Como um sistema de vendas bem-estruturado ajuda na otimização de resultados?

por | 24/01/2018 | vendas

Com a facilidade de acesso à internet, é comum buscarmos informações acerca de um produto antes de efetuar uma compra, o que torna o processo de vendas ainda mais complexo para as empresas. Por isso, estruturar o sistema de vendas ajudará tanto a equipe desse setor quanto a responsável pelo marketing do seu negócio.

Independentemente do segmento, sua empresa precisa de uma estratégia sólida para se destacar perante os concorrentes. Se você ainda não sabe ou tem dúvidas sobre como estruturar suas vendas, não deixe de ler este artigo! Vamos lá?

O que é um CRM?

Antes de explicarmos os benefícios de um CRM para a sua empresa, você precisa entender primeiro o que é essa ferramenta.

A sigla significa Customer Relationship Management, ou em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente. Porém, é importante destacar que não se trata apenas de um software de gestão, mas de um conjunto de práticas e estratégias de negócio focado no cliente.

Um e-commerce, por exemplo, manterá um banco de dados detalhado de cada cliente, podendo gerenciar e analisar todas as interações feitas entre ambas as partes. Com isso, o atendimento futuro desses consumidores ficará cada vez mais personalizado.

Com tantas informações sendo atualizadas em tempo real, o cenário será mais favorável para as equipes tomarem as melhores decisões para o momento do contato.

E para que você entenda mais sobre o CRM, daremos alguns exemplos de softwares:

  • RD Station: é um dos mais utilizados na América Latina e uma das soluções mais completas atualmente;
  • Sales Force: é o software que leva o nome da empresa e tem grande alcance global;
  • Sales Hub: esse CRM é o produto de uma das maiores empresas de inbound marketing do mundo, a HubSpot.

O ponto de destaque é que eles permitem que seja feita a integração com as principais plataformas de e-commerce do mundo, como Magento, WooCommerce e Shopify.

Qual a importância do CRM para o e-commerce?

As plataformas de CRM são amplamente conhecidas no mundo dos negócios como softwares que servirão de apoio para que as estratégias para fortalecer o relacionamento sejam colocadas em prática. Entretanto, muitos empreendedores desconhecem ou tem dúvidas sobre os benefícios desse sistema para seus negócios.

O CRM dispensará todos os processos manuais que se tornaram obsoletos e impediam o progresso do seu negócio. De maneira simples, a plataforma organizará todos os dados dos clientes, fazendo com que seja fácil e rápido acessá-los.

Sua empresa ainda utiliza planilhas sem fim e lembretes em notas adesivas para entrar em contato com um cliente? Se sim, temos uma péssima notícia para você: sua empresa está perdendo dinheiro!

Mas tenha calma! Mostraremos agora as vantagens do CRM na estruturação do seu sistema de vendas. Acompanhe!

Quais os benefícios de usar um sistema de vendas?

Agora que você já entendeu o que é e qual a importância de utilizar um CRM, veja alguns benefícios que esse software trará para a sua empresa:

Centralização das informações

O primeiro benefício que devemos abordar é o fato de você poder centralizar todas as informações. Em outras palavras, todos os dados pertinentes sobre os clientes estarão reunidos e organizados em um único lugar.

Você lembra que falamos sobre as planilhas sem fim? Isso não foi à toa e você entenderá o motivo. Apesar de manterem a organização, elas dificultam o acesso rápido a algum dado — o que não ocorre com um CRM.

Além disso, caso o software esteja hospedado na nuvem, você pode acessar de qualquer lugar e a qualquer momento. E mesmo se alguém da sua equipe atualizar um dado do cliente, todos terão conhecimento em tempo real.

Já com uma planilha, isso ficará mais complicado, concorda?

Fidelização dos clientes

Toda empresa quer gerar vendas, correto? No entanto, não se esqueça de que fidelizar um cliente é tão importante quanto conquistar novos.

Começamos o texto falando sobre os novos hábitos de consumo, lembra? Se um cliente comprou no seu e-commerce, significa que ele te deu um voto de confiança. Portanto, procure conquistá-lo e mantê-lo como seu cliente. Para isso, você precisa entendê-lo melhor — e o CRM te ajudará nesse sentido.

Com o software, sua empresa terá mais dados acerca do cliente, permitindo melhorar o atendimento na próxima compra, aumentar a qualidade do produto e mais uma série de vantagens.

Maior conhecimento sobre os clientes

Apesar de importantes, informações básicas como nome, telefone e endereço não são suficientes para você conhecer os gostos e preferências do seu público.

Relacionamento é a palavra de ordem do momento para qualquer negócio. Nesse sentido, é essencial conquistar a confiança do consumidor para que sua empresa consiga se aproximar ainda mais dele.

Documente todas as interações que forem feitas com o seu cliente, entenda quais são os horários que ele mais gosta de ser atendido e por que ele está procurando — ou comprou — o seu produto.

Essas informações, apesar de parecerem básicas, ajudarão a sua equipe a analisar com mais propriedade o perfil do consumidor e oferecer o que ele realmente vem buscando.

Com esse acompanhamento mais detalhado, sua empresa terá mais conhecimento sobre o seu cliente e você poderá entender como anda a produtividade da sua equipe.

Aumento de produtividade da sua equipe

Além de trazer os benefícios citados anteriormente, o CRM fará com que sua equipe — marketing, vendas, atendimento, entre outros setores — seja mais produtiva.

Por fornecer relatórios detalhados sobre os seus clientes, a ferramenta ajudará a otimizar os processos e torná-los ainda mais eficientes, o que será possível com a automatização de algumas tarefas.

Com isso, sua equipe de vendas, por exemplo, poderá direcionar os seus esforços para tarefas que demandam mais atenção e que geram mais resultados para o seu negócio.

Além da melhora significativa na produtividade, o gestor poderá acompanhar se existe algum processo que ainda precisa ser otimizado ou implementado no futuro.

Portanto, se você possui uma loja virtual — ou pretende criar uma — e precisa gerar mais vendas, chegou o momento de considerar estruturar seu sistema de vendas com um CRM. Todos os benefícios citados acima são pontos importantes que devem ser levados em consideração.

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