Descubra já como reduzir o custo de frete em sua loja virtual

por | 03/05/2018 | ecommerce

Depois de muito esforço, você conseguiu montar uma loja virtual atrativa. Oferece produtos desejados pelo seu público a preços interessantes, tudo muito bem descrito e com belas imagens. Apesar de tudo isso, as vendas não decolaram. Talvez, o problema esteja na logística implementada e a saída está em reduzir o custo de frete.

Apesar de não ser uma despesa da sua empresa — a não ser que ofereça frete grátis — o valor do envio é fator de extrema importância para a loja virtual, pois pode fazer com que seus clientes desistam da compra. Sendo assim, descubra agora como reduzir o custo de frete do seu e-commerce!

Feche contrato com os Correios

Com a substituição das cartas pelas mensagens eletrônicas, os Correios ficaram dependentes do serviço de envio de documentos e mercadorias para sobreviver. Sabendo disso, a empresa tem dedicado muitos esforços em melhorar o seu atendimento e a sua logística. Além disso, vem buscando atrair novos clientes recorrentes por meio de contratos.

Atualmente, os Correios possuem pacotes de serviços que atendem desde os microempreendedores até as grandes corporações. Segundo a empresa, a quantidade mínima de remessas para uma empresa se tornar parceira é de 66 encomendas por mês. Considerando que as lojas virtuais vendem mesmo em finais de semana e feriados, obtemos uma média pouco maior que 2 vendas por dia.

Para fechar um contrato com os Correios, você deverá procurar o atendimento da agência de sua preferência munido dos seus documentos e os da empresa. Após uma análise que dura entre 30 e 60 dias, o contrato será liberado. De acordo com a estatal, é possível reduzir o custo de frete em torno de 30%.

Além disso, a empresa oferece outros serviços para quem fecha contrato. Entre eles estão a coleta programada e a logística reversa. Com esses benefícios também é possível reduzir custos, como o de deslocamento para postar as encomendas.

Pesquise todas as operadoras

Apesar dos Correios serem dominantes na prestação de serviços às lojas virtuais, existem outras empresas de logística que estão investindo pesado para atrair esse público. Algumas são criadas especificamente para atender ao e-commerce, como a Mandaê, por exemplo. Há também serviços de pesquisa do frete com o menor custo, como o site Melhor Envio.

Por conta da forte concorrência, essas empresas precisam oferecer ótimo atendimento e preços muito competitivos para atrair clientes. Como você sabe disso, use essa informação para o seu benefício.

Outra vantagem das transportadoras particulares é que elas não sofrem com o movimento grevista que ocorre todo ano entre os funcionários dos Correios.

Portanto, verifique as operadoras logísticas que atendem à sua região e pesquise bastante. Fique atento também à capacidade da empresa de entregar onde os seus clientes estão e se transportam o tipo de mercadoria que você vende.

Negocie com as transportadoras

Conforme o volume de vendas da sua loja virtual vai aumentando, não deixe de continuar negociando em busca de reduzir o custo de frete. Tanto os Correios quanto as transportadoras particulares possuem condições melhores para empresas que possuem volume maior de encomendas.

Além de diminuir o valor de envio, é possível conseguir outros benefícios com a negociação, como embalagens ou coletas sem custo. Portanto, sempre mantenha um bom diálogo com as operadoras que atendem a sua empresa.

Acompanhe indicadores de desempenho

Da mesma maneira que é importante acompanhar diversas métricas da loja virtual, como o ROI e ticket médio, para administrar a logística do e-commerce também é preciso ficar de olho em alguns indicadores.

Será por meio do acompanhamento de algumas métricas que você saberá se os resultados alcançados estão de acordo com as metas estabelecidas ou se estão tomando outro caminho. Essa é maneira mais organizada e precisa de administrar os gastos de uma loja virtual.

Entre os indicadores que podem facilitar na busca em reduzir o custo de frete estão:

  • frete sobre o valor do faturamento;
  • gastos com logística reversa;
  • taxa de abandono de carrinho;
  • custos com não conformidades na entrega;
  • percentual de avarias no transporte.

Além dos citados, você pode definir outros relacionados com a realidade que a sua empresa está inserida. O importante é monitorar o desempenho e buscar melhorar a performance.

Planeje o roteiro da entrega

Caso o seu e-commerce tenha uma abrangência local, como supermercados e lanchonetes, é fundamental planejar o roteiro de entrega para conseguir reduzir o custo de frete. Verifique quais são as rotas mais econômicas para chegar às principais áreas que atua e as estabeleça como regra.

Se tiver a flexibilidade para escolher o momento para realizar a entrega, será mais interessante. Assim, poderá esperar o veículo encher para aproveitá-lo melhor e efetuar as viagens em horários de menor trânsito. Dessa maneira, conseguirá economizar combustível e diminuir os custos de entrega.

Use a tecnologia para controlar e otimizar as entregas

Planejar as rotas de entrega como sugerido no tópico anterior nem sempre é fácil. Para facilitar, existem tecnologias capazes de fazer todo o trabalho difícil. Por meio de softwares e dispositivos de GPS instalados nos veículos, é possível estabelecer as rotas mais econômicas e rápidas.

Além disso, o administrador poderá saber a localização de todos os entregadores e ser avisado caso algum saia da rota. Isso impedirá que os veículos da empresa sejam usados indevidamente, o que gera custos desnecessários.

Escolha a embalagem ideal

A definição da embalagem que será utilizada para acondicionar a mercadoria durante o seu transporte é de fundamental importância. Por um lado, ela precisa ser resistente para aguentar a movimentação nem sempre cuidadosa dos entregadores. Por outro, não pode ser cara a ponto de gerar alto impacto no custo do frete.

Use a criatividade e verá que é possível utilizar uma embalagem leve, resistente e barata. Poderá ainda estampar alguma mensagem chamativa em seu exterior. Afinal de contas, o embrulho será manipulado por diversas pessoas que poderão vir a ser clientes da sua loja virtual também.

Aqui você já deve ter percebido como é importante reduzir o custo de frete em sua loja virtual. Mais do que isso, essa atitude é vital para a sobrevivência de qualquer e-commerce. E para desenvolver cada vez o seu projeto de faturar alto na Internet, não deixe de acompanhar as nossas postagens nas redes sociais. Estamos no Facebook, LinkedIn e Instagram.

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