Como fazer para gastar menos e vender mais na sua loja virtual

por | 01/01/2018 | vendas

Vender mais é o desejo de muitas lojas virtuais que pensam em aumentar o seu faturamento. Além de aumentar o lucro, ao melhorar suas vendas um e-commerce conquista uma melhor participação de mercado e fortalece a marca.

No entanto, muitos empreendedores adiam seus planos de gerar mais vendas com receio de que isso aumente os custos de manutenção do negócio. Essa é uma preocupação natural, pois qualquer aumento de custos pode acabar gerando prejuízo, mesmo que a empresa esteja vendendo mais.

E é pensando nesse problema que nós escrevemos este post. Aqui vamos compartilhar algumas dicas simples que vão ajudar a sua loja virtual a vender mais gastando menos dinheiro. Confira!

1. Construa um bom planejamento para vender mais

O primeiro passo para qualquer estratégia bem-sucedida é o planejamento, e isso também é verdade quando se quer aumentar as vendas.

É no planejamento de sua estratégia que serão definidas todas as ações que serão realizadas para aumentar suas vendas, além dos meios utilizados para mensurar os resultados. A Buyer Persona também é definida durante a etapa de planejamento, e é nela que você vai definir os canais nos quais vai promover os produtos, a linguagem utilizada e até mesmo sua estratégia comercial.

Outra informação importante que precisa ser definida na etapa de planejamento é o ticket médio desejado, bem como as estratégias que você vai colocar em prática para alcançá-lo. Ações como frete grátis ou parcelamento sem juros para compras acima de um determinado valor, por exemplo, são muito utilizadas para manter o ticket médio desejado.

Durante o planejamento também é definido o orçamento para a execução de suas campanhas promocionais, assim como as ações que serão realizadas para divulgar os produtos e serviços de sua loja virtual.

Todas essas informações são essenciais para que você consiga vender mais gastando menos. E mesmo que seu planejamento não gere os resultados esperados desde o início, as informações colhidas durante o processo podem ajudar você no desenvolvimento de uma estratégia ainda mais eficiente no futuro, otimizando os resultados de seu negócio.

2. Use ferramentas de gestão

Existem várias ferramentas e plataformas de loja virtual que podem auxiliar na gestão de seu e-commerce. Essas ferramentas permitem que o gestor tenha uma visão mais ampla de seu negócio, sabendo exatamente quais são os custos essenciais para a manutenção de sua loja virtual.

Conhecendo todos os custos, fica mais fácil identificar onde é possível fazer ajustes para reduzi-los, sem que isso influencie nas vendas.

Outra vantagem de usar uma boa ferramenta de gestão é a possibilidade de controlar todo o sistema logístico e financeiro do negócio, que é essencial para o sucesso de um e-commerce, pois otimiza o tempo do gestor. Dessa forma, ele pode realizar um número maior de tarefas em um curto espaço de tempo, reduzindo seus custos.

3. Melhore o relacionamento com os clientes

O investimento necessário para conquistar novos clientes geralmente é muito maior do que o custo para manter e fidelizar os clientes atuais. Essa é uma verdade tanto em comércios tradicionais quanto em lojas virtuais.

Por esse motivo, manter um bom relacionamento com os clientes da empresa é essencial para a saúde de seu negócio, principalmente para as empresas que querem vender mais gastando menos.

E o primeiro passo para melhorar o relacionamento com o seu cliente é criar uma estrutura de atendimento realmente eficiente, capaz de tirar dúvidas e solucionar os problemas de seu consumidor de forma rápida e objetiva.

Outra estratégia interessante é manter contato com o seu consumidor mesmo depois que ele finalizar a compra. Isso pode ser feito por e-mail, com o envio de promoções exclusivas ou de conteúdo relevante, que ajude o cliente a lidar com os dilemas do seu dia a dia.

Ao manter contato com o cliente mesmo depois da venda, você demonstra que se importa com ele, mantendo sua marca ativa na mente do consumidor. Isso o faz se sentir mais seguro, inclinado a fazer novos negócios com você no futuro. No longo prazo, essa estratégia pode melhorar a percepção de sua marca no mercado.

4. Busque parcerias para seu negócio

Outra estratégia interessante para quem quer vender mais gastando menos é investir em parcerias duradouras com fornecedores e prestadores de serviços essenciais para o negócio.

Com bons parceiros comerciais, é possível adquirir produtos a preços mais baixos, ter melhores prazos e condições de pagamento para suas matérias-primas e até mesmo oferecer opções de frete mais barato para seus consumidores.

É possível também estabelecer parcerias com empresas que oferecem produtos e serviços complementares aos oferecidos por sua loja virtual, o que ajuda a atrair novos consumidores. Um e-commerce que vende equipamentos especiais para a realização de atividades físicas, por exemplo, pode oferecer descontos exclusivos para alunos de uma academia de ginástica.

Ações simples como essas podem gerar mais vendas, sem representar custos adicionais para seu negócio.

5. Treine a sua equipe

Uma maneira eficiente de reduzir os custos operacionais é oferecendo treinamento aos profissionais responsáveis pela execução do trabalho. Isso porque uma equipe bem treinada pode trazer vários benefícios para seu negócio.

Com um bom treinamento, os colaboradores de sua empresa serão ainda mais produtivos, entregando mais resultados em um tempo menor. Além disso, colaboradores bem treinados cometem menos erros, o que ajuda a eliminar de forma considerável os custos de refação.

Outro ponto que merece destaque é que um bom treinamento capacita sua equipe a solucionar problemas de forma rápida e objetiva, mesmo nos casos mais complicados. Isso dá maior segurança para o empreendedor, que pode confiar mais nas decisões de sua equipe.

Por fim, colaboradores bem treinados se sentem mais valorizados pela organização, o que os deixa mais motivados para realizar as atividades do dia a dia. Sendo assim, você retém talentos e reduz os gastos necessários para a contratação de novos colaboradores.

6. Ofereça uma boa experiência a seu cliente

Muitas lojas virtuais perdem vendas simplesmente porque não conseguem oferecer uma boa experiência a seus clientes. E essa experiência vai muito além do comportamento do consumidor enquanto visita o seu site: envolve até o momento em que ele recebe os produtos em sua casa.

Por isso, se você deseja vender mais, é muito importante que o seu site seja otimizado para funcionar corretamente não apenas nos computadores, mas principalmente em dispositivos móveis como tablets e celulares. Além disso, é muito importante que o seu consumidor consiga visualizar de forma rápida e fácil todas as informações necessárias para adquirir um produto ou serviço, independentemente de sua experiência e habilidades com a internet.

Outro aspecto relevante é a garantia de que sua empresa vai entregar os produtos dentro do prazo prometido. Caso você não seja capaz de garantir essa entrega, seu cliente pode se sentir enganado e até abandonar a compra, o que aumenta os custos de manutenção do negócio.

Lembre-se de que o seu consumidor deve ser o centro de todas as ações realizadas por sua empresa e, por isso, mantê-lo satisfeito é essencial para vender mais gastando menos.

Seguindo essas 6 dicas, você será capaz de reduzir os custos para a manutenção do seu negócio, fidelizar o seu cliente e vender mais. Gostou deste artigo? Então, siga a WorkConnection no Facebook e no LinkedIn para receber mais dicas que vão ajudá-lo a aumentar os lucros do seu negócio.

LIGUE 47 3055-2655

Fale com um especialista

Ani

Chat direto clicando no ícone

Glaucia

Chat direto clicando no ícone

Rua Emmerich Ruysam, 214 – Sala 03- Vila Nova  – Jaraguá do Sul – SC
Todos os direitos Reservados ©2018

Rua Emmerich Ruysam, 214 – Sala 03 – Vila Nova  – Jaraguá do Sul – SC
Todos os direitos Reservados ©2018
Termos & Condições de Serviço

× Fale Conosco