Quais são os principais obstáculos ao administrar uma loja virtual?

por | 01/06/2018 | ecommerce

Os avanços alcançados pela internet nos últimos anos levaram um grande número de pessoas a investirem em um novo tipo de negócio: o e-commerce. A praticidade e as vantagens se tornaram atrativos desse mercado, mas é interessante destacar que administrar uma loja virtual não é tão fácil quanto parece.

Independentemente da opção escolhida, seja migrar de uma loja física para uma loja virtual, seja iniciar um negócio online do zero, os desafios serão tremendos. Apenas lançar uma loja online não garante visibilidade e vendas automáticas.

É importante lembrar que esse mercado é extremamente acirrado e a quantidade de concorrentes aumenta a cada dia. Entretanto, existem outros desafios. Você sabe quais são os principais obstáculos ao administrar uma loja virtual? Não? Então acompanhe com a gente!

Invista em propaganda

Os primeiros consumidores de uma loja virtual que começou do zero são pessoas próximas do empreendedor: amigos, familiares, conhecidos, amigos dos amigos e assim por diante. Já de uma loja física que migrou para o meio digital, podem-se acrescentar alguns clientes fiéis.

No entanto, o lojista deve procurar maneiras de aumentar o campo de atuação de seu e-commerce, e a principal maneira de fazê-lo se dá pela realização de propagandas. As opções mais escolhidas são os links patrocinados, as redes sociais, o recurso do e-mail marketing e os conhecimentos em marketing digital.

Todas essas práticas, se utilizadas corretamente, podem trazer inúmeros benefícios. Porém, os clientes não aparecerão da noite para o dia. Pelo contrário, o processo de popularização de sua marca no mundo da internet levará certo tempo, e é preciso estar preparado para isso, principalmente, para a realização de investimentos.

Tenha cuidado com os fornecedores

Outra dificuldade encontrada por quem necessita administrar uma loja virtual é a relação com os fornecedores. É válido destacar que eles são essenciais para a gestão do seu negócio, uma vez que são eles que fornecem os produtos vendidos.

Sendo assim, é preciso encontrar opções que se tornem parceiras do seu e-commerce e que não representem uma grande dor de cabeça. Os melhores fornecedores são aqueles capazes de oferecer produtos com a qualidade esperada e de entregá-los no prazo combinado.

Dessa maneira, seu negócio evitará problemas com a logística de entrega e, principalmente, com a falta de itens que são extremamente procurados pelos consumidores.

Deve-se, também, buscar empresas no mercado que ofereçam preços mais em conta e condições de pagamento mais vantajosas, mantendo a qualidade dos itens comercializados. Assim, é possível reduzir gastos e melhorar o resultado de sua loja virtual.

Preste atenção no processo de entrega

A entrega dos produtos é uma das etapas mais importantes de uma loja virtual. Muitas vezes ela se torna responsável direta pela fidelização e pela satisfação de clientes. Afinal, muitas pessoas ficam excessivamente ansiosas quando realizam uma compra pela internet.

A logística deve ser planejada, evitando que problemas possam ocorrer e prejudicar a entrega dos produtos. Eventualmente, imprevistos acontecerão e, nesse momento, é importante manter um relacionamento próximo dos clientes. Então, entre em contato, explique os reais motivos, sem usar nenhuma desculpa.

Eles ficarão chateados, mas se sentirão valorizados pela explicação. Esse tipo de atitude aumentará a chance de novas compras, em vez de afastar o consumidor de sua loja. Enviar um mimo, por conta dos atrasos, pode ser uma alternativa interessante.

Evite o abandono de carrinho

O abandono do carrinho de compras é uma prática muito realizada pelos consumidores. Infelizmente, alguma situação foi responsável para que eles desistissem da compra momentos antes de finalizá-la.

Os principais motivos para esse tipo de atitude estão relacionados a alguns aspectos importantes. A falta de confiança no site, as poucas opções para pagamento, o alto custo do frete e a burocracia no cadastro são as principais causas.

Sendo assim, é preciso encontrar maneiras para evitar que esses problemas se tornem o gargalo de suas vendas. Ofereça as formas de pagamento mais usuais, considere realizar o cadastro por meio de redes sociais, como o Facebook, ofereça opções para o frete (inclusive a possibilidade de retirar o produto em sua loja), entre outras ações.

Assim, os consumidores terão total certeza dos preços a serem pagos, do prazo de entrega e da segurança do processo. Pode ser interessante, também, oferecer cupons de desconto após a realização da primeira compra, buscando fidelizar alguns consumidores. Pense nisso.

Observe o seu estoque

A gestão de estoque é um dos principais obstáculos encontrados ao administrar uma loja virtual. A melhor alternativa para evitar problemas se dá pelo uso de sistemas de integração.

A integração de informações pode ser fundamental para o sucesso de sua loja virtual. O departamento de compras receberá avisos quando o estoque de um produto estiver próximo do limite mínimo, emitindo um pedido de compras automático e evitando a falta de estoque.

Outra vantagem facilmente percebida se dá pelo excesso de produtos. A integração poderá fornecer informações sobre o desempenho de vendas dos principais itens, mostrando aqueles que são os preferidos do público e aqueles que não têm tanta saída assim.

Dessa maneira, você terá a oportunidade de analisar o comportamento de seus clientes e, assim, modificar a lista de produtos comercializados, aumentando o percentual de lucro do negócio. Fantástico, não é mesmo?

Invista na automação

O crescimento de uma loja virtual representa muito mais do que o aumento das vendas. Todo o processo de análise de pagamentos, estoque, envio de produtos, logística reversa e mensuração da satisfação dos clientes também aumentará.

Durante certo período, será possível gerenciar manualmente todas essas etapas. Entretanto, chegará um momento em que a gama de serviços superará a capacidade manual, necessitando de investimentos em automação.

Assim, ações como o recebimento de produtos, o processamento de pedidos, o contato com os clientes e o envio de mercadorias serão realizados de uma maneira mais rápida e eficiente.

A automatização também será responsável pela integração de diferentes áreas: site, estoque, pagamentos, antifraude, comunicação com cliente, nota fiscal, envio de mercadorias, entre outros. Assim, automatizar os processos será a única maneira de manter sua loja virtual no mercado, alcançando as metas e objetivos propostos.

Atente-se às fraudes

O crescimento de uma loja virtual é sempre bem-visto pelos empreendedores. Entretanto, o nível de preocupação provavelmente deve aumentar. É preciso lembrar que a internet é o principal meio de divulgação do seu negócio. Logo, a maioria dos clientes passou a lhe conhecer por conta de suas ações online.

Contudo, pessoas mal intencionadas também encontram sua página e podem querer se beneficiar disso, realizando compras fraudulentas. O cancelamento de vendas é comum e é um direito garantido por lei, mas algumas pessoas utilizam dessa alternativa, e de outras, para se beneficiarem ilicitamente.

A melhor maneira de evitar esse tipo de problema se dá pelo uso de políticas de segurança bem estabelecidas, pela escolha de senhas fortes e pelo monitoramento de todas as compras.

Já existem empresas no mercado capazes de auxiliar os empreendedores a administrar uma loja virtual. Algumas plataformas de e-commerce monitoram sua loja virtual 24 horas por dia, garantindo a segurança dos dados e assegurando maior eficiência nos processos. Os benefícios vão desde o aspecto financeiro até a experiência do usuário. Vale a pena conhecer, não é mesmo?

Gostou do nosso texto? Aprendeu um pouco mais sobre os obstáculos ao administrar uma loja virtual? Então, compartilhe este artigo em suas redes sociais e mostre para seus amigos os desafios desse mercado. Não deixe para depois!

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