Instagram para negócios: como funciona e quais são as melhores práticas

por | 21/05/2018 | marketing digital

Uma das redes sociais mais utilizadas em todo o mundo é o Instagram, e é fácil entender o porquê: restaurantes, praias, shoppings, shows, festas e tantos outros lugares vemos pessoas fotografando ou filmando com seu smartphone.

Compartilhar e apreciar fotos se tornou uma prática comum das pessoas. Obviamente, esse costume já foi percebido pelas empresas, que entraram forte nessa rede social. Hoje, 80% dos usuários seguem algum tipo de negócio.

É válido ressaltar que a abrangência do Instagram aumentou consideravelmente nos últimos anos. Em 2013 a rede social contava com 150 milhões de usuários, número que dobrou em 2014. Nesse período foram realizados mais de 70 milhões de posts por dia, entre vídeos e fotos. Impressionante, não é mesmo?

A correta utilização da rede pode ser extremamente vantajosa para sua loja virtual. Interessou-se pelo assunto? Então, continue a leitura deste artigo, veja como funciona o Instagram para negócios e quais são as melhores práticas. Não deixe para depois!

Preste atenção em pontos importantes

Antes de começar a postar várias fotos dos seus produtos e/ou criar promoções para aumentar o número de seguidores é preciso prestar atenção em pontos importantes. Pode-se afirmar que existem quatro elementos que merecem destaque:

  1. estratégia;
  2. consistência;
  3. audiência;
  4. estilo visual bem-definido.

A estratégia deve buscar responder informações importantes para o seu negócio. Quem é o seu público-alvo? Qual a sua abrangência dentro do Instagram? Qual a periodicidade de seus posts? Que tipo de conteúdo será publicado?

A consistência, por sua vez, é responsável por garantir o engajamento diário ao seu perfil. Essa é a única maneira de fazê-lo crescer e atingir as proporções esperadas para o seu negócio.

Assim como outras redes sociais o Instagram possui um algoritmo que, se você deixar de publicar conteúdos, a sua taxa de interação diminuirá consideravelmente. Em outras palavras, se você não publicar fotos e/ou vídeos constantemente o algoritmo te penalizará, disponibilizando suas postagens para um número menor de pessoas.

O terceiro ponto de atenção é a audiência. É fundamental saber para quem está publicando, buscando se tornar familiar com o seu público. Já o estilo visual bem-definido deve nortear as suas publicações, de maneira que seus seguidores saibam que uma determinada imagem ou vídeo foi publicado pelo seu negócio, antes de conferir quem publicou.

Use as ferramentas disponíveis

O Instagram se tornou um recurso para empresas se conectarem com seu público, exibindo seus produtos e buscando se tornar uma máquina de vendas online. Para que isso funcione corretamente, é preciso utilizar algumas ferramentas, como insights, business profiles e promoção.

Os insights são responsáveis por fornecer informações sobre os seus seguidores e quais os tipos de post apresentarão melhores performances. Os insights são capazes de mostrar métricas, como alcance, impressões e o engajamento de suas postagens. Além disso, dados dos clientes também podem ser analisados (idade, gênero, localização, entre outros).

O recurso de business profiles pode ser utilizado para reconhecer a empresa no Instagram e definir meios de contato para os clientes: e-mail, telefone ou mensagem. O endereço da empresa também poderá ser disponibilizado.

Por fim, a promoção permite que o usuário transforme posts comuns, que possuíram uma performance acima da média, em anúncios diretamente dentro do aplicativo. A medida a ser tomada é escolher um post e acrescentar um botão que encoraje o seu público a interagir. Vale a pena realizar um teste, não é mesmo?

Use as fotos dos seguidores

Uma das melhores práticas de quem utiliza o Instagram para negócios é usar as fotos de seus seguidores como publicidade. A ideia é simples: crie uma hashtag para sua marca ou para um produto ou promoção específico e faça que seus fãs postem fotos com ela.

As fotos devem ser repostadas pelo perfil de sua empresa ou, então, utilizadas em ações que possam ser interessantes para seus seguidores. Uma empresa que usa esse recurso com primazia é o Starbucks: todos os dias é possível ver fotos de fãs consumindo seus produtos na rede social da empresa.

É fácil compreender a lógica dessa prática: tire uma boa foto com uma determinada marca e você poderá aparecer no perfil oficial, com direito a todos os créditos. Essa é uma maneira excelente de aumentar o relacionamento com o público e promover a marca, a custo zero.

Publique conteúdos interessantes nos stories

O stories se tornou um dos grandes sucessos do Instagram, principalmente no grupo dos influenciadores digitais. Porém, ele também pode ser utilizado como uma forma de agregar valor e ampliar a abrangência de sua marca no mercado.

Para que isso aconteça, três práticas são necessárias: agrade e entretenha seu público, use hashtags e localização nos posts e, por fim, edite vídeos longos. Veremos cada uma delas a seguir.

Agradando e entretendo o público

É preciso lembrar que as fotos e vídeos postados ficam 15 segundos na tela do usuário, podendo ser acessadas incessantemente por 24 horas. Os stories se tornaram um sucesso pelo fato das pessoas terem pouco tempo para navegar, mas conseguirem ver vários posts em poucos minutos.

Pode ser interessante fazer posts com dicas e sugestões ou, então, registrar momentos que possam atrair a atenção do usuário. Lembre-se: o pouco tempo exige que você seja pontual e preciso em suas postagens.

Hashtags e localização nos posts

O uso de hashtags deve estar de acordo com as estratégias de vendas adotadas pela empresa. Para saber se esse recurso está obtendo resultados importantes basta verificar se elas estão sublinhadas.

Já a localização é eficiente para a utilização de referências para as pessoas. Assim, torna-se mais fácil ser procurado e encontrado por meio de seus posts.

Edição de vídeos longos

Existe uma maneira de postar vídeos longos, acima de quinze segundos. Já existem aplicativos que são capazes de dividir longos vídeos em várias partes de quinze segundos, transformando-os em conteúdos excelentes para a rede social.

Defina uma estratégia de vendas

A estratégia de vendas será fundamental para quem deseja utilizar o Instagram para negócios. Saber o que postar e ter a certeza que os conteúdos serão capazes de engajar os clientes e se transformarem em vendas não é nada fácil.

A primeira dica para a criação de uma estratégia competitiva é pensar nas principais razões que explicam o motivo de sua marca estar no Instagram (e aumentar as vendas pela internet deve ser apenas uma delas).

Analisando, criteriosamente, essa informação, será possível perceber que as possibilidades aumentam. Algumas empresas utilizam o Instagram para focar em lançamentos e novos produtos. Outras empresas buscam a experiência do usuário.

Independentemente do seu objetivo é interessante atingir um dos três pontos a seguir: anunciar (fornecer alguma novidade), educar (dicas sobre sua área de atuação) ou entreter (conteúdos engraçados ou que sejam capazes de fazer os clientes passarem por momentos bons, nostálgicos e/ou satisfatórios).

Uma alternativa que deve estar presente em uma estratégia na utilização do Instagram para negócios é mostrar os bastidores da sua empresa (buscando maior intimidade com seu público) e, obviamente, a criação de competições e sorteios envolvendo fotos que possuam suas hashtags.

E aí, gostou do nosso artigo? O que achou das melhores práticas que fornecemos para você utilizar o Instagram para negócios? Deseja ter acesso a outros conteúdos como este e aplicar estas estratégias para impulsionar suas vendas? Então, clique no botão abaixo e solicite o contato de um especialista.

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