Frete grátis no e-commerce: por que e como oferecer?

por | 25/02/2019 | ecommerce

Para o bem ou para o mal, a internet possibilita que pequenos empresários consigam disputar mercado com grandes varejistas. Para o bem, porque o microempresário tem no e-commerce a disponibilidade de diversas ferramentas que auxiliam nas vendas sem necessidade de grandes investimentos. Para o mal, pois essas soluções podem ser usadas por qualquer um. A saída? Diferenciar-se. É aí que entra o frete grátis, e você entenderá como.

Quer saber como adotar a política do frete grátis no seu e-commerce? Então, veja os detalhes logo a seguir!

Importância de o e-commerce adotar o frete grátis

Caso ainda não tenha compreendido o quanto o frete grátis é importante para um negócio virtual, você descobrirá agora três pontos em que oferecer essa vantagem para o seu cliente pode ser decisivo para a sua empresa.

Diminui a taxa de abandono do carrinho

Um dos maiores problemas dos empreendedores virtuais está na taxa de abandono do carrinho. De acordo com a pesquisa E-commerce Radar, 82,3% dos carrinhos criados por visitantes de lojas virtuais são abandonados. Esse índice é muito alto, pois representa 8 desistências a cada 10 pessoas que chegaram a se interessar por uma compra virtual.

Um dos principais motivos para essa desistência está no valor do frete. Ao carregar a página do produto, o visitante já conhece o seu preço e o aceita ao incluir no carrinho. Porém, o frete será conhecido apenas ao fornecer o seu CEP no checkout.

Ao adotar o frete grátis, você evita parte considerável dessas desistências, pois não frustrará o cliente com um valor de envio que ele não esperava. Poderá, inclusive, vender mais. Mas isso é assunto para o próximo tópico.

Aumenta a divulgação da loja virtual

Se tem algo que ajuda muito na divulgação de qualquer negócio, isso é a concessão de benefícios. As pessoas adoram o sentimento de estarem levando alguma vantagem. E, na era das redes sociais, isso é sinônimo de compartilhamento. O que você precisa fazer é incentivar a participação de seus clientes.

Para isso, mantenha contato constante com seus consumidores por meio das mídias sociais mais adequadas ao seu negócio e, sempre que oferecer frete grátis, avise eles primeiro. Essas pessoas se sentirão importantes para o seu negócio e terão prazer em ajudar a divulgá-lo.

Ajuda a girar o estoque

Quem trabalha com mercadorias que não podem ficar muito tempo paradas, como produtos com validade ou de moda, sabe o valor do frete grátis. Porém, girar o estoque não é importante apenas para esse tipo de empresa. Ter alto giro de mercadorias é fundamental para a saúde financeira do negócio.

Assim, habitue-se a monitorar o seu estoque e o tempo que ele está parado na sua empresa. Cada negócio tem volume e prazos ideais para as mercadorias estocadas, e você deverá determinar os seus valores.

Com esses dados em mãos, ao perceber que determinados produtos estão encalhados, poderá lançar mão do frete grátis para vender tais itens e gerar entrada de recursos na empresa. Isso é muito melhor do que ficar com dinheiro parado em mercadorias estocadas por longo prazo de tempo.

Frete grátis sem prejuízo

Agora que já entendeu a importância do frete grátis para um e-commerce, você deve estar pensando no custo que isso pode gerar para a empresa. Saiba que você não está sozinho. Muitos empreendedores são arredios à política de frete grátis por entenderem que uma parcela considerável do lucro se perderá. Porém, isso é contornável. Descubra agora como fazer.

Estratégia sem ticket médio

Esse é o caso em que a loja oferece frete grátis para todos os produtos e clientes, independentemente do quanto comprarão. É uma estratégia que precisa ser elaborada com zelo, pois pode impactar fortemente a margem de lucro do negócio.

O ideal é que essa abordagem seja adotada por curtos períodos de tempo, com o intuito apenas de tornar a sua empresa mais conhecida do público e gerar fluxo de visitantes. Caso contrário, terá que rever para cima os preços das suas mercadorias. Porém, isso exige cuidado, pois poderá perder competitividade nos sites de comparação de preços.

Estratégia com ticket médio

Para essa estratégia de frete grátis, o lojista estabelece um valor mínimo que o visitante deverá comprar para conquistar o benefício. Essa é uma forma muito interessante de aumentar o faturamento da sua empresa, mas também exige alguns cuidados.

O primeiro passo é identificar o ticket médio atual do seu negócio. Depois, deve levantar o quanto gastará, em média, com o frete grátis. Em seguida, precisa estabelecer o quanto deseja alcançar de ticket médio com a campanha.

Tenha cuidado nessa etapa, pois o valor deverá ser maior que o já conquistado sem oferecer frete grátis e ainda absorver o custo do envio, mas não deve ser exageradamente alto. Aqui, a sua sensibilidade para o negócio será crucial.

Benefício específico para alguns itens

Como já dito antes, um dos benefícios em oferecer frete grátis é a possibilidade de fazer girar o estoque e se livrar de mercadorias encalhadas. Se esse for o seu objetivo, a estratégia mais interessante é essa, específica para os itens que precisam sair.

Outra abordagem para o frete grátis específico para alguns itens é oferecê-lo para produtos que têm margem de lucro mais alta, em que o custo do envio não representará grande impacto e ainda poderá gerar vendas de outros itens.

Veja um exemplo hipotético: uma loja de materiais esportivos que tem margem mais alta nos tênis de corrida poderá oferecer frete grátis para esse item e sugerir ao visitante que, já que não terá o custo do envio, compre também um par de meias.

Vantagem exclusiva para clientes fiéis

As pessoas gostam de se sentir importantes, e seus clientes não são diferentes. Portanto, não deixe de demonstrar isso a eles. Uma ótima maneira de evidenciar isso é oferecendo frete grátis.

Pode parecer sem sentido dar benefícios para quem já está comprando sem ganhar nada em troca. Porém, ao se sentir valorizado, seu consumidor comprará ainda mais e fará publicidade gratuita da sua empresa para a sua rede de amigos. Você alcançará o marketing mais poderoso: o de boca em boca.

Experimente enviar e-mails para os clientes que já fizeram algumas compras em sua loja virtual, ofertando o benefício, e veja os resultados aparecerem.

Estímulo aos clientes sumidos

Aproveite os dados que você tem de quem já comprou em seu e-commerce e o estimule a voltar a comprar. Veja bem: você sabe o que a pessoa gosta, a sua idade, o sexo e o endereço. Ofereça frete grátis para determinada mercadoria que você sabe que agradará essa pessoa e provavelmente ela comprará.

Muitas pessoas querem comprar algo, mas acabam deixando isso de lado. Elas precisam apenas de um pequeno estímulo para finalizar a compra. O frete grátis será o que faltava.

Percebeu como o frete grátis é decisivo para um negócio virtual? Além disso, você aprendeu que é uma estratégia que demanda cuidado, pois pode representar faturamento maior ou grandes prejuízos.

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