Saiba como ser a melhor loja virtual do seu mercado de atuação

por | 28/08/2018 | ecommerce

O empreendedor que busca sucesso sabe que a disputa não é fácil, principalmente com as facilidades da Internet. Se é simples para você montar um e-commerce, para o seu concorrente também é. Portanto, você precisa pensar estrategicamente para se diferenciar e conquistar a melhor loja virtual do seu segmento.

Com as dicas abaixo, você perceberá que não é difícil, mas precisa de foco, objetivos e metas bem definidos. Preparado?

Invista em um nicho de mercado específico

Quando alguém tem uma grande ideia de negócio, logo se imagina vendendo os produtos para os mais variados segmentos e acredita que será capaz de conquistar uma enorme fatia do mercado. Porém, nem sempre esse objetivo é alcançado. A explicação é a seguinte: as pessoas estão mais exigentes como clientes e desejam produtos cada vez mais personalizados.

Sendo assim, atender uma grande variedade de público pode ser custoso para uma empresa que está começando. Porém, ao trabalhar com um nicho de mercado específico, poderá encontrar segmentos pouco explorados e ávidos para serem atendidos. Além de ser mais fácil para entender as necessidades dos seus consumidores, o relacionamento fica mais próximo, algo muito valorizado nos dias de hoje.

Outra vantagem de trabalhar em mercados específicos é a menor concorrência com as grandes empresas. Isso ocorre porque elas não conseguem ser tão próximas do consumidor como os pequenos varejistas.

Portanto, verifique no seu ramo de atuação se existem nichos pouco explorados. Um exemplo: o ramo de ferramentas para marcenaria é bastante disputado. Por isso, para quem está começando, o melhor é atender um público mais específico, como as de ferramentas elétricas para o carpinteiro amador, que as utilizará como hobby.

Conheça seu público-alvo

Depois de definido um nicho de mercado, é extremamente importante conhecer esse público. Somente assim você conseguirá identificar necessidades, desejos e capacidade financeira desses consumidores.

Para isso, é importante ter presença forte nas redes sociais de maneira a estimular a participação das pessoas, valorizando suas opiniões. Os consumidores virtuais gostam muito de opinar e você deve aproveitar essa demanda para se aproximar dos clientes.

Outra forma de conhecer o público-alvo é por meio de pesquisas. O ideal é que sejam realizadas por agências de marketing, especialistas no assunto. Atualmente não é um serviço caro e pode ser realizado pela Internet.

Caso não identifique o perfil dos seus clientes, de nada adiantará atuar em um nicho específico de mercado, pois não alcançará um relacionamento estreito com essas pessoas.

Defina um plano estratégico

Qualquer empresário deseja vida longa para a sua empresa. Mas, como estará esse empreendimento no futuro? É por isso que todo empreendedor, para ter a melhor loja virtual do mercado, precisa criar um plano estratégico.

É nesse plano que você definirá a missão, a visão, os objetivos e as metas da empresa para o longo prazo, algo em torno de 5 anos. Para ficar mais fácil, veja o que é cada um desses itens:

  • missão: a razão de ser da empresa, para que ela foi criada, que necessidades visa atender e quais produtos oferece;
  • visão: como a empresa quer ser vista por consumidores, concorrentes, empregados e demais pessoas relacionadas;
  • objetivos: o que o empreendimento deve alcançar no futuro;
  • metas: definição de prazo e quantidades para atingir os objetivos.

Depois de tudo definido, faça planos de médio e curto prazo, que, em conjunto, sejam capazes de alcançar o que ficou determinado no plano estratégico.

Invista em marketing digital

Para ter a melhor loja virtual do seu segmento, é imprescindível investir em marketing digital. Porém, marketing digital é muito mais do que criar uma página no Facebook e fazer algumas postagens sem planejamento.

Essa técnica busca identificar o que o seu público pesquisa na Internet e oferece conteúdos relacionados a essas necessidades. Ao encontrá-los, o visitante entende que a sua empresa é especialista no que faz. Além de passar a comprar seus produtos, ainda divulga para o seu círculo de amizade, pois confia no seu negócio.

Além disso, é uma excelente maneira de captar necessidades ainda pouco exploradas. Para isso, dê muita atenção aos comentários que os visitantes postam e não deixe de respondê-los.

Crie campanhas de vendas personalizadas

Como já foi dito, o público de hoje busca cada vez mais soluções personalizadas. A partir do momento em que uma pessoa percebe que ela é única para a sua empresa, ela fica muito mais propensa a comprar. Então, aproveite isso para vender mais.

Para conseguir criar tais campanhas, é preciso, mais uma vez, obter informações do seu público. Portanto, cada contato que tiver com essas pessoas é uma oportunidade para tentar extrair algum dado valioso. Estimule a assinatura de newsletter, a postagem de comentários e o compartilhamento de informações.

Além disso, solicite alguns dados importantes de quem efetuar o cadastro na sua loja virtual, como data de nascimento, sexo e profissão. Claro que essas informações devem ser passadas espontaneamente. O ideal é oferecer alguma recompensa, como descontos futuros ou possibilidade de ter acesso a materiais exclusivos.

De posse de informações detalhadas do seu público, use a criatividade para personalizar as campanhas de vendas. Você pode, por exemplo, enviar um e-mail parabenizando pelo aniversário e oferecer um brinde ou desconto para compras naquela data. Pode ter certeza de que, para esse cliente, a melhor loja virtual será a sua.

Quer ser a melhor loja virtual? Inspire-se em lojas de sucesso

A dica final é buscar inspiração em lojas virtuais que começaram pequenas e com pouco investimento, mas alcançaram o sucesso. Seus empreendedores seguiram várias das orientações apresentadas aqui. Duvida? Então veja 3 exemplos.

CentralAr.com

O fundador da CentralAr.com passou por muitas dificuldades financeiras, chegou a trabalhar de pedreiro e boia-fria para sobreviver. Porém, sempre quis mudar de vida. Ao começar a trabalhar com reparos em aparelhos de ar-condicionado, percebeu um nicho pouco explorado e que passou a conhecer. Hoje, a empresa é uma das maiores do seu segmento.

2GoBag

Essa empresa nasceu de uma necessidade inexplorada. Os fundadores perceberam que muitas pessoas levam o seu almoço para o trabalho em marmitas. Porém, o visual não era nada legal.

Foi então que tiveram a ideia da 2GoBag, uma maleta com design estiloso para acondicionar corretamente os alimentos. Hoje, a empresa já possui diversos modelos e o faturamento não para de crescer.

Magazine Luiza

Apesar de já ser um grande varejista nacional, essa empresa sempre investe em marketing digital. Além dos tradicionais e-mail marketing, página no Facebook e muitos outros, o Magazine Luiza mantém o Blog Missão Digital, com diversas postagens sobre tecnologia. Isso atrai público qualificado para a sua loja virtual.

Percebeu que empresas de diversos segmentos e tamanhos seguem as orientações acima? Então, não perca tempo e adote-as você também e tenha a melhor loja virtual do seu segmento.

Agora, o próximo passo que você deve seguir: descobrir o que a sua empresa precisa para se tornar uma máquina de vendas online! Interessante, não é mesmo?

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