Ebit: entenda o que é e quais são os benefícios de obter esse selo

por | 25/10/2018 | ecommerce

Cada vez mais pessoas estão interessadas em comprar produtos e serviços pela Internet e um dos motivos é o trabalho das empresas para deixar mais seguro o ambiente digital. Entre elas, está a Ebit, uma companhia nacional que se especializou em inteligência competitiva para o e-commerce brasileiro.

No post de hoje, vamos entender um pouco mais do trabalho da Ebit, dos selos e da importância de a loja ser bem avaliada. Continue a leitura!

O que é e o que faz a Ebit?

Criada em 2010, a empresa é referência na categorização das lojas virtuais, atribuindo a elas selos de confiança. Os selos são conquistados por meio da avaliação dos e-consumidores, que determinam notas para os negócios virtuais. Além de conceder os selos (detalhes sobre o tema mais adiante), ela também monitora hábitos de consumo, o desempenho das lojas virtuais, entre outros pontos.

Por meio de um sistema próprio, são coletados dados em tempo real em mais de 30 milhões de avaliações colhidas de consumidores desde janeiro de 2000. Em média, são 400.000 novas avaliações adicionadas mensalmente, todas a partir de mais de 25 mil lojas virtuais conveniadas.

Essas informações são armazenadas, geram relatórios e são repassadas aos lojistas certificados. São dados referentes à satisfação do consumidor em determinados pontos, como o prazo de entrega, a navegabilidade/usabilidade, os meios de pagamento, os preços praticados, o NPS, a qualidade dos produtos ofertados, entre outros.

Para o público em geral, a Ebit publica seu relatório semestral, o Webshoppers, que traz um panorama completo do e-commerce nacional, sendo considerado atualmente o maior estudo sobre o segmento. Realizado desde 2001, mostra a evolução do comportamento de compra e do mercado como um todo, contribuindo para o desenvolvimento do setor.

Quais os tipos de pesquisas realizadas?

Para obter a base de dados consistente, a Ebit realiza as seguintes pesquisas:

  • pesquisa de experiência de compra: ao finalizar o processo de compra, um banner convidará o e-consumidor para o preenchimento da pesquisa de satisfação de compra;
  • pesquisa de entrega: um novo questionário é enviado ao consumidor um dia após o vencimento do prazo informado pela loja virtual para o recebimento da encomenda. O contato é feito pelo e-mail e o intuito é saber se as expectativas foram atendidas;
  • pesquisa de produto: é um questionário enviado por e-mail a respeito da satisfação geral quanto ao item comprado;
  • pesquisa especial: são pesquisas sazonais para o entendimento de diferentes aspectos, bem como da intenção de compra dos clientes. São comuns em datas comemorativas, como Natal.

Como funciona o selo Ebit?

Em linhas gerais, a Ebit se posiciona em todas as etapas do processo de compra no ambiente digital. Começa apresentando ao consumidor que a empresa é idônea por meio de seus selos. Ao final do processo, a empresa busca saber, junto ao cliente, como foi sua experiência de compra.

A partir das informações geradas pelas pesquisas acima mencionadas, a loja virtual recebe um dos selos. O maior é o diamante (excelente), mas também há medalhas ouro (muito bom), prata (bom) e bronze (regular). Os lojistas também recebem relatórios, comentários e sugestões relacionados ao seu desempenho, além de estatísticas relativas ao nível de satisfação do consumidor.

Veja como é feita a classificação:

  • medalha diamante (excelente): maior categoria dos selos. Para recebê-lo, a loja virtual deve ter, pelo menos, 85% de entrega e 85% de aprovação. Também deve ter, ao menos, 2000 questionários de experiência de compra e 2000 pesquisas de entrega respondidas;
  • medalha ouro (ótima): para obter essa classificação, é necessário ter 80% de aprovação e 80% de entrega no prazo e um mínimo de 200 questionários de experiência de compra e 200 questionários de entrega respondidos;
  • medalha prata (muito boa): requer 75% de aprovação e 75% de entregas no prazo, com um mínimo de 50 questionários de experiência de compra e 50 questionários de entrega respondidos;
  • medalha bronze (boa): exige o mínimo de 70% de aprovação e 70% de entrega no prazo, com o mínimo de 10 de questionários de experiência de compra e 2 de entrega respondidos;
  • em avaliação: o selo é destinado às lojas virtuais que têm menos de 90 dias de convênio e não captaram a quantidade mínima de questionários respondidos.

Como obter o selo?

O passo inicial é fazer o cadastro no site da Ebit. Trata-se de um serviço gratuito, que proporciona, ao lojista, os relatórios também gratuitos, mas, se houver preferência pelos personalizados, a empresa oferece planos pagos para esse fim. Depois do preenchimento dos dados solicitados, será necessário aguardar 48 horas para sua validação.

Se o cadastro for aprovado, será enviado um e-mail com as instruções para a implementação do banner e do primeiro selo (em avaliação). A instalação do banner é obrigatória para que os questionários sejam enviados para os clientes.

Se houver recusa, a equipe da Ebit entrará em contato informando os motivos da reprovação, além de instruções e prazos para uma nova candidatura. É importante, para agilizar o processo e as chances de aprovação, atender aos seguintes pré-requisitos:

  • ser pessoa jurídica e ter CNPJ sem restrições;
  • ter o site ativo;
  • disponibilizar, no site, as informações da empresa, como número de CNPJ, endereço físico, telefone etc.;
  • ter certificado digital de segurança (https://);
  • oferecer, pelo menos, duas formas de pagamento, sendo uma delas cartão de crédito;
  • viabilizar a conclusão da compra no próprio site;
  • apresentar uma política de trocas visível;
  • disponibilizar fotos e descrições verdadeiras dos produtos vendidos;
  • não ser de leilão ou de anúncios.

Assim que forem implementados os códigos para o banner, tudo estará pronto e seu próximo cliente já poderá responder a uma das pesquisas. A partir daí, a loja virtual receberá e-mails com os comentários e relatórios com os dados.

Qual a importância de receber uma boa classificação?

Mesmo que seja a primeira vez que ele acessa o site, o selo já passa a ideia positiva na hora da decisão de compra. Ele pode verificar não só a classificação, como também a sua avaliação e a opinião de outros consumidores que realizaram compras naquela página.

De início, se o e-commerce apresenta o selo Ebit, já transmite mais segurança e credibilidade ao visitante. A certificação demonstra que a loja está comprometida em ter uma boa relação com o consumidor, quer ouvi-lo e fazer melhorias para oferecer produtos/serviços de qualidade.

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