O que é webdesign e como ele pode aumentar os resultados da sua loja virtual?

por | 14/02/2018 | marketing digital

A tendência do perfil do consumidor atual é de se tornar cada vez mais exigente com os sites que visita — é o que aponta o estudo “The State of Content: Expectations on the Rise”, da Adobe. Segundo essa pesquisa, 7 em cada 10 pessoas dizem que o conteúdo de uma página deve abrir corretamente em qualquer dispositivo e 39% desistem do site se as imagens não carregam rapidamente.

Como agradar esse público? O caminho passa por fazer um trabalho benfeito de webdesign na sua loja virtual!

Ainda não sabe o suficiente sobre webdesign? Então leia este post e fique por dentro do assunto!

O que é webdesign?

A maior parte dos profissionais da área de TI possui grande habilidade na “linguagem dos computadores”. Eles dominam uma lógica composta por diversos códigos que são necessários para criar inúmeras funcionalidades, como as lojas virtuais. No entanto, não adianta ter um site com uma capacidade de processamento incrível se o visual não for atrativo.

Por outro lado, não melhora em nada uma página contar com um desenho maravilhoso e não ter utilidade alguma. Portanto, é necessário unir as duas características, e é aí que entra o webdesign.

Webdesign é o trabalho de unir beleza e funcionalidade em um site de qualquer tipo, seja ele um blog, uma loja virtual ou uma página institucional. Isso faz com que a experiência do visitante se torne única. O profissional que realiza esse serviço é o webdesigner.

É interessante notar que o webdesign tende à multidisciplinaridade, pois construir sites requer subsídios de inúmeras áreas, como programação, arquitetura da informação, acessibilidade e usabilidade, além do design propriamente dito.

O objetivo primordial do profissional de webdesign é conciliar a usabilidade com o planejamento da interface, tornando a experiência do usuário final agradável e intuitiva.

Como o webdesign influencia nos resultados da loja virtual?

Agora que você já aprendeu o que é webdesign, chegou a hora de descobrir como isso impacta no desempenho que a sua loja virtual apresenta.

Afeta o SEO

Para quem não é profissional da área de tecnologia, pode parecer estranho imaginar que a apresentação de um site influencia o seu posicionamento nos motores de busca. No entanto, o webdesign tem um peso relevante no SEO, e você vai entender os motivos.

Os algoritmos utilizados pelos buscadores têm o objetivo de trazer ao usuário os sites que oferecem a melhor experiência. No entanto, como essa classificação é feita por robôs e não por humanos, há a necessidade de atender aos requisitos impostos por essas tecnologias. É aí que entra o webdesign. É por meio dele que a sua loja virtual ficará visível para os algoritmos.

Transforma imagem em texto detectável

Ao entrar em um site você se depara com diversos recursos visuais: imagens, vídeos, animações, composição de cores etc. Por trás disso tudo existe uma programação feita por textos. Tudo precisa estar organizado de modo que os buscadores consigam facilmente interpretar o que está escrito ali de maneira bem direta.

Permite que o site seja acessado por qualquer dispositivo

Para ser bem ranqueado em buscadores como o Google, é imprescindível que o seu site tenha a capacidade de se adaptar a qualquer tela, seja de computador, smartphone, tablet ou até mesmo smartTv. Isso é verificado pelo algoritmo dos sistemas de busca e, caso ele identifique que o site não é responsivo, o endereço estará fora da indexação.

Portanto, um trabalho de webdesign planejado para ser funcional em qualquer dispositivo impactará positivamente no SEO.

Determina a velocidade de carregamento

De nada adianta ter uma bela loja virtual se ela demora muito para carregar por conta de imagens pesadas ou recursos visuais complexos. Ninguém gosta de ficar esperando uma página abrir, e os buscadores sabem disso. Assim, para definir quais sites aparecerão no topo das pesquisas, é medido o tempo que eles demoram para carregar.

Ao planejar o visual da sua loja virtual, é fundamental que haja equilíbrio entre beleza e leveza.

Influencia a experiência do usuário

Depois de impactar de modo positivo o posicionamento da loja virtual nos motores de busca e de ser encontrada pelo seu público, esse visitante precisa ter uma ótima experiência para que a sua visita se transforme em faturamento. Para isso, veja como o webdesign é primordial.

Causa uma boa primeira impressão

Ao carregar um site de comércio eletrônico, o visitante age como se estivesse entrando em uma loja física. Se no primeiro momento já perceber falta de organização e uma apresentação desleixada, o impulso imediato é sair da loja, seja ela física ou virtual.

Para que isso não aconteça com a sua empresa, você precisa causar uma boa impressão desde o primeiro momento. Isso é conseguido por meio do webdesign profissional.

Cria confiança

Muitos usuários da internet ainda não têm confiança o suficiente para efetuar as suas compras onlne i— principalmente de empresas pouco conhecidas. Para driblar essa desconfiança, uma das principais ferramentas que os pequenos empresários devem utilizar é o webdesign profissional. É por meio dele que a empresa terá a oportunidade de mostrar o quão séria ela é.

Tanto é assim que o Projeto de Credibilidade realizado pela Stanford listou o webdesign profissional como um dos 10 itens mais importantes para gerar confiança na web.

Permite uma agradável experiência de compra

Depois de ter a confiança despertada, o visitante de uma loja virtual precisa se sentir à vontade e instigado a explorar os produtos disponibilizados e, assim, se interessar pela compra.

Para obter sucesso, o caminho que ele vai percorrer precisa ser agradável, fácil e intuitivo. Não faça o cliente ter que raciocinar ao buscar por um produto, pois você correrá o risco de confundir a pessoa e perder a venda.

Possibilita a afinidade com a marca e seus produtos

Uma preocupação que o empresário precisa ter ao desenvolver uma loja virtual é se a sua apresentação é condizente com o padrão da sua marca e de seus produtos. Isso impacta a forma como os visitantes enxergam a empresa e seus valores.

Pense em um comércio de produtos esportivos, por exemplo. O visual dessa loja precisa despertar nos visitantes uma animação suficiente para desejar a prática de atividades esportivas e, assim, consumir seus produtos.

Ajuda a fixar a marca

O desejo de qualquer empreendedor é ter uma marca inconfundível. O webdesign ajuda nesse desafio ao evidenciar os diferenciais da empresa por meio do layout e do padrão de cores, tornando a loja única. Isso faz com que seus visitantes lembrem-se da sua marca futuramente.

Torna o caminho de conversão mais fácil

Ao influenciar positivamente a experiência do visitante em sua loja virtual, você consegue fazer com que ele fique mais tempo no seu site, motivando-o a explorar os produtos em detalhes.

Ao perceber que encontrou o que procurava com facilidade e sentir confiança na empresa que está por trás de tudo isso, a tendência é do visitante se tornar cliente, adquirindo seus produtos e serviços. Tudo isso é possível por meio do webdesign bem elaborado.

Percebeu como você não pode negligenciar o webdesign da sua loja virtual? Quando feito da maneira correta, ele é capaz de aumentar os resultados de modo expressivo. Não quer correr riscos? Uma boa saída é contratar uma empresa especializada para criar uma loja virtual!

LIGUE 47 3055-2655

Fale com um especialista

Ani

Chat direto clicando no ícone

Glaucia

Chat direto clicando no ícone

Rua Emmerich Ruysam, 214 – Sala 03- Vila Nova  – Jaraguá do Sul – SC
Todos os direitos Reservados ©2018

Rua Emmerich Ruysam, 214 – Sala 03 – Vila Nova  – Jaraguá do Sul – SC
Todos os direitos Reservados ©2018
Termos & Condições de Serviço

× Fale Conosco