Como o WhatsApp Business pode melhorar o atendimento e gerar mais vendas

por | 26/02/2019 | vendas

Lembra-se do Facebook Marketplace? Pois então, agora surgiu o WhatsApp Business, um aplicativo que tem um objetivo parecido: ajudar as pequenas e médias empresas. Trata-se de uma ferramenta que tem muito potencial para colaborar com os negócios digitais e e-commerces dos empreendedores brasileiros.

Ele foi criado para facilitar interações entre empresa, clientes e potenciais clientes, mas aqueles que achavam que o app funcionaria apenas como para auxílio ou não passaria de “chatbot” sem custos, se enganaram, pois o WhatsApp Business tem muito potencial e é por este motivo que decidimos criar este artigo para ajudá-lo com o entendimento. Boa leitura!

O que é o WhatsApp Business?

Trata-se de um aplicativo, disponível, até então, apenas para Android, cujo objetivo é servir aqueles empreendedores que usavam o WhatsApp para os negócios, porém de uma forma mais direta e prática.

Alguns brincam dizendo que se trata de uma espécie de cruzamento do WhatsApp com o Slack, um serviço de mensagens com recursos mais inteligentes, tendo até algumas funcionalidades do Telegram presentes em sua versão para empresas.

Como ele funciona?

Trata-se de um aplicativo que oferece uma série de facilidades e especializações para o empreendedor, como mensagens mais rápidas e automáticas, métricas de fácil acesso e a possibilidade de trabalhar com etiqueta (Tags).

O WhatsApp Business permite que você importe seus dados diretamente do WhatsApp clássico e crie um perfil profissional para a sua empresa por meio de preenchimento de dados como nome, horários de atendimento, site oficial, produtos, serviços, endereço, entre outros.

Quais são seus diferenciais e vantagens?

Existem uma série de vantagens para o empreendedor em aderir ao Business, mas, para explicar isso, vamos conversar um pouco sobre cada uma das suas aplicações. Confira logo abaixo.

Cartão de visitas

Diferentemente do WhatsApp comum, aqui as suas informações ficam bem expostas, o que cumpre muito bem o papel de cartão de visitas. Por isso, frisamos a importância de fazer um bom perfil, somado a uma boa foto.

Mensagens automáticas e rápidas

É aqui que as pessoas se perdem bastante, pois esse recurso não se trata de uma espécie de “Chatbot”, mas como uma forma bem simplificada de um. É possível configurar coisas menores, como mensagem de boas-vindas para um primeiro contato com o cliente ou quando não há ninguém disponível para atendê-lo.

Já as mensagens rápidas são aquelas enviadas com bastante frequência. É possível salvar textos mais longos e ligá-los a atalhos simples, uma tecla específica, por exemplo — função inspirada no Telegram.

Um problema é que as mensagens automáticas exigem que o celular esteja online. Caso o aparelho não esteja conectado, o envio só será realizado assim que a conexão for restabelecida.

Métricas

Trata-se de uma função que tem quatro abordagens: mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas. Por enquanto, essas opções podem ajudá-lo a separar e controlar melhor a comunicação, mas é importante destacar que não é possível mensurar os motivos de cada uma delas ou identificar seus assuntos. Vale a pena analisar se essa limitação atende ao seu caso.

Etiquetas ou tags

Finalizando as novidades do app, temos as famosas tags. Uma das mais relevantes e importante mensagens do Business, por meio das etiquetas é possível catalogar contatos por tema ou assunto, por exemplo: novos clientes, pedidos novos, pedidos finalizados, SAC, em processo, pago etc.

O app também permite que você coloque uma etiqueta em mensagens desconexas, avulsas, o que é muito interessante, pois permite encontrar detalhes específicos ou atualizar status de produtos, por exemplo. É possível, também, editar novas tags, permitindo adaptações de acordo com as suas necessidades.

Outras funcionalidades

O WhatsApp Business não se limita apenas às funções citadas acima, ele mantém as funcionalidades presentes no app clássico, inclusive com a sua versão para web. O que o Business apresenta é uma forma de negócio complexa e passível de interação, aprendizado e evolução, tanto para a parte do empreendedor quanto dos desenvolvedores da ferramenta.

O potencial do WhatsApp Business de ser útil e de diminuir a necessidade de outras interações ou negócios diversos, como o e-mail ou alguma página específica é real.

Como baixar e instalar o WhatsApp Business?

É bastante simples colocar o app para rodar, mas vamos comentar a respeito para que você possa começar a usá-lo com agilidade e sem margem de erro. Confira:

  1. faça o download do aplicativo “WhatsApp Business” na Playstore do Android;
  2. acesse o aplicativo e concorde com os termos para continuar;
  3. forneça a permissão para que o aplicativo acesse os contatos, fotos e arquivos;
  4. insira o número de telefone comercial.

Caso você já esteja usando o número no WhatsApp clássico, o Business vai sugerir que você transfira o número para o novo app. Após isso, basta aceitar a transferência. Em seguida, ele restaurará o backup de mensagens para o número associado.

O nome do aplicativo instalado se dá por “WA Business” e, até o momento, ainda não é possível ter o mesmo número vinculado em ambas versões simultaneamente.

Como usar o WhatsApp Business para aumentar as vendas?

Para alcançar esse objetivo, existem algumas medidas que devem ser tomadas com relação às práticas no aplicativo. Dê uma olhada.

Perfil da sua empresa

Coloque o máximo de informações, de forma profissional e direta, a fim de deixar o seu cliente mais confortável, transmitir maior confiança e transparência com o seu negócio.

Métricas e análises

Faça bom uso das métricas de mensagens do aplicativo. O Business oferece estatísticas que podem ser úteis para análise sobre mensagens entregues, enviadas e lidas, algo semelhante a uma campanha de marketing.

Separe os dois aplicativos

E a única forma de fazer isso é usar os dois aplicativos de forma separada, o que só pode ser feito separando o número profissional do pessoal, prática muito positiva que contribuirá para o seu sucesso.

Defina tags de acordo com o funil de vendas

Esta prática é muito importante e consiste em separar os contatos e conversas para acompanhar o processo de leads e clientes de acordo com o funil de vendas.

Administre bem o canal

Tenha bem definido quem será o responsável pelo aplicativo, pois ele será o meio de comunicação primordial da sua empresa e, portanto, deve ser levado com muita seriedade.

Por fim, é necessário ficar sempre atento às inovações de mercado e possíveis atualizações e melhorias no sistema por parte das equipes responsáveis pelo WhatsApp Business. Trata-se de um aplicativo muito interessante para empresas e, certamente, agora você já está apto a fazer um bom uso dele e aplicá-lo em seu negócio.

E aí, gostou do nosso texto sobre o WhatsApp Business? Pois aproveite, então, para ler nosso outro artigo sobre as oito melhores práticas de atendimento para lojas virtuais e aprofundar-se no assunto!

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