Entenda o impacto de um site lento nas vendas do seu e-commerce!

por | 02/03/2018 | ecommerce

Você certamente já passou pela seguinte situação: depois de muito pesquisar, descobre um site que tem o que procura, mas as páginas demoram uma eternidade para carregar totalmente. O que você faz? Desiste da ideia de navegar por ali, certo? Isso ocorre com frequência em muitas lojas virtuais. Portanto, o impacto de um site lento nas vendas pode ser desastroso.

Para que isso não ocorra no seu e-commerce, nós da WorkConnection destacamos alguns detalhes sobre o assunto e as melhores maneiras para contornar o problema. Boa leitura!

Qual é o impacto de um site lento nas vendas

Segundo um estudo realizado pela Akamai em conjunto com a Forrester Consulting, empresas especializadas em consultoria na área de tecnologia, o usuário de internet tem muita pressa e pouca paciência. De acordo com os resultados da pesquisa, 47% dos consumidores desejam que a página gaste 2 segundos ou menos para carregar.

Os dados indicam, ainda, que 40% dos visitantes abandonam o site caso a demora passe de 3 segundos e aponta que 52% dos entrevistados afirmam que a velocidade de carregamento está associada à fidelidade a um site. Além de irritar os visitantes, um site lento também provoca a distração das pessoas.

O estudo mostra que 14% das pessoas abrem outros sites enquanto esperam e 23% interrompem a navegação. Quando o assunto passa a ser especificamente sobre a lentidão nas lojas virtuais, o impacto é ainda maior: 64% dos entrevistados procuram imediatamente outro site mais rápido e 79% desistem de compras futuras.

Traduzindo esses números para identificar o impacto de um site lento nas vendas, percebe-se que o estrago é grande. Veja mais detalhes a seguir!

Piora o ranqueamento no Google

Um dos critérios utilizados pelo maior buscador da internet para posicionar os resultados é a velocidade de carregamento dos sites. O objetivo do Google é colocar no topo das pesquisas os sites que, segundo seus critérios, serão mais eficientes em satisfazer seus visitantes. Como a lentidão não é bem aceita pelos usuários, também não é pelo Google.

Diminui o tráfego

A redução na quantidade de acessos em um site lento ocorre por 3 motivos. O primeiro é o já falado no item anterior. Com um posicionamento ruim nas buscas orgânicas, a quantidade de pessoas entrando no site é menor. O segundo é que as pessoas que acessam um site rápido tendem a navegar mais tempo nele, clicando em diversos links internos — ao passo que as páginas lentas espantam os visitantes.

O terceiro ponto é que, depois de uma experiência ruim, o indivíduo dificilmente voltará ao site para verificar se agora está mais rápido do que antes.

Diminui taxa de conversão

Como esperado, um site lento vende bem menos do que os rápidos. Isso é facilmente explicado pela quantidade de pessoas que desistem de finalizar a compra aguardando o carregamento da página. É como entrar em uma loja física e demorar a ser atendido.

Agora que você viu os motivos pelos quais o seu site precisa ser rápido para alcançar vendas satisfatórias, siga as dicas abaixo e colha bons resultados!

Como aumentar a velocidade de carregamento e as vendas do e-commerce

Faça um diagnóstico do seu site

O primeiro passo é saber como está a velocidade de carregamento do seu site. Para isso, existe uma ferramenta gratuita do Google: Pagespeed Insights. Além de medir o tempo de carregamento, a solução oferece sugestões para tornar o site mais rápido.

Elimine o que for desnecessário

Muitos sites são lentos porque estão cheios de recursos desnecessários. Existem widgets que deixam uma página linda e cheia de informações, mas que acabam com a velocidade de carregamento — na maioria das vezes, seu cliente nem notará a falta deles. Faça uma reflexão e mantenha na página apenas o que realmente é essencial para o negócio.

Otimize as imagens

As imagens podem ser grandes vilãs da velocidade de carregamento de um site. Claro que você quer um site bonito e com ótimas imagens dos produtos — isso é realmente importante para um visual atrativo. No entanto, é possível aliar beleza e rapidez. Para isso, utilize compressores de imagens. Essas ferramentas diminuem o tamanho e a resolução das imagens sem comprometer o visual apresentado.

Configure a plataforma Magento

Quem utiliza a plataforma Magento de forma pura deve efetuar uma série de configurações para que a loja virtual tenha um carregamento rápido. O administrador deve ficar atento à configuração de Varnish Cache, à otimização do MySQL e mesclar CSS e arquivos JS. Enfim, são muitas alterações técnicas que a plataforma permite para otimizar o desempenho.

Os clientes da plataforma WorkConnection que contrataram qualquer um de nossos planos de lojas virtuais não precisam preocupar-se com essas questões. Nossos programadores já realizam os ajustes necessários para que o site seja o mais rápido possível.

Não utilize publicidade em sua loja virtual

A maneira que muitos portais de conteúdo utilizam para monetizar os seus negócios é por meio da inclusão de códigos para apresentar publicidade de terceiros. Porém, isso não vale a pena em lojas virtuais. Além de deixar o site lento, você pode anunciar produtos de concorrentes nas suas páginas. Nesse caso, o impacto de um site lento nas vendas será muito maior.

Verifique o serviço de hospedagem

E caso o seu site continue apresentado desempenho insatisfatório depois de fazer todas as verificações acima? O problema pode estar no serviço de hospedagem contratado. A lentidão pode ocorrer por três principais motivos: o primeiro diz respeito à configuração. Um servidor pode rodar diversos tipos de plataformas e, por isso, deve ser ajustado à que foi escolhida por você.

O segundo ponto está relacionado ao crescimento do seu e-commerce. Pode ser que você tenha contratado um plano de hospedagem compartilhada que dava conta do recado quando os visitantes e os arquivos não eram tão volumosos. Com o aumento do tráfego, pode ser que esse tipo de hospedagem fique sobrecarregado — a saída, portanto, será um servidor dedicado.

O terceiro aspecto diz respeito à qualidade do serviço prestado. Algumas empresas não têm servidores capazes de proporcionar velocidade adequada aos sites de seus clientes e, por isso, pecam na qualidade do serviço oferecido. Nesse caso, melhor migrar para outra prestadora.

Seguindo essas dicas você será capaz de deixar o carregamento da sua loja virtual bastante ágil e proporcionará uma navegação agradável para os seus visitantes. O impacto de um site lento nas vendas será coisa do passado.

Porém, se você acha que ainda terá certa dificuldade em realizar algum desses procedimentos, não deixe de entrar em contato conosco. Juntos nós chegaremos à melhor solução para o crescimento do seu e-commerce!

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