Como integrar o sistema dos correios com as vendas da minha loja virtual?

por | 15/06/2018 | ecommerce

O comércio eletrônico cresceu muito nos últimos anos e a perspectiva para o futuro é animadora, principalmente ao levar em consideração fatores como a expansão da economia, maior inclusão digital da população e as novas regras de regulação do e-commerce.

Entretanto, um dos principais empecilhos na realização de uma compra online é o frete. Sua cobrança sempre é polêmica e, muitas vezes, é o motivo que faz os clientes abandonarem o carrinho de compras.

Uma alternativa encontrada por alguns empreendedores do setor é a integração do sistema dos correios com as vendas da loja virtual. Os correios possuem algumas vantagens exclusivas para o mercado de e-commerce, tornando essa prática extremamente benéfica.

A grande dúvida que fica é: como integrar o sistema dos correios com as vendas da minha loja virtual? Continue a leitura deste artigo, veja a resposta e se surpreenda!

Assine um contrato

Você sabia que é possível assinar um contrato com os correios para o envio de suas mercadorias?

Os correios buscam agregar valor à sua operação de e-commerce, fornecendo vantagens e serviços exclusivos para as lojas virtuais que assinarem o contrato. Alguns dos benefícios são: preços mais baixos (30% abaixo da tabela), serviço de logística reversa, pagamento faturado (prazo de até 40 dias) e uso do e-commerce1 (modalidade exclusiva para e-commerce).

Entretanto, há alguns valores mínimos cobrados pelos contratos. Então, mesmo que você não envie mercadorias o suficiente em determinado mês, os valores deverão ser pagos. Atualmente, temos: R$ 200 em envios por PAC, R$ 200 em envios por SEDEX e R$ 1.700 em envios pelo e-commerce1.

Assim como qualquer contrato de prestação de serviços, será preciso cumprir alguns requisitos simples para poder prosseguir com a assinatura do contrato. Os principais são:

  • CNPJ e contrato social atualizado;
  • documentos da empresa e dos sócios;
  • faturamento dos últimos 12 meses assinado pelo contador;
  • análise de crédito (caso haja restrições o contrato não será aprovado);
  • comprovação da existência de um site de vendas com domínio próprio, em nome da empresa ou dos sócios (apenas para e-commerce1).

Atente-se à validação de endereço

Um dos dados mais importantes para a entrega de uma encomenda, seja pelo sistema dos correios seja por outro sistema, é a validação de endereço. É preciso garantir que o endereço esteja correto, assim evitando maiores problemas, como atrasos e a insatisfação do cliente.

É válido destacar que o sistema dos correios disponibiliza ferramentas para solucionar esse problema. É possível realizar a busca de CEPs na base de dados oficial e, ainda, gerar rótulos de endereçamento de forma padronizada.

Aproveite a coleta domiciliar

A coleta domiciliar é mais uma vantagem oferecida pelos correios para os proprietários e trabalhadores de lojas virtuais. Agora, não é preciso se dirigir a uma agência dos correios carregando vários produtos.

É possível solicitar, por meio do site, a coleta domiciliar. Assim, um funcionário dos correios se deslocará até o local indicado. Para tornar o processo mais fácil e prático, pode-se solicitar a coleta programada, em que a visita será agendada.

A visita programada apresenta uma grande vantagem frente ao disk-coleta. É possível definir uma programação semanal, estabelecendo dias e horários. Assim, você pode se programar melhor e planejar com antecedência o envio das encomendas.

Veja a postagem

Outro serviço extremamente importante no processo de envio de mercadorias é a postagem. Evidentemente, esse serviço também é disponibilizado pelo sistema dos correios, sendo possível escolher a opção que mais se adéqua à sua necessidade.

Hoje, existem duas modalidades: Sedex e PAC. O Sedex permite o envio rápido, para todo o Brasil. Já o PAC é destinado para quem quer pagar menos e não se importa tanto com o prazo de entrega.

Observe o rastreamento

Quando uma pessoa realiza uma compra online, é comum verificar, diariamente, o status do pedido. Compra confirmada, pedido aceito, produto sendo separado no estoque e, finalmente, produto encaminhado para a transportadora.

A partir desse momento a ansiedade bate à porta. Imediatamente o código de rastreio é acessado, buscando identificar onde se encontra o produto e qual a sua previsão de chegada. Pensando nisso, o rastreamento é um dos aspectos fundamentais para o comércio eletrônico.

O sistema de rastreamento de objetos dos correios funciona por meio de um código único, para cada tipo de pedido. Essa é a alternativa encontrada para que o cliente possa acompanhar o processo de entrega.

O diferencial oferecido pelo sistema dos correios aos parceiros é a integração automática, permitindo a visualização de várias encomendas ao mesmo tempo. Assim, será possível atualizar o status dos pedidos no site e fornecer um serviço melhor e mais próximo do cliente.

Não se esqueça da política de reembolso e devolução

Citamos, anteriormente, a logística reversa. Esse tipo de procedimento é utilizado para o cumprimento da política de reembolso e devolução. É interessante lembrar que todo e qualquer serviço de compra online deve possuir sua política de reembolso e devolução.

No entanto, ela não deve ser vista como um ponto negativo. Além de ser exigida por lei, pode se tornar uma excelente maneira de conquistar novos clientes e fidelizar aqueles mais antigos.

Lembre-se: a informação corre muito rápido pela internet e é fácil procurar saber sobre a qualidade de um serviço ou uma loja. Muitas pessoas utilizam sites de reclamações e reivindicações, como o Reclame Aqui, para identificarem a reputação da empresa e como é o trato com seu cliente.

Imagine se um cliente está pensando em comprar seus produtos e, ao entrar nesse site, vê que sua loja não possui uma política de reembolso? Ele perderá toda a confiança, principalmente ao saber que não poderá fazer nada caso o produto não sirva ou não seja o mesmo das fotos.

É fundamental considerar a aplicação do direito do arrependimento, onde o cliente pode devolver um produto até sete dias úteis após o seu recebimento, sem nenhum ônus. Se prepare e invista na criação de uma política de reembolso exclusiva.

Use o sistema dos correios para te ajudar. Um dos serviços é inteiramente voltado para a devolução de produtos. Os correios recebem e enviam a encomenda de volta para o seu escritório, sem nenhum custo para o cliente. Esse tipo de serviço certamente se tornará um diferencial para sua empresa, além de ser uma excelente tática de pós-venda. Pense nisso!

E aí, o que achou do nosso artigo? Entendeu o que deve ser feito para integrar o sistema dos correios com as vendas? Está interessado em mais artigos como este? Então, assine nossa newsletter e receba todas as nossas atualizações em primeira mão. Estamos te esperando lá!

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