Como vender pela Internet: as 6 estratégias mais eficientes

por | 21/11/2018 | vendas

Administrar um varejo e vender bem sempre foi um desafio. Conseguir um espaço para sua loja, manter um influxo bom de compradores, fechar a maior parte dos negócios, entre outras metas, sempre foram uma preocupação nesses empreendimentos.

Porém, com a chegada da tecnologia surgiu uma nova questão: como vender pela internet? E, acredite, essa pergunta é mais importante do que nunca para as empresas, independentemente do tipo.

Seja você alguém que pretende abrir um varejo, vender os próprios produtos ou que já é dono de uma pequena ou média loja, estar presente na internet é fundamental para alcançar um bom desempenho de vendas. Não é necessariamente o caso de migrar totalmente para uma plataforma virtual, mas ela certamente vai contribuir para os seus negócios.

Se você começou sua loja virtual recentemente e está com dúvidas sobre como melhorar seu desempenho e rentabilidade, não se preocupe. Vamos dar algumas dicas para elevar seus resultados e consolidar seu e-commerce. Acompanhe logo abaixo.

1. Otimize seus investimentos

O primeiro erro de muitos varejistas que ainda estão aprendendo como vender pela internet é tentar colocar recursos demais na promoção e consolidação de sua loja virtual. Não entenda errado, você precisa investir para conseguir tirar alguma rentabilidade daqui a algum tempo, mas isso não significa que absolutamente todos eles sejam necessários ou, até mesmo, úteis.

O ideal para um novo e-commerce é focar apenas no que é necessário. Você precisa de um site feito a partir do zero por meio de um código fonte? Ou basta apenas escolher um layout básico e personalizá-lo? Esta e muitas outras escolhas são bem importantes para determinar suas chances de retorno.

Pense no que seria absolutamente necessário para ter uma loja funcionando na internet, adicione as opções que prometem trazer maior retorno financeiro e só depois faça seu investimento.

2. Tenha dados para embasar suas decisões

Passou-se a época das decisões tomadas puramente “por experiência” ou com base em “intuição”. Esse tipo de atitude é bem problemático para uma empresa, especialmente considerando que há cada vez mais recursos disponíveis para captar e processar informação por meio da internet. Não usá-los é, no mínimo, um grande desperdício de energia e recursos.

Antes de tomar uma decisão sobre seu varejo, lembre-se que você pode rastrear dados sobre quase todos os visitantes que aparecem na sua loja, além de perguntar outras informações aos clientes contratados.

Certos dados, como os produtos mais vendidos, tempo de esperar entre o primeiro contato e a compra, mudanças nas preferências de seus clientes, entre outros, vão ajudar consideravelmente na hora de lidar com uma decisão mais difícil.

3. Saiba como vender pela internet nas redes sociais

Se você já tem um uma página para a sua loja nas redes sociais, uma boa forma de começar e aprender como vender pela internet é anunciar seus produtos nelas. Não só compartilhando as páginas dos seus produtos, mas vinculando essas ofertas diretamente ao perfil. Talvez você não saiba, mas muitas dessas redes sociais, como Facebook e Instagram, já têm uma ferramenta de vendas.

Essa união pode ajudar você a diminuir sua carga de trabalho, pois será possível administrar seus anúncios ao mesmo tempo em que gerencia suas redes sociais.

Além disso, já é comprovado que elas são um ótimo lugar para promover seus produtos, desde que saiba como usá-las. Porém, uma vez que você conquiste o domínio sobre esses recursos, poderá usá-los com mais facilidade.

4. Invista em anúncios e campanhas

Uma campanha bem planejada é a diferença entre uma ótima temporada de vendas e um mês de prejuízo. É verdade que, na internet, também há muita ênfase na captação orgânica de visitantes, mas isso não significa que ela será suficiente para suprir todas as necessidades de uma empresa. Sem campanhas para aumentar vendas e anúncios para captar novos leads, seu negócio dificilmente crescerá.

O planejamento de uma campanha é um processo complexo e deve ser executado com cuidado. Primeiramente, determine qual é o público que você deseja alcançar e qual é o objetivo final desse investimento.

Avalie suas chances de sucesso, qual é o retorno esperado e como você pode conduzir tudo para minimizar prejuízos. Cada minuto pensando em prevenção e planejamento é uma semana a menos tentando remediar erros mais tarde.

5. Coloque seus produtos em marketplaces

Para aqueles que não sabem, o termo “marketplace” é usado para representar um lugar em que produtos e serviços são comercializados abertamente.

Diferentemente da sua loja, você terá que partilhar esse espaço com outras pessoas que também querem vender a própria mercadoria. Mercado Livre, Enjoei, entre outros sites, são bons exemplos de marketplaces na internet hoje em dia.

Se o seu varejo trabalha com produtos de autoria própria, não apenas com revenda, vale a pena associar sua loja virtual com alguns desses sites. Dessa forma, você terá como vender pela internet com mais credibilidade e aumentará suas chances de ser visto.

Apenas esteja pronto para encarar a concorrência, pois seus leads vão comparar seus produtos com vários outros similares de várias outras lojas ao mesmo tempo.

6. Foque em um nicho específico

Por fim, mas não menos importante, ser específico geralmente é mais importante do que ser abrangente quando se trata de relações empresariais. Por mais que seja tentador buscar um público tão grande e diverso quanto possível, isso pode não contribuir com suas vendas.

Na verdade, tentar agradar todos esses grupos diferentes ao mesmo tempo é uma tarefa impossível e sua tentativa é extremamente cara.

O ideal para otimizar sua relação custo-benefício é fazer o contrário: buscar um nicho de mercado bem mais específico e fazer com que sua loja virtual se volte o máximo possível para ele.

Isso significa que, após uma campanha ou inserção de um novo produto, a taxa de retorno diante dos seus investimentos será consideravelmente mais alta. Se esse nicho for pouco explorado no mercado e houver uma boa demanda para ele, então você terá uma grande vantagem.

Agora que você tem todas estas dicas, sabe um pouco melhor como vender pela internet e melhorar o faturamento do seu e-commerce. Se quiser continuar acompanhando mais informações que podem ser o diferencial para o seu negócio, siga-nos no Facebook, Instagram, Twitter, Google+ e LinkedIn e fique sempre por dentro de nossas novidades.

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