Como divulgar uma loja virtual no Instagram: 7 dicas

por | 24/08/2018 | marketing digital, vendas

Como divulgar uma loja virtual no Instagram? Se você veio aqui para esclarecer essa dúvida deve primeiro entender um pouco mais do funcionamento da rede social, seus números, possibilidades, entre outros pontos. A partir daí, é possível desenvolver uma estratégia eficiente.

No post de hoje vamos apresentar algumas informações e abordagens que podem ser adotadas pelos gestores. Boa leitura!

Por que investir no Instagram?

Seja dinheiro ou tempo, investir em Instagram significa ter uma base de 50 milhões de usuários brasileiros e 800 milhões em todo o mundo. 15 milhões de marcas já entenderam as oportunidades dessa rede social de fotos e já criaram seus perfis comerciais. Veja alguns motivos para ter um perfil:

  • segundo a empresa, 80% dos usuários seguem perfis de marcas, o que ajuda na geração de leads e potenciais compradores;
  • o Instagram permite interagir de forma simples, intuitiva e direta com sua base de seguidores;
  • é possível desenvolver campanhas, promover postagens utilizando o Instagram Ads, mensurar resultados e, assim, aperfeiçoar a estratégia;
  • permite inovar e atender ao principal perfil dos brasileiros, o “early adopters”, ou seja, aqueles que embarcam nas novidades assim que elas são lançadas.

O que postar na rede social?

O Instagram foi criado para compartilhamento de fotos, mas é possível compartilhar também vídeos, gifs e textos. Acompanhe o básico.

Fotos

Diferentes de outras redes sociais, as imagens com apelo visual são as que mais chamam atenção. A loja virtual pode até ter um portfólio de produtos surpreendentes, porém, se postar apenas fotos deles, o público pode não se interessar muito. Seu público-alvo é quem você deve ter em mente na hora de criar o conteúdo que será publicado. Leve em conta o que ele gostaria de saber e acompanhar.

Textos

Mesmo as imagens tendo grande importância, o texto não deve ser deixado de lado nas publicações. Redija legendas criativas, curtas e com hashtags relevantes.

Vídeos

Vídeos de até 60 segundos também ajudam a engajar o público. Procure produzir vídeos impactantes, com conteúdos atraentes e relevantes, dessa forma, o seguidor terá mais atrativos para segui-lo.

Como divulgar uma loja virtual no Instagram?

Sem um planejamento não é possível obter o máximo dos benefícios da interface social. A ideia é alinhá-lo com as demais abordagens já utilizadas pela loja virtual, buscando a interação. Vamos às sugestões!

1. Poste fotos que demonstrem a cultura da empresa

Nem sempre os usuários entram no Instagram no intuito de comprar algo. Portanto, é preciso se concentrar em agregar valor à marca e à sua proposta. Já mencionamos que a estratégia não deve focar apenas nos produtos para não cansar os seguidores.

O ideal é postar imagens que remetam os estilos de vida dos usuários, o que gostam de fazer e o que os surpreendem.

2. Faça promoções para os seguidores

Apesar de muitos usuários seguirem as marcas para visualizar tendências, lançamentos e acompanhar seu cotidiano, 41% deles seguem para aproveitar uma eventual promoção ou desconto. Nesse momento, destaca-se a importância de postar ofertas especiais para os seguidores, enfatizando essa exclusividade.

Mesmo que o usuário não realize a compra naquele momento, ele sabe que seguindo a marca eventualmente conseguirá fazer um bom negócio. Além disso, é possível cativar novos seguidores com as ações promocionais.

3. Crie conteúdo relevante

Conteúdo e imagens interessantes vão desencadear um maior número de visitas de forma orgânica, sem necessidade de impulsionar as publicações (o que custa dinheiro). Um seguidor que realmente gosta do que a marca publica, vai marcar os amigos e compartilhar. Dessa forma, você conseguirá conquistar mais seguidores somente com o conteúdo.

4. Use hashtags

A hashtag é uma estratégia utilizada para fazer com que outros usuários cheguem até o perfil da marca. Ela funciona como hiperlinks e quando o usuário clica em uma delas, ele é direcionado a uma página com várias imagens com a mesma marcação.

A escolha das hashtags deve levar em conta sua relevância e o público. Faça a alternância entre as mais genéricas, que englobam o segmento que você atua, e as mais específicas para atingir diferentes usuários. Quanto mais eficientes elas forem, maiores são as chances de engajamento e compartilhamento.

5. Use o recurso do carrossel

Ele permite a inserção de até 5 imagens em um só publicação. Dessa forma, é possível contar uma história mais completa, na qual a imagem principal servirá para atrair cliques e as demais poderão complementá-la com informações adicionais. Essa, também, é uma forma de fazer com que o público fique mais tempo interessado no perfil, visualizando a rede social.

6. Utilize fotos originais

Os usuários do Instagram dão preferência por imagens que têm uma certa consistência. Isso quer dizer que elas precisam ser produzidas para um propósito, o que nem sempre é possível com fotos encontradas em bancos de imagens. Ocorre que essa consistência se traduz em confiança, fator que beneficiará muito a sua loja virtual no mercado online.

Dentro desse contexto, é fundamental fazer o uso de imagens padronizadas, que refletem a identidade da marca. Além disso, procure imprimir um olhar mais humano às imagens postadas, assim, há um estreitamento na relação com os seus seguidores.

7. Compartilhe o conteúdo dos seus seguidores

Incluir o conteúdo dos seguidores em seu feed desperta bons sentimentos, garante mais interações e compartilhamento. Seus usuários vão se sentir honrados em fazer parte da sua campanha, principalmente se forem feitas menções a ele. Sem contar que você vai ser poupado de criar conteúdo e, ainda, vai se beneficiar do que foi produzido por outro.

Se possível faça parcerias com influenciadores digitais. Não precisa ser uma celebridade, mas tem que ter uma boa base de fãs. Influenciadores digitais não necessariamente são artistas, podem ser mães, fotógrafos, adolescentes, entre outras figuras públicas. O e-commerce deve escolher alguém que se identifica com a marca e que seja capaz de trazer bons resultados.

A rede social pode trazer muitos benefícios ao e-commerce, desde que se elabore uma estratégia consistente e focada nas interações com o público. Como visto, não basta entender como divulgar uma loja virtual no Instagram, é importante seguir tendências, acompanhar métricas e o que as marcas estão postando. Dessa maneira, é possível criar uma identidade para a campanha e obter ótimos retornos.

Gostou do que leu? Comente o que achou do post e nos ajude a criar mais conteúdos interessantes para você.

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