Como ter a minha loja virtual integrada ao mercado livre?

por | 21/02/2019 | marketing digital

Quando a internet ainda ganhava força perante o público, era bem comum a desconfiança em relação às compras on-line. Com o tempo, porém, a aceitação dessa modalidade comercial cresceu.

Hoje em dia, o e-commerce é uma atividade bastante aceita e uma das possibilidades é ter uma loja virtual integrada ao Mercado Livre — uma das principais plataformas de vendas on-line globalmente.

O Mercado Livre é um site usado como ponto de venda por vários usuários, tanto pessoas físicas quanto jurídicas. Lá, os consumidores podem encontrar uma grande quantidade de opções em um mesmo local e fazer uma escolha mais bem informada.

Criado na Argentina em 1999, ele está presente atualmente em mais de 15 países. Hoje, ele é o 10º e-commerce mais acessado do mundo e estima-se que tenha mais de 150 milhões de usuários.

Quer entender por que e como sua loja virtual deve fazer parte dessa plataforma? Então, acompanhe a leitura a seguir e aprenda mais sobre esse assunto.

Por que fazer essa integração?

Ter uma loja virtual integrada ao Mercado Livre é um investimento a mais, tanto em dinheiro quanto em tempo. Porém, isso traz alguns benefícios consigo. Veja, a seguir, alguns exemplos.

Aproveitar um marketplace amplo

O principal trabalho do Mercado Livre é reunir diversos anúncios em uma plataforma segura, na qual os clientes podem confiar. Porém, esse efeito também é verdadeiro no sentido oposto: um marketplace agrega mais consumidores em uma mesma plataforma. Isso quer dizer que há mais oportunidades para captar interessados e contribuir com as vendas.

A menos que se tenha tempo, expertise e recursos para construir um canal de vendas que seja igualmente eficaz, é melhor aproveitar esse espaço. E se você tiver uma loja reconhecida pelo público, é ainda mais fácil se destacar em relação aos concorrentes.

Ter promoções e anúncios sincronizados

Uma das tarefas mais trabalhosas para quem precisa administrar mais de um canal de vendas é conseguir manter os anúncios, os preços e as promoções sempre atualizados. Se o cliente encontrar um valor reduzido no site e, em seguida, visitar a loja física da marca, ele provavelmente vai exigir o preço promocional anunciado on-line. A depender do caso, isso pode ser uma perda significativa de dinheiro.

Quando se tem uma loja virtual integrada ao Mercado Livre, por outro lado, é mais fácil minimizar esse problema. Isso porque qualquer mudança feita no e-commerce da empresa logo é replicada na plataforma. Assim, evita-se que haja esse tipo de desencontro ao longo do caminho.

Controlar as vendas de forma simplificada

O Mercado Livre oferece uma série de informações e estatísticas sobre as vendas. Dessa forma, é possível conhecer o perfil do cliente que já foi atraído, a frequência dos pedidos, o tíquete médio e outros dados relevantes para o negócio. Alguns deles podem ser difíceis de obter em outras plataformas.

Além disso, por ser um sistema integrado, não é preciso cruzar as informações coletadas do site da companhia com as do Mercado Livre, já que todas elas são apresentadas em uma mesma análise (e as fontes podem ser diferenciadas posteriormente). Assim, pode-se ter um entendimento geral do desempenho da companhia, assim como dos resultados obtidos em cada canal.

Passos para tornar a loja virtual integrada ao Mercado Livre

Agora que você sabe quais são os benefícios dessa integração, precisa aprender como colocá-la em prática no seu e-commerce. Para isso, destacamos quatro passos principais que devem ser seguidos. Acompanhe!

Escolha a plataforma de e-commerce certa

Pode até parecer óbvio quando se olha de fora, mas a funcionalidade de integração entre a loja virtual da empresa e seu perfil no Mercado Livre não é comum a todas as opções de e-commerce disponíveis. Se sua loja virtual não tem essa ferramenta disponível, é preciso migrá-la primeiro.

Ao contrário do que pode parecer, esse processo não é difícil. Basta encontrar uma nova plataforma e usar um arquivo de backup da loja anterior para preencher a maior parte dos dados. Pode ser necessário reconfigurar alguns itens, mas a estrutura básica pode ser mantida — o que poupa muito trabalho.

Conheça as características dos produtos

Uma das exigências para anunciar no Mercado Livre, seja por meio da integração com um e-commerce, seja por qualquer outro formato, é que o vendedor apresente todas as especificações do produto à venda. Isso inclui seu tamanho, seu peso, a voltagem de aparelhos elétricos e assim por diante.

A ideia é tanto facilitar o transporte da carga quanto esclarecer as características do item para o cliente. Nesse cenário, anúncios sem informação detalhada costumam ser um sinal de que o produto não é exatamente o que o consumidor procura ou de que o vendedor não é confiável. Ou seja, essa exigência é também uma forma de manter a boa imagem dos anunciantes.

Desenvolva um anúncio mais eficaz para o produto

Quando se fala em qualidade do anúncio, uma loja virtual integrada ao Mercado Livre funciona com certas configurações de texto e imagem. Assim, o título deve ter até 60 caracteres e a imagem precisa ter pelo menos 800 pixels de definição, por exemplo. Além disso, é proibido divulgar informações sobre as redes sociais da marca na descrição do produto.

Em geral, pode ser que se leve um tempo até se acostumar completamente com essas regras. Rapidamente, porém, é possível perceber que elas beneficiam a credibilidade da loja no marketplace.

Invista na qualidade do atendimento

É essencial lembrar que a reputação de uma loja no Mercado Livre é regulada quase inteiramente pela avaliação dos clientes. Se eles começarem a avaliá-la negativamente, será mais difícil atrair novos compradores no futuro.

Por isso, a melhor opção para maximizar os resultados é ter um sistema de atendimento eficaz e rápido. Estabeleça um horário para responder às mensagens de dúvidas, informe os clientes antecipadamente sobre possibilidades de atraso e mudanças nos pedidos e assim por diante. Além disso — e acima de tudo —, seja bem-educado: nada é pior para a reputação de uma loja do que um vendedor grosseiro.

Entendeu o valor de ter uma loja virtual integrada ao Mercado Livre? Então, invista nessa conexão! Acha que vai precisar de ajuda para essa tarefa? Então, entre em contato com a gente e saiba como podemos ajudar a melhorar seu desempenho em e-commerce.

LIGUE 47 3055-2655

Fale com um especialista

icone whatsapp Glaucia

Glaucia

Chat direto clicando no ícone

Cadastre seu e-mail e fique atualizado sobre boas práticas de e-commerce. SEM SPAM 🙂

site-seguro
plataforma-workconnection
google-safe-browsing

Rua Emmerich Ruysam, 214 - Sala 03- Vila Nova  - Jaraguá do Sul - SC
Todos os direitos Reservados ©2018