Fotos para e-commerce: como as imagens dos produtos influenciam a compra

por | 29/03/2018 | ecommerce

A qualidade de um produto é um dos principais aspectos que avaliamos ao realizarmos uma compra, não é mesmo? É comum tocarmos a peça, olharmos criteriosamente e, dependendo do caso, experimentá-lo antes de finalizar a aquisição.

Porém, em lojas virtuais, esse tipo de experiência não é possível. A única opção que temos, para observarmos o objeto antes de finalizarmos a compra, são as imagens. Sendo assim, elas são essenciais para o sucesso do negócio.

É válido ressaltar, ainda, que a compra virtual está se tornando uma tendência no mercado. A comodidade de comprar um item sem sair de casa, evitando o estresse do trânsito e a falta de paciência dos vendedores, está ganhando novos adeptos a cada dia.

Portanto, pode-se afirmar que as fotos para e-commerce nada mais são do que investimentos que o empreendedor deve fazer a fim de, entre outros aspectos, atrair novos clientes e aumentar a taxa de conversão. A dúvida que fica é: como as imagens dos produtos influenciam a compra?

Para saber a resposta, leia este post, no qual trazemos algumas das principais táticas sobre como trabalhar as fotos para e-commerce, e alavanque o seu negócio!

Não utilize banco de imagens

A primeira informação importante sobre as fotos para e-commerce é: não utilize itens de banco de imagens. Assim sendo, é fundamental que a sua loja virtual apresente imagens próprias dos produtos. Obviamente, você pode aproveitar as fotos disponibilizadas por seus fornecedores, mas evite, ao máximo, buscar imagens na internet.

A utilização de representações próprias garante a autenticidade em suas vendas e nos seus produtos. Se você não tiver habilidades suficientes com a câmera na mão ou não tiver tempo para tal, pode ser interessante contratar um fotógrafo profissional, especializado em mercadorias. Assim, seus clientes terão acesso a imagens reais e poderão ver detalhes do produto, o que é importantíssimo no processo de compra.

Além do mais, a utilização de imagens atrativas é um dos principais fatores que contribuem para o aumento de conversão nas vendas. As fotos são as responsáveis pelo primeiro contato do cliente com o produto, na medida em que a descrição somente será lida se o consumidor gostar do que está sendo exibido nas fotos. Pense nisso!

Use a iluminação a seu favor

A iluminação é um aspecto essencial para uma fotografia. Nas fotos para e-commerce, a atenção a esse ponto necessita ser redobrada e você deve saber utilizá-lo a seu favor. Quando a iluminação é aplicada corretamente, as imagens são apresentadas sem sombras e há a correta colocação da profundidade.

Porém, ao serem trabalhadas de maneira equivocada, as imagens podem apresentar sombras, prejudicando a visualização dos clientes e ocasionando o contraste nas ilustrações.

Outro aspecto que deve ser criteriosamente analisado é o foco da câmera. Ele é fundamental para garantir o aparecimento de detalhes e a textura do objeto, além de prover cores vivas e na tonalidade correta, sendo o mais fiel possível ao produto. Assim, seus produtos terão real representação em seu e-commerce e seus clientes não se sentirão enganados quando o produto chegar.

Dica: não utilize o flash! Ele possui uma luz direta e forte, gerando sombras e reflexos indesejados. Procure tirar as fotos com uma iluminação natural, obtendo um efeito suave e que aborde todos os enfoques que valorizam seu produto.

Trate as imagens e use filtros

Uma alternativa interessante para as fotos para e-commerce é a utilização de tratamento e de filtros. O tratamento nada mais é do que colocá-las em softwares que permitem a edição de imagens, como o tão conhecido Adobe Photoshop.

Ele é realizado para, entre outras finalidades, a correção de imperfeições e a diminuição do tamanho da imagem. Este, por sua vez, é um aspecto fundamental, pois interfere diretamente no tempo de carregamento da imagem. Aqui, é conveniente lembrar que, muitas vezes, o consumidor atual não gosta de esperar.

Quanto aos filtros, também são opções relevantes. Com eles, é possível destacar pontos significativos das imagens, que são de interesse do comprador. Para tanto, a fim de tirar as fotos, utilize fundos brancos ou neutros. Essa é uma das maneiras para conseguir focar nos detalhes do produto, evitando que a atenção do consumidor se volte para elementos desnecessários.

Crie cenários e use sua criatividade

Ao tirar as fotos e posicionar seus produtos, use e abuse da criatividade. Além disso, esteja atento às novas tecnologias do mercado: hoje em dia, fotos 360° e com recursos em 3D estão sendo amplamente utilizadas. Outra inovação é o uso de gifs e de vídeos curtos, mostrando detalhes importantes do produto em questão.

Também pode ser interessante a criação de cenários e a escolha de fotos com pessoas utilizando seus produtos. Assim, os consumidores terão uma melhor percepção das características visuais do produto e conseguirão uma exemplificação de seu uso, o que ajuda a humanizar sua marca. Vale a pena tentar!

Atente-se aos ângulos

No mercado do e-commerce, muitos clientes deixam de comprar um produto por não conseguirem visualizá-lo em vários ângulos. Logo, sempre evite disponibilizar apenas uma imagem do objeto. Tenha várias, em ângulos diferentes, uma vez que o consumidor terá a exata percepção das particularidades de cada um dos itens que deseja adquirir.

Quantidade não é o mesmo que qualidade. Sugerimos que você disponibilize várias fotos de um mesmo produto, mas se atente à qualidade dessas. Afinal, de nada adiantará ter várias fotos se elas possuírem baixa qualidade.

Procure o melhor ângulo possível para tirar a foto, mostrando as qualidades do produto, em vez de prejudicá-lo. Esse é um tipo de característica que será fundamental no processo de conversão em vendas.

Preste atenção em todos os detalhes

Além desses, existem outros elementos importantes a serem analisados. Nitidez, cores, nome do arquivo, qualidade do zoom, sombras e proporcionalidade do objeto são alguns desses itens que merecem atenção. Lembre-se: uma imagem vale mais do que mil palavras, portanto, não pense que elas são perda de tempo.

A nitidez fará toda diferença na geração de vendas no e-commerce. Aliado a ela, deve-se prestar atenção no zoom e na qualidade da imagem. Os consumidores não gostam de esperar e não toleram imagens ruins.

O nome do arquivo, por sua vez, é responsável por prover um melhor posicionamento de sua loja virtual. O normal é que as fotos sejam salvas por códigos, mas atribuir títulos a elas pode ser um grande diferencial. As fotos para e-commerce são utilizadas para aumentar a taxa de conversão em vendas e para um melhor posicionamento em uma busca orgânica realizada no Google.

As imagens são essenciais para o sucesso de sua loja virtual. Não deixe de prestar atenção em todos os detalhes que envolvem esse processo e o encare como um investimento. Só assim será possível extrair resultados significativos, alavancar sua empresa e alcançar os objetivos traçados. Pense nisso e torne-se uma referência em seu setor!

Gostou do nosso post? Entendeu a importância das fotos para e-commerce? Então, que tal descobrir o que sua empresa precisa para se tornar uma máquina de vendas? Não perca tempo e mude o rumo de sua loja virtual hoje mesmo!

 

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