Como fazer minha loja virtual aparecer no google

por | 06/07/2018 | marketing digital

Como fazer minha loja virtual aparecer no Google? Essa é uma daquelas perguntas que não encontram respostas muito fáceis. Afinal, manter a loja bem ranqueada no maior site de buscas do mundo é resultado de um processo construído a partir de estratégias e muita dedicação. Esse é o sonho de qualquer empreendedor de e-commerce.

Os sites ranqueados nas primeiras posições de uma página de resultados adotam características amigáveis ao algoritmo do Google e, principalmente, ao desejo do cliente no momento da busca. Isso porque o Google procura constantemente permitir que o usuário encontre as melhores respostas para as suas dúvidas.

Para avaliar os sites, usam-se os critérios de SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para mecanismos de busca). Esses critérios não são espécies de mandamentos, totalmente fixos. Mas algumas técnicas já estão famosas por trazerem bons resultados no ranqueamento do Google.

Quer saber quais são? Entenda as principais ao longo deste artigo. Boa leitura!

Invista na facilidade do site

Em uma busca por produtos na internet, nada mais desagradável que se deparar com sites que apresentam design confuso, excesso de anúncios, “engasgos” na fluidez da navegação e demora no carregamento. Esses são fatores que levam qualquer consumidor digital a procurar o item desejado em outros lugares.

Sites que apresentam essas características certamente não estão ranqueados nas primeiras páginas, tornando-se quase invisíveis no ambiente digital. A experiência do usuário é o que mais vale para ficar visível nos resultados de busca.

Por isso, é importante adotar um design limpo e harmonioso no site. As categorias de produtos precisam estar bem distribuídas e seguir uma lógica quase “natural” até que o consumidor encontre o produto desejado. É essencial que a potência da hospedagem do site seja verificada para evitar “quedas” e outros problemas técnicos.

Inclua palavras-chave relevantes

Conhecer bem o público da sua loja virtual é a base para construir uma experiência do cliente agradável no e-commerce. A partir disso, é possível adotar uma estratégia que deve abranger todas as ações da loja: o uso de palavras-chave. Esse é um conjunto de palavras frequentemente pesquisado nos sites de busca por grupos de pessoas interessantes para as empresas.

Por exemplo, os usuários que pesquisarem “roupas de verão” terão acesso imediato às páginas que apresentam essas palavras-chave nas URL’s, nomeação das imagens dos produtos de dentro da loja e em descrições desses produtos. Em relação a esse último, é importante salientar que uma descrição completa e bem organizada é fundamental para a loja virtual aparecer no Google.

Além disso, some o uso de palavras-chave nos conteúdos do blog do e-commerce. Mas não basta inseri-las de maneira aleatória, é preciso que elas estejam relacionadas ao contexto do conteúdo e às dúvidas do cliente. Usando as palavras-chave estrategicamente, a sua loja chegará de maneira cada vez mais espontânea ao seu público.

Vincule o blog à loja virtual

O blog da empresa é um espaço importante para cultivar um relacionamento com os clientes e possíveis clientes, por meio de textos úteis e relevantes para esse público. Vinculá-lo ao e-commerce enriquece a sua plataforma principal, tornando-a mais interessante para os usuários e, consequentemente, para os algoritmos do Google.

Para essa estratégia dar certo, é importante que o blog esteja em constante atualização e que os conteúdos sejam escritos com foco no público da empresa. Dessa forma, não só o site do e-commerce se beneficiará com o vínculo, mas também o blog ganhará bastante visibilidade no Google.

Use URL’s limpos

O URL é o endereço de web para designar uma página específica. Sites com URL’s cheias de números e caracteres são mais difíceis de identificação pelo Google, além de dificultarem a vida do cliente na hora de procurar o e-commerce.

Por isso, é importante se certificar de que as páginas da loja virtual apresentam URL’s simples, curtas e limpas. Dessa forma, a sua página pode ser melhor identificada pelos usuários e pelo site de busca.

Faça Link Building

O Link Building é a estratégia de referenciar páginas da web por meio de links. Isso mostra ao algoritmo do Google que a página referenciada também é relevante para determinado público.

Por exemplo, em uma ação de Guest Post (quando um blog escreve e publica um texto em outro), algumas palavras-chave podem estar marcadas com links que levam o leitor aos textos de outro blog. Essa ação revela que os leitores também podem se interessar pelos textos da outra empresa, tornando-os mais relevantes no ranqueamento do Google.

Os links também podem ser inseridos no blog da própria empresa e referenciar os produtos vendidos. Em um texto sobre o tema “roupas de inverno”, por exemplo, conformes os produtos dessa categoria são citados, os links podem levar o leitor diretamente para a página do produto.

É importante salientar que os links precisam fazer sentido com as palavras citadas, uma vez que a ideia dessa estratégia é ajudar o público a encontrar itens e materiais relevantes.

Faça uso de links patrocinados

Os links patrocinados são uma alternativa inicial ao investimento em longo prazo para deixar os produtos do seu e-commerce nas primeiras páginas do Google. Eles são os anúncios que aparecem acima das primeiras posições.

Os links patrocinados representam uma forma paga para tornar a loja virtual mais visível. O investimento normalmente não é caro e traz um bom retorno. O pagamento geralmente é feito por palavras-chave, quando o usuário clica no anúncio.

O período na posição privilegiada dos resultados de busca atrai mais cliques e melhora a interação com os usuários, tornando a sua página mais relevante para o Google.

Da próxima vez que você escutar “Como fazer minha loja virtual aparecer no Google?”, já saberá quais dicas recomendar. Lembre-se de que para conquistar as primeiras páginas do Google é necessário planejamento das ações e atualização constante dos produtos e conteúdos do seu site, já que a ideia é deixar as informações relevantes para os possíveis clientes.

Gostou das dicas? Ajude-nos a esquentar o mercado de e-commerce brasileiro com boas ideias: basta compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais. Assim, mais empreendedores terão acesso a essas informações!

LIGUE 47 3055-2655

Fale com um especialista

Ani

Chat direto clicando no ícone

Glaucia

Chat direto clicando no ícone

Rua Emmerich Ruysam, 214 – Sala 03- Vila Nova  – Jaraguá do Sul – SC
Todos os direitos Reservados ©2018

Rua Emmerich Ruysam, 214 – Sala 03 – Vila Nova  – Jaraguá do Sul – SC
Todos os direitos Reservados ©2018
Termos & Condições de Serviço

× Fale Conosco