Descrição de produtos: descubra por que ela é tão importante para sua loja virtual

por | 17/04/2018 | ecommerce

Para quem já está habituado a vender em lojas físicas, olhando no olho do cliente, partir para o e-commerce pode ser um desafio. Afinal, é preciso comercializar itens sem ver o comprador pessoalmente e sem perceber as suas reações diante da venda. Por isso, é de extrema importância cuidar da descrição de produtos.

Somente por meio de mercadorias corretamente descritas, será possível evidenciar as vantagens da compra daquele item. Ficou interessado em mais detalhes sobre o assunto? Está tudo logo abaixo!

Descubra a importância da descrição de produtos

É no momento em que um visitante de uma loja virtual analisa um produto que ele toma a decisão de comprá-lo ou de desistir do negócio. Saiba como isso acontece.

Torna os benefícios do produto mais tangíveis

Na loja física, o consumidor pode tocar e até experimentar o item, enquanto na loja virtual, isso não é possível. Para contornar essa situação, você precisa que a descrição dos produtos os tornem mais tangíveis.

Sendo assim, uma descrição de produtos que realmente vende não fica limitada apenas aos dados técnicos. Conhecendo o perfil do seu cliente, é possível descrever sentimentos e sensações que a mercadoria em questão proporcionará a ele. É como falar da liberdade e do prazer em dirigir um carro conversível ou do conforto e do aconchego de um suéter.

Ajuda a convencer o cliente

Como você não tem um vendedor ao lado do cliente na loja virtual, é necessário cuidar para que a descrição de produtos tenha a capacidade de convencer o cliente a efetuar a compra. Uma mercadoria bem descrita a torna necessária para o comprador. Ele entende que precisa ter aquele objeto para suprir as suas necessidades.

Aumenta as taxas de conversão

O aumento das vendas passa a ser consequência de tornar a mercadoria tangível para o cliente e de convencê-lo de que precisa daquele item. A jornada de compra fica mais natural para o comprador, pois ele compreende melhor o que está adquirindo e fica satisfeito por isso.

Percebeu como a descrição de produtos é de extrema importância para o sucesso de uma loja virtual? Para que você acerte ao descrever suas mercadorias, veja abaixo algumas dicas valiosas.

Conheça o perfil do cliente

Antes de começar a descrever os seus produtos, você precisa definir o perfil do seu cliente. Identifique as suas principais características, os objetivos e as necessidades. Depois, registre essas informações em um local acessível. Ali, estará a caracterização da pessoa que compra da sua empresa. É interessante até dar um nome a ela.

Assim, ficará mais fácil fazer uma descrição de produtos arrebatadora. Leia as características do seu cliente e descreva a mercadoria como se estivesse conversando com essa pessoa. Utilize o mesmo linguajar e enfatize as características do produto que mais atendem às necessidades do seu público.

Seja claro e conciso

No entanto, não é interessante exagerar e tornar a descrição de produtos uma verdadeira novela. Portanto, tenha cuidado para não se alongar demais e deixar o texto cansativo para a leitura. Evite parágrafos extensos e habitue-se a ler a descrição em voz alta para conferir se ficou fácil de ser compreendida.

Outra dica: tome muito cuidado com os deslizes no português. Erros de digitação e ortografia afugentam os compradores.

Ofereça informações técnicas completas

O comprador não pode ter dúvidas no processo de compras ou desistirá da ideia. Assim, além de entregar uma descrição que converse com o consumidor, você precisa apresentar todas as características técnicas do produto, como medidas, peso, material no qual é fabricado, entre outros. Enfim, tudo que possa ser importante para o cliente deve estar descrito.

Aqui, os erros de digitação são ainda mais comprometedores. Uma letra errada, como o tamanho P ou G de uma peça de roupa, já será o suficiente para confundir o comprador.

Seja original

Redigir uma descrição de produtos que seja convincente e com todos os dados técnicos é trabalhoso. Nesse momento, acaba batendo a tentação de copiar a descrição do site do fabricante do produto ou do concorrente que vende a mesma mercadoria. Não cometa esse erro!

Ao copiar o material de outros sites, buscadores, como o Google, interpretam isso como plágio e penalizam a atitude por meio do posicionamento em suas buscas. Assim, a loja virtual que copia das outras jamais ficará no topo das pesquisas orgânicas. Portanto, seja original e diferencie-se dos seus concorrentes.

Outro problema em copiar material de outros sites é a possibilidade de haver erros e você não perceber, tornando a descrição ainda menos atrativa.

Utilize técnicas de SEO

Como você já conhece o seu cliente e escreverá um texto para descrever suas mercadorias para ele, aproveite e faça uso das técnicas de SEO. Essa é a sigla para Search Engine Optimization, que significa otimização para motores de busca. Ou seja, identifique as palavras-chave que o seu consumidor mais usa em suas buscas no Google e elabore o texto utilizando esses termos.

Porém, tenha cuidado para que essas palavras-chave sejam incluídas de forma fluida, de modo a não deixar o texto forçado. Outra dica é colocar esses termos no título da página e na descrição de imagens, mas sempre de maneira natural.

Aproveite as reviews de clientes

As pessoas tendem a confiar mais quando outro consumidor descreve um produto do que nas palavras de um comerciante. Por outro lado, o usuário de Internet gosta de se expor cada vez mais na rede, e fazer reviews de produtos é uma das maneiras preferidas de se mostrar.

Aproveite essa situação para vender mais. Na descrição de produtos, disponibilize um espaço para que os seus consumidores registrem suas opiniões e dúvidas sobre o item. Até mesmo registros negativos podem ser interessantes, dependendo da resposta que você der. Isso mostra aos demais clientes que você é honesto e preocupa-se com a satisfação deles.

Especifique garantias, custos, devolução e demais informações

Para que o cliente se sinta completamente seguro para efetuar a compra, a descrição de produtos precisa conter todos os detalhes da transação. Portanto, não deixe de mencionar o prazo de garantia, todos os custos envolvidos, o processo para devolver a mercadoria e como entrar em contato com a sua empresa.

Esse será o arremate final para uma descrição de produtos convincente. Adotando todas essas dicas, o caminho para o sucesso da sua loja virtual será mais fácil.

Para continuar nessa trilha, é imprescindível acessar dicas valiosas como essas que acabou de ler. Assim, não deixe de seguir as nossas redes sociais. Estamos no Facebook, no LinkedIn e no Instagram. Vamos lá!

 

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