deve estar pensando: “qual a importância da produção de conteúdos para que eu aprenda como conseguir tráfego em um site?”. O fato é que essa ação de marketing digital é vista como uma das maiores inovações do setor, e mudou a forma de atuação das empresas.

O perfil dos consumidores mudou muito nos últimos tempos. Eles estão cada vez mais exigentes e não querem perder tempo com algo que não será vantajoso. Por isso, as empresas procuraram maneiras de identificar as principais dores dos consumidores, criando soluções para saná-las e, assim, se posicionarem no mercado.

Para tanto, é necessário nutrir seu público-alvo com conteúdo de qualidade e que sejam capazes de prender a atenção de seus leitores. Assim, eles sempre estarão interessados em suas publicações e, com o passar do tempo, o relacionamento com eles será mais próximo, o que facilita a realização de vendas e a fidelização.

3. Estude a concorrência

Ficar de olho na concorrência também é fundamental para o sucesso. Preste atenção à ordem das páginas, principalmente porque elas podem aparecer de diferentes maneiras para cada um, por conta da personalização do Google.

Alguns fatores interferem nessa relação, tais como:

  • título — responsável por fazer o conteúdo ser encontrado mais facilmente;
  • meta description — texto que fica abaixo do título e busca destacar as principais informações contidas em um determinado arquivo;
  • imagem do autor — ajuda na conversão em cliques, pois o conteúdo se destacará;
  • URL — também é fundamental para que o mecanismo do Google melhore o posicionamento das páginas.

Então, observe as práticas adotadas por seus concorrentes, bem como a resposta que eles estão tendo após o investimento em marketing. Essa será uma excelente maneira de garantir que o seu negócio sempre fique na frente. Pense nisso!

4. Invista em títulos melhores

O primeiro contato do seu público-alvo com seus conteúdos e com os serviços de sua empresa são os blog posts — e, obviamente, ao encontrar um determinado texto, o leitor verá inicialmente o título do artigo. A partir disso, ele pode se interessar pelo assunto ou não. É por isso que o título é essencial para as estratégias de marketing e para captar a atenção das pessoas.

Algumas técnicas podem ser utilizadas para melhorar os títulos e os indicadores de acesso: garantir que o título (e o artigo) é útil para o leitor, criar senso de urgência, passar a ideia de que o produto/serviço é algo único e personalizado, entre outras.

5. Use as redes sociais de forma estratégica

A utilização de redes sociais para e-commerce está cada vez mais comum. E funciona bem, tendo em vista que a maioria dos clientes tem um perfil em alguma das principais redes sociais (Instagram, Twitter e Facebook).

Partindo desse princípio, usar as redes sociais é uma excelente forma de se aproximar dos clientes e, com isso, poder identificar mais facilmente as dores deles. Contudo, não adiantará de nada criar perfis em várias redes sociais buscando atingir a todos.

É preciso conhecer o seu produto e, também, identificar o seu público-alvo. Isso torna possível descobrir quais são as dores e as necessidades dele e, a partir daí, você pode oferecer os produtos certos para as pessoas certas.

Além disso, é fundamental conhecer as redes sociais a fim de evitar erros. Procure saber as particularidades de cada uma para poder postar os conteúdos corretos (como fotos no Instagram e pequenos textos no Twitter). Desse modo, você vai aumentar a abrangência na atuação de sua empresa e angariar novos clientes.

6. Aposte em regras básicas de SEO

Uma tarefa como conseguir tráfego em um site exige que as técnicas de SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para os Mecanismos de Busca) sejam bem trabalhadas. Trata-se de um grupo de ações que visam a melhorar o ranqueamento de um site no Google e em outros sites de busca, com base em resultados orgânicos (naturais).

Existem algumas regras básicas que podem ser implementadas em qualquer tipo de empresa, independentemente do ramo de atuação. Porém, deve-se prestar atenção, pois eventuais mudanças podem afetar a fórmula de posicionamento orgânico de buscas do Google.

Recentemente, o Google implementou uma mudança reduzindo o foco em palavras-chave que se repetiam. Isso fez com que os plugins de cauda longa se tornassem mais vantajosos.

Independentemente das dicas que demos e das ações necessárias para colocá-las em prática, é fundamental ter disponibilidade para atender aos leads e, assim, garantir um tráfego satisfatório. Tal prática pode ser crucial para o sucesso do seu negócio e para que aprenda a atrair mais visitantes ao seu site.

E aí, gostou das dicas de como conseguir tráfego em um site? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Sim? Então, deixe seu comentário e participe do nosso blog. Será um prazer lhe ajudar e responder seus questionamentos!

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