É possível integrar vendas online e offline? Descubra já!

por | 08/05/2018 | ecommerce

Pensa em aumentar as vendas do seu comércio abrindo uma loja virtual, mas tem medo de não conseguir administrá-lo? Esse receio é compreensível. Afinal, você sabe que terá novas responsabilidades e talvez não tenha tempo de tomar conta de tudo. Para resolver esse impasse, você precisa saber integrar vendas online e offline.

Mas isso é possível? Sim, não apenas é possível, mas altamente aconselhável integrar vendas entre os diversos canais. Você perceberá que essa decisão fará com que a administração do negócio se torne mais profissional e assertiva. Vamos descobrir algumas dicas para isso?

Entenda a jornada de compra

O consumidor atual está sempre conectado à Internet. Smartphones com cada vez mais capacidade de processamento permitem às pessoas acessar a rede muito mais facilmente.

Assim, é bem provável que o seu cliente resolva entrar no site da sua empresa antes de chegar à loja. Nem que seja para saber o endereço ou o horário de funcionamento, o acesso é quase certo.

Alguns outros clientes podem acessar seu site ao visitar uma loja concorrente para fazer uma comparação de preços. Há, ainda, os que entrarão no site após a compra para fazer elogios, reclamações ou tirar dúvidas.

Sendo assim, você precisa estudar o comportamento do seu consumidor em sua jornada de compra. Ou seja, precisa entender que caminho ele costuma seguir desde a ideia de comprar algo, passando pela pesquisa, fechamento do negócio e relacionamento pós-compra.

Com essas informações, é possível tornar a jornada de compra mais simples para o cliente. Isso fará com que a conversão de visitas em vendas seja mais frequente. Um exemplo para entender melhor: certa rede de loja de roupas percebeu que seus clientes tinham receio em comprar online por conta da necessidade de ajustes na peça ou trocas devido ao tamanho.

Essa empresa passou a divulgar que o consumidor poderia, se necessário, solicitar o ajuste ou a troca em qualquer unidade da rede. Essa postura encorajou os visitantes a finalizarem suas compras online.

Capture informações em todos os canais de comunicação

Sabendo que os consumidores atuais utilizam os diversos canais para efetuar suas compras, é importante que a sua empresa tenha o cuidado de capturar informações em todos os canais em que atua.

Esses dados serão valiosos ao facilitar a estruturação de uma estratégia de gestão. Uma rede social, por exemplo, não deve ser usada apenas para fazer propaganda de produtos. Os mesmos clientes que entram na sua loja física também estão na rede social, mostrando para todo mundo os seus gostos, costumes e necessidades. Por que não aproveitar essas informações?

O sentido inverso também funciona muito bem. Adote o hábito de conversar com os compradores que vão à sua loja para tentar identificar suas necessidades e tente supri-las, tanto online quanto offline.

Conheça o seu cliente

Ao integrar vendas online e offline, você necessariamente utilizará sistemas informatizados, pois não tem como vender na internet sem uma boa plataforma. O bom disso é que esses recursos permitirão manter um cadastro atualizado de todos os seus clientes, inclusive os da loja física.

É isso mesmo que você entendeu: a mesma plataforma usada para criar e administrar uma loja virtual também serve para facilitar a gestão da loja física. E uma das maneiras é ajudando a conhecer melhor o seu cliente.

Porém, não adianta ter informações e não fazer uso delas. Ao conhecer o “freguês”, é possível traçar um perfil de seus hábitos de consumo e suas necessidades. Assim, fica mais fácil fazer ofertas ativas para essas pessoas.

Veja um exemplo: sabendo que seu cliente fez uma compra na internet de um par de tênis para corrida, pode ser interessante aproveitar a sua visita à loja física para oferecer meias e roupas para treino. Ou ainda, se a compra foi feita há bastante tempo, pode ser que esteja precisando de um novo par.

Use informações obtidas online para otimizar o atendimento offline

Ao integrar vendas e conhecer melhor o cliente e sua jornada de compra, aos poucos você terá um verdadeiro histórico do comportamento dos seus consumidores. Utilize esses dados conseguidos online para tornar memorável o atendimento na sua loja física.

Com essas informações, você deverá fazer as seguintes reflexões abaixo.

  • em quais categorias as pessoas mais navegam?
  • Quais palavras-chave mais trouxeram visitantes ao site?
  • Quais os produtos mais visitados?
  • Quantos produtos a pessoa leva, em média, em cada compra?
  • Qual o ticket-médio das compras?

Ao responder a essas perguntas, você perceberá oportunidades a serem aproveitadas, como adquirir mercadorias que o seu público procura em seu site e colocá-las na vitrine. Poderá também montar estratégias de abordagens no atendimento, oferecendo mais itens para determinado perfil de cliente.

Por falar em atendimento, veja na próxima dica a importância de treinar os vendedores.

Treine os vendedores para serem consultores

Até pouco tempo atrás, obter informações sobre determinado produto era bem difícil. O consumidor recorria a revistas especializadas, amigos e familiares. Ou seja, não tinha acesso a dados precisos sobre o item desejado. Assim, o vendedor tinha um grande poder sobre o cliente, pois detinha mais informações do que ele.

Com a Internet, tudo isso mudou. Além do próprio site dos fabricantes, que possuem diversas imagens e dados técnicos, é possível encontrar muitos blogs e canais no YouTube dedicados a informar às pessoas sobre os mais variados produtos. São os chamados reviews, muito aproveitados atualmente pelas empresas para tornar seus produtos conhecidos.

Dessa maneira, quando um comprador chega a uma loja física, pode ser que ele conheça o produto mais até que o próprio vendedor. Porém, isso não pode acontecer. Sendo assim, você precisa ter na sua equipe verdadeiros consultores. Essas pessoas conhecem muito bem o produto, mas também o perfil do cliente e suas necessidades. Assim, são capazes de passar conhecimento além de meras especificações técnicas.

Como conseguir isso? Ao integrar vendas, você utilizará as informações conseguidas conhecendo o cliente e utilizará esses dados para treinar seu pessoal. Tenha em mente que as pessoas não buscam comprar mercadorias, mas sim suprir necessidades.

Viu como integrar vendas online e offline é possível e interessante para o seu negócio? Nesse ponto, você deve ter percebido que, para isso, deverá contar com o apoio de ótimos sistemas informatizados.

Saiba que a época de administrar uma empresa apenas com a intuição e papel e caneta já passou. Portanto, continue o seu aprendizado e descubra agora como um sistema de vendas bem estruturado ajuda na otimização de resultados.

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