Como divulgar uma loja virtual: saiba como evitar alguns erros

por | 04/09/2018 | marketing digital

Parece que você finalmente abriu a sua loja virtual. Demorou bastante, mas você chegou lá. Mas, por mais que ela esteja online, funcional e com o estoque abastecido, não basta somente isso para que se obtenha o êxito. Seu e-commerce precisa de tráfego e, para isso, precisa ser divulgado.

Tecer estratégias de marketing digital é essencial para que você comece a colher os primeiros frutos de todo o esforço para colocar a loja no ar. Existem diversos meios para fazer uma divulgação de resultados e é para isso que escrevemos este artigo!

Agora você conhecerá 3 dicas de como divulgar uma loja virtual de maneira eficiente! Também vamos falar sobre os erros fatais cometidos por pessoas menos experientes, para que você fique atento! Vamos lá?

Compreenda a lógica por trás da divulgação

Existem diversas maneiras para se divulgar uma loja virtual. Temos opções de divulgação mais baratas, mais caras ou até mesmo algumas completamente gratuitas, basta descobrir qual delas é a mais apropriada para você.

Fato é que divulgar o seu negócio requer bastante dedicação, talvez mais ainda do que no processo de montagem da loja que você participou.

Faça uma pesquisa sobre quais são os melhores canais para divulgar para o seu público. Você poderá fazer isso analisando os dados que já tem. Pode começar, por exemplo, pelos canais ou referências principais que os levam até o seu site. Existem várias como redes sociais, mídia paga para páginas de busca (Google, Bing, Yahoo!, por exemplo), blogs e diversos outros.

O ideal é que você se adapte à melhor escolha de divulgação, aquela que vai abranger o seu público de fato, para que seja possível obter melhores resultados. Preocupe-se em estar onde seu público está.

É importante frisar a importância de se investir em comunicação e relacionamento com o cliente nesta etapa, pois esse contato será o seu cartão de visitas e um dos principais fatores que determinam se você conseguirá ou não manter bons clientes.

Então procure investir nesse aspecto, desde a sua identidade visual, até a forma como você se relaciona por mensagens diretas ou em postagens para redes sociais. Em outras palavras, trabalhar a sua linguagem a ser utilizada

Conheça 4 erros fatais que podem afundar o seu negócio

1. Não planejar as coisas

Não é porque o negócio é virtual que você pode fazer de qualquer jeito. Na verdade, planejamento é essencial para tudo na vida, se quiser obter sucesso com suas escolhas. Esse documento permite que você conheça de antemão o mercado consumidor, concorrentes, fornecedores, entre outros.

Com ele, também é possível traçar as melhores estratégias de divulgação e administração. Sem planejamento, qualquer tipo de loja pode, facilmente, não funcionar.

2. Pensar exclusivamente em fazer vendas

Como já comentamos acima, manter o relacionamento com o cliente é essencial. Por meio dele será possível reter melhor e fidelizá-los. Essa atitude reflete em melhores resultados em vendas. Afinal, o cliente satisfeito e fidelizado, além de comprar mais, indica seu produto para outras pessoas. O ideal é que você invista na comunicação e trabalhe para que a sua marca seja um sinônimo de confiança e qualidade na cabeça do seu potencial cliente.

3. Não possuir ou estabelecer um diferencial

O que faz com que seus serviços ou produtos sejam, na maior parte das vezes, a preferência dos consumidores?

É imprescindível que você estabeleça um diferencial para atrair e fidelizar novos clientes, é preciso sempre inovar diante da concorrência. No mercado atual, o conceito de inovação significa oferecer algo novo e mais funcional. De preferência, tecnológico ou que represente mais praticidade. Esse é o pensamento empreendedor que proporciona diferenciais para o negócio

4. Ocultar informações de contato

Acredite, este não é um erro incomum. As informações de contato precisam ficar bem claras e expostas, pois os seus clientes precisam delas para confiar em você. Por exemplo, como você confiaria em um taxista que não possui identificação presente no veículo ou um motorista de Uber que não possui foto no aplicativo?

Por mais que nossos hábitos estejam, cada vez mais, voltados para as perspectivas digitais, muitas pessoas preferem ter a segurança de poder ligar e falar com alguém a respeito do seu pedido em andamento ou sobre o que deseja comprar.

Caso sua loja virtual não possua os campos de contato ou eles estejam difíceis de acessar, mude isso imediatamente. Encontrar esses dados deve ser algo simples e intuitivo

Conheça 4 dicas para se fazer uma divulgação eficiente

Frisamos que para que uma empresa encontre sucesso no mercado, não basta o empreendedor ter boas ideias e alguns produtos disponíveis. É necessário que o público encontre a sua loja de alguma forma.

Conheça, então, algumas dicas de e-commerce marketing para que você consiga atingir mais clientes. Confira!

1. Aposte nas mídias sociais

Em crescimento contínuo quanto ao número de usuários, as redes sociais são o melhor lugar para você encontrar o seu público. Com plataformas robustas de gerenciamento para anúncios e para analisar o engajamento, é possível fazer um baixo investimento e obter bons resultados.

Usar as redes sociais uma excelente forma de encontrar mais pessoas e melhorar o seu alcance. Invista em estratégias de divulgação, mas atente-se a escolher aquela que é a mais preferida pelo seu público.

2. Técnicas de SEO

O SEO (Search Engine Optimization) é o conjunto de boas práticas de otimização que são realizadas para que o site fique bem posicionado nas páginas de busca, como Google, Bing ou Yahoo.

Sem uma boa gestão, dificilmente o seu site vai aparecer nas buscas mais importantes que os seus clientes fizerem na internet. Então, faça um planejamento contemplando a gestão de conteúdo e otimizações, para que comece a ganhar relevância.

3. Invista no marketing de conteúdo

Crie um blog onde compartilhará conteúdos sobre o seu produto ou mercado, por exemplo. A ideia é identificar as dores do seu consumidor a partir das palavras-chave mais buscadas na internet, sobre o assunto do seu site. Crie blog posts interessantes e úteis, que solucionam a busca do cliente.

Faça um mapeamento da estratégia e alie-a às práticas de SEO. Dessa forma, será possível dar mais autoridade à sua marca e aproximar pessoas que precisam do você está oferecendo.

4. Propagandas e links patrocinados

Se você tem capital de giro, esse tipo de investimento vai, certamente, trazer ótimo retorno. Links patrocinados em buscadores, anúncios em redes sociais, propagandas no Youtube. Trace uma boa estratégia de investimento e melhore seu tráfego e conversão.

Para finalizar, podemos dizer que você precisa saber como divulgar uma loja virtual é essencial para que o seu negócio dê certo. Em paralelo, estabelecer um bom relacionamento com os clientes também é necessário. Elas são tão importantes quanto garantir produtos em estoque ou ter um site no ar.

A internet é um mar de opções e usuários e o seu site precisa se destacar e ganhar relevância para os mecanismos de busca e para os consumidores. Comece tudo por uma estratégia que contemple uma boa gestão das palavras-chave mais buscadas, a geração de conteúdo, a divulgação pelas redes sociais e uma boa otimização de páginas.

Quer aprender ainda mais sobre como divulgar uma loja virtual? Então, siga-nos pelas redes sociais para continuar conferindo nosso conteúdo! Estamos no Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e no Google+!

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