Aprenda a gerenciar as finanças do seu e-commerce

por | 29/01/2019 | ecommerce

Gerenciar um negócio virtual, assim como um negócio físico, requer cuidados em uma série de atividades. Para ter sucesso, é fundamental que o empreendedor se atente ao atendimento, à qualidade dos produtos vendidos, aos prazos de entrega e, principalmente, saiba como gerenciar as finanças do e-commerce.

Qual a importância de saber gerenciar as finanças?

Manter as finanças organizadas é fundamental para a sobrevivência de qualquer negócio. Em uma economia instável como a nossa, atualmente, os cuidados precisam ser redobrados. De acordo com uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do total de empresas fechadas nos últimos três anos, quase 80% eram do segmento comercial. Os números comprovam que manter um comércio funcionando não é tarefa fácil.

Os desafios para a gestão de um comércio são muitos, vão desde a atração de novos clientes até a garantia de entrega do produto dentro do prazo acordado. Mas além da preocupação com a venda, é preciso estar atento a parte financeira. Afinal, o seu principal objetivo é ter lucro, certo? E não adianta vender muito e não administrar o dinheiro de forma correta. Desta forma, mesmo com um faturamento alto, você pode perder o controle das finanças, contrair dívidas e, até mesmo, falir.

Como gerenciar as finanças do e-commerce?

Por ser todo realizado de forma online, o comércio eletrônico apresenta algumas facilidades para quem deseja começar a empreender. Muitas vezes, devido a essas particularidades, alguns empreendedores deixam de lado o planejamento, o que pode prejudicar a sustentabilidade do negócio.

Antes mesmo de montar sua loja virtual, é importante que você faça um plano de negócios, definindo quais produtos você irá vender, qual será seu público-alvo e a forma de entrega, como será feito o controle de estoque, quais serão as formas de recebimento aceitas, entre outras coisas. Outro ponto fundamental é a plataforma utilizada. O site será o ponto de encontro do seu cliente com seus produtos. Por isso, ele precisa ser de fácil navegação, com um layout profissional e estrutura adequada para suportar um grande número de clientes online ao mesmo tempo. Essas são algumas das questões que precisam ser decididas antes mesmo do seu negócio entrar no ar.

Com sua loja já em funcionamento, é preciso estar atento a alguns pontos, como vamos falar abaixo.

Quais os principais desafios e como trabalhá-los?

Gerenciamento do fluxo de caixa

O ponto mais importante para a saúde financeira do seu negócio é o gerenciamento do fluxo de caixa. Ou seja, controlar o montante de entrada e saída. Para isso, você deve saber quais são os custos fixos para a manutenção do seu negócio e fazer uma estimativa dos custos variáveis. É importante também dominar outros termos da contabilidade, como endividamento e investimento.

Se você tem dificuldade de fazer esses controles, pode ser uma boa ideia contar com a ajuda de um profissional. O investimento realizado com a contratação de um contador pode ajudar você a evitar prejuízos por não conhecer seus números corretamente.

Defina investimentos prioritários

Para fazer um empreendimento crescer é necessário investimento. Mas para investir, é fundamental conhecer bem o seu negócio e saber onde o dinheiro deve ser aplicado para trazer mais lucro.

Defina qual área está precisando de mais investimento. Será que o site precisa ser mais ágil? Ou é prioritário a contratação de um funcionário de logística para que as entregas sejam feitas com mais agilidade? O importante é conhecer o seu próprio negócio e não apenas seguir o que os concorrentes estão fazendo para ter mais assertividade.

Calcule o preço de venda

Muitos empreendedores não entendem a importância da determinação de preços. O cálculo correto vai impedir que você tenha prejuízos com a venda. Calcule todos os custos relativos àquele produto, como preço de aquisição, de entrega e despesas administrativas. Também vale a pena recorrer a este cálculo no momento de realizar uma promoção. Claro que é importante desfazer dos produtos que estão encalhados no estoque, mas fique atento para não ter prejuízos com uma ação mal planejada.

Controle de Estoque

Com o tempo, esta tarefa pode se tornar mais fácil. Mas a verdade é que, no início, muitos empreendedores podem ter dificuldades de realizar o controle de estoque. E não é demais dizer que problemas como esse podem gerar prejuízos.

Para evitar qualquer desperdício, é importante manter o estoque automatizado. Desta forma, você consegue controlar com mais certeza e de forma mais ágil quais produtos precisam ser repostos ou não.

É importante também fazer um estudo do histórico de vendas para saber qual quantidade de cada produto é suficiente para um determinado período de tempo. É normal que alguns itens tenham mais saída do que outros. Nem sempre o item com menos quantidade em estoque é o que precisa ser reposto primeiro. Se você trabalha com produtos perecíveis, o cuidado deve ser redobrado.

Ofereça formas de pagamento

Um forma fundamental de aumentar o número de vendas, e assim os lucros, é oferecer formas de pagamentos variadas para seus clientes. Alguns consumidores ainda preferem pagar com o bom e velho boleto, outros não abrem mão do cartão de crédito. Por isso, é importante que todos encontrem a forma desejada na hora de fazer a compra.

Além disso, é preciso oferecer segurança para os compradores. Por isso, a melhor opção é contar com os serviços de um intermediador de pagamentos. Com ele, você consegue oferecer diferentes formas de pagamento sem precisar de muitas negociações com instituições bancárias e ainda conta com análise antifraude gratuita em todas as transações. Muitos ainda oferecem ferramentas de gestão gratuitas que contribuem com seu gerenciamento.

Essas são algumas das dicas que podem ajudar você a gerenciar as finanças do e-commerce de forma mais prática. Lembre-se de que manter a saúde financeira em dia é fundamental para um negócio longevo e lucrativo.

Esse artigo foi produzido pela Gerencianet.

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