Consultoria em e-commerce: o que considerar antes de contratar?

por | 14/02/2019 | ecommerce

O comércio online nem sempre foi a melhor maneira de conseguir vendas, afinal, o consumidor costumava se sentir desconfiado por não ver o produto antes de pagar. Felizmente, com a popularização da internet, ficou bem mais lucrativo criar uma loja virtual. Porém, conseguir o retorno desejado ainda é uma tarefa bem mais complexa do que aparenta, e, por isso, o serviço de consultoria em e-commerce pode ser muito útil.

A princípio, é possível que não pareça um investimento tão importante, mas se você considerar a quantidade de negócios que surgem e não sobrevivem em seu primeiro ano de vida por falta de orientação, não é difícil entender por que esse tipo de ajuda é fundamental. Claro, você ainda precisa saber escolher um consultor que se encaixe nas necessidades da sua empresa.

Quer entender mais sobre o tema? Então acompanhe.

Por que o e-commerce precisa de consultoria?

Será que você entende mesmo o que uma consultoria em e-commerce pode fazer por você? Conheça alguns exemplos de serviços que um profissional dessa área faz para contribuir com a abertura de uma nova loja virtual:

1. Olhar imparcial sobre a empresa

Por mais que você tente ser frio e objetivo, quando estiver avaliando sua própria empresa, sempre haverá alguma implicação e um pouco de sentimento envolvidos. É melhor admitir isso do que começar a tomar decisões ruins e perder o desempenho do seu negócio.

Com o olhar de fora, um profissional experiente poderá formular opiniões eficientes sobre o seu negócio. Por mais que os comentários doam, eles podem ser necessários para manter a saúde da empresa.

2. Experiência de mercado

Se você nunca trabalhou com e-commerce antes, então, certamente, vai ter incontáveis dúvidas e cometer alguns erros ao longo do processo. É impossível conseguir experiência sem passar por algo assim, mas isso também significa sacrificar um pouco da sua rentabilidade.

Buscar a consultoria em e-commerce é uma forma bem prática de conseguir know-how para seu negócio imediatamente. Assim, você ganha um pouco desse conhecimento prático sem sacrificar o rendimento inicial de sua loja.

3. Controle eficiente de prazos

Por fim, mas não menos importante, seguir prazos é uma parte essencial do trabalho, e isso independe da empresa. Sem uma agenda sólida, você pode sofrer diversas consequências, desde diminuir a coordenação de tarefas, até a perda de uma janela de oportunidade.

Seguir prazos é difícil quando se está todo o tempo conectado com o dia a dia das tarefas — sempre haverá uma coisa ou outra que você quer ajustar, flexibilizar etc. Ter outra pessoa reforçando a importância de certas datas é uma boa forma de minimizar esse problema.

O que buscar em uma consultoria em e-commerce?

Depois de entender a importância desse serviço, é hora de saber como fazer a escolha certa para o seu consultor. Dentro os critérios que você pode avaliar, estes 5 são os mais importantes.

1. Buscar alguém que entenda seus objetivos

O primeiro passo para que o serviço de consultoria gere bons resultados é que o profissional responsável entenda o que você busca com seu e-commerce. Não só em termos de vendas e faturamento, mas também na sua reputação, posicionamento no mercado, valores, entre outras coisas.

Claro, o consultor vai fazer o melhor possível para atender ao seu pedido, mas ele também tem uma visão própria sobre como esse tipo de negócio deve ser. Caso essas perspectivas não se combinem muito bem, vale a pena procurar outro profissional mais alinhado com sua perspectiva.

2. Contratar um profissional que conheça o nicho em que você atua

Outro ponto que contribui muito para o sucesso da consultoria em e-commerce é o entendimento específico do seu setor e de como ele funciona. Digamos, por exemplo, que você venda camisetas personalizadas. Alguém que trabalhou mais com alimentos não vai ter a mesma expertise de mercado que você precisa.

É verdade que você não precisa ser de nenhum setor específico para administrar uma loja, mas saber como ela funciona é um diferencial considerável. Se você encontrar um profissional que já prestou consultoria para outros e-commerces no seu nicho, será uma opção mais adequada.

3. Considerar a experiência como um diferencial

Um consultor que já atua no mercado há certo tempo conhece diferentes nichos e tem uma boa taxa de sucesso. Sendo assim, esse perfil de profissional oferece uma vantagem maior do que a média, pois mesmo não tendo atuado no seu setor específico, por exemplo, o conhecimento acumulado ainda será útil.

Você não precisa considerar esse como o critério mais determinante. Na verdade, ele deve ser comparado com outros fatores, como a taxa de sucesso em seus serviços. Não adianta muito contratar alguém que tenha 10 anos de mercado e mal consegue equilibrar o orçamento inicial que recebe.

4. Contar com a avaliação de outros clientes

Independente dos outros pontos, o melhor termômetro para a qualidade do trabalho de consultoria em e-commerce é a opinião de seus antigos clientes. Afinal, quando um profissional não faz um bom serviço, as pessoas certamente vão expressar suas opiniões.

A maioria dos negócios oferece uma lista de casos de sucesso para novos visitantes e prospects, o que pode ser um bom lugar para começar. Mas, para evitar a informação incompleta, o ideal é buscar outras fontes, como sites de opinião, por exemplo. Quanto mais dados você tiver, melhor.

5. Procurar a melhor relação custo x benefício

Depois de levar todos os fatores acima em conta, é hora de ver o quanto esse serviço vale e o quanto ele custa. Em alguns casos, o profissional mais caro não é o de maior valor, nem o mais barato é o de menor valor.

Primeiro, veja o quão bem qualificada a empresa fica sob esses critérios. Em seguida, compare o benefício que você espera receber com o valor cobrado. A melhor proporção entre os dois, mas que ainda esteja dentro do seu orçamento, é o ideal.

Para contratar uma boa consultoria em e-commerce, portanto, é necessário verificar o que vai, de fato, atender suas necessidades. Então, esteja atento ao que seu negócio precisa e confie, também, na avaliação dos diversos tópicos que descrevemos para ajudá-lo.

Agora que você tem essas dicas, pode escolher a consultoria em e-commerce que melhor se encaixe em sua empresa. Se quiser conhecer uma empresa agora mesmo, entre em contato com a WorkConnection e veja como podemos contribuir com sua loja virtual.

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