Entenda o que é gestão de entregas e como aplicar na sua loja

por | 28/02/2019 | ecommerce

Quem possui uma loja física não precisa se preocupar tanto com entregas e fornecimento, não é verdade? Afinal, o cliente entra na loja, compra o que precisa e já leva o produto para casa. Em uma loja virtual, no entanto, os produtos precisam ser enviados após cada pedido.

Para que você não perca o controle das suas mercadorias e nem a preferência de seus compradores, é importante investir em uma boa gestão de entregas para a sua loja.

Se você está com problemas para administrar corretamente seu sistema de entregas ou está começando sua loja virtual agora, este texto é pra você! Confira a seguir 6 dicas práticas que listamos para ajudar você a gerir um negócio de sucesso.

Entenda como é o processo de gestão de entregas

De forma bem simples, gerir suas entregas nada mais é do que organizar seus pedidos e sua agenda para que todos os produtos sejam entregues dentro do prazo aos seus clientes. Esse é um fator de extrema importância, pois nada é pior para a reputação de um e-commerce do que produtos que sempre chegam atrasados, danificados ou cuja entrega é feita de forma incorreta.

Felizmente, há muitas atitudes simples que você pode tomar para evitar esse tipo de situação. Contar com fornecedores de confiança, por exemplo, é uma forma de garantir que seu estoque será sempre reposto no prazo combinado.

Vamos entender melhor como isso funciona?

Escolha bons fornecedores

Boa parte dos problemas com gestão de entregas em qualquer loja pode ser causado quando o seu fornecedor atrasa, comete um erro ou não consegue responder aos pedidos em tempo hábil. Por mais que você se esforce para manter tudo sob controle, não há como não repassar esses problemas de atraso para seu cliente final.

Você deve esperar que seus fornecedores sejam bem pontuais em suas entregas, informem caso haja qualquer mudança na agenda e sejam capazes de se adaptar a possíveis mudanças na demanda. Em outras palavras, você precisa que eles sejam tão competentes e eficientes com você quanto você deve ser em relação aos seus próprios clientes.

Siga os prazos à risca

E por falar em competência, o prazo da entrega é um dos principais critérios de escolha para diversos clientes. Seus produtos não podem demorar muito para chegar ao seu destino, ou os compradores começarão a perder o interesse em sua loja. Dependendo do nível de exclusividade, eles podem aceitar um prazo mais longo, mas tudo terá um limite.

Em muitos casos, o mais importante é estabelecer um prazo e se prender a ele, desviando o mínimo possível do combinado com o cliente. Se você estabelecer a expectativa certa para seu público desde o começo, não haverá nenhuma perda de credibilidade caso o tempo de entrega seja de 3 meses, por exemplo. Além disso, conseguir entregar antes desse tempo é sempre um ponto positivo para o público geral.

Ofereça todas as informações ao cliente

Pode não parecer que esse ponto é parte da gestão de entregas, mas acredite: a qualidade do atendimento e a maior proximidade com o comprador fazem uma grande diferença no desempenho de suas entregas.

Em primeiro lugar, essas informações contribuem com a administração de expectativas, o que evita que a reputação do seu e-commerce seja prejudicada ao longo do tempo. Há várias formas de oferecer tais informações aos seus clientes, seja antes ou depois de preencher o pedido.

O contrato e dados de entrega do produto, obviamente, são o ponto principal aqui, bastando inserir as informações padrão para o produto em questão. Após o cliente clicar em “comprar”, você deve manter contato com ele, seja por e-mail ou outro canal. Dessa forma, ele poderá tirar eventuais dúvidas e você poderá informá-lo caso algo saia do planejado.

Organize e marque os pacotes para evitar erros

Esse é um trabalho bem mais prático, que deve ser executado no dia a dia da loja, mas que não deixa de ser muito importante para o seu sistema de entrega. Não é improvável que uma loja pouco organizada acabe enviando um produto para o endereço incorreto, entregando o produto errado e tendo que arcar com os custos da uma nova entrega.

Ter um protocolo bem desenvolvido para organizar suas entregas, marcar as caixas de acordo com endereço e prazo, entre outros processos, vai prevenir diversas perdas durante o processo. Não é necessário passar o dia inteiro organizando os produtos: basta conferi-los e etiquetá-los assim que chegarem a você e manter um registro daquilo que foi enviado.

Estabeleça prioridades

Até agora, demos dicas para evitar que você perca o controle em sua gestão de entregas. Mas o que fazer quando você tiver um imprevisto, como um roubo de carga, acidente ou similar? Nesses momentos, você precisa de um plano que dê conta dos pontos mais importantes mesmo quando a situação estiver fora do seu controle — e é para isso serve a lista de prioridades.

Basicamente, você não quer passar muito tempo refletindo sobre o que deveria ser feito quando não há tempo suficiente para cumprir todas as obrigações. Você quer uma ação rápida e eficaz, que ajude a normalizar a situação. Ter prioridades já estabelecidas ajuda bastante aqui.

Vamos a um exemplo: você pode ordenar entregas em ordem de importância, realizando primeiro aquelas que têm maior valor para sua loja. Caso você se veja em uma situação de emergência, poderá capitalizar nesses pedidos mais rapidamente, minimizando danos no médio e longo prazo.

Tenha um sistema de feedbacks para a entrega

Por fim, mas não menos importante, é essencial ter dados para avaliar o desempenho do seu próprio serviço depois que ele for concluído. O feedback do cliente existe para isso: se ele não estiver satisfeito, você vai querer saber o motivo e como pode melhorar em seus próximos atendimentos. E quanto mais informação você tiver, melhor.

O ideal é contar com um canal específico para coletar esse tipo de feedback e registrá-lo. Pode ser um e-mail automático emitido logo após a confirmação da entrega pela transportadora, uma mensagem direta ou apenas uma sessão de comentários. O meio mais adequado dependerá do seu tipo de público-alvo, mas ter um e-mail apenas para reclamações deve ser o mínimo nesses casos.

Agora que você tem essas dicas em mãos, basta colocá-las em prática para melhorar sua gestão de entregas e atingir melhores resultados com seu e-commerce. Restou alguma dúvida? Conte pra gente aqui nos comentários!

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