ROI no e-commerce: Como otimizar com 5 estratégias essenciais

por | 31/08/2018 | ecommerce, vendas

O cálculo do ROI no e-commerce é uma avaliação importante para mensurar a rentabilidade do negócio. Essa taxa revela se o balanço dos investimentos e despesas está gerando lucro ou prejuízos financeiros. Dessa forma, fica mais prático e rápido para identificar erros e alterar estratégias em prol de melhorias na atuação da empresa.

No entanto, conhecer o conceito é muito importante, mas não é o suficiente para garantir bons resultados, pois, é preciso saber como otimizar essa taxa. Isso significa que é necessário investir em maneiras de aumentar a receita da loja virtual, fazendo com que as despesas não se sobressaiam.

Neste artigo, selecionamos 5 estratégias essenciais para você conseguir otimizar o ROI do seu e-commerce. Então, se você ficou curioso e quer saber quais são elas, continue a leitura e confira nossa lista!

1. Conheça o seu público

Conhecer bem as características do seu público pode ajudar você a aumentar o ROI no e-commerce, afinal, o consumidor é a base para todas as ações bem-sucedidas da empresa. Logo, ao traçar o perfil do seu cliente, fica mais fácil estar presente nas redes sociais mais adequadas, segmentar campanhas e melhorar produtos e serviços.

Tudo isso aumenta a taxa de conversão e, consequentemente, a receita do seu e-commerce, otimizando a taxa de ROI. No entanto, para chegar até esse ponto, é fundamental que você levante dados precisos a respeito do seu público — a boa notícia é que o ambiente digital oferece diversos meios para fazer isso.

O Google AdWords, por exemplo, permite que você identifique as palavras-chave mais usadas por seu público-alvo. Se o seu e-commerce está nas redes sociais, as principais oferecem plataformas de publicidade para fazer anúncios, o que permite um mapeamento das características dos seus consumidores.

2. Simplifique o processo de compra

Todos os fatores a respeito da performance do site possuem uma relação direta com o aumento da taxa de conversão e aumento do ROI no e-commerce. Afinal, a experiência dos usuários no site deve ser a melhor possível para que uma venda seja finalizada, pois, caso contrário, a taxa de rejeição só tende a aumentar.

Portanto, simplifique ao máximo o processo de compra no seu e-commerce, desde o tempo de carregamento da página inicial até o momento de colocar os produtos no carrinho e finalizar a compra. Qualquer tipo de “engasgo” ao longo desse processo pode ser um motivo para o potencial cliente sair da sua loja virtual.

Também é importante ter como objetivo a máxima redução das burocracias. Muitos sites de venda bem-sucedidos pedem dados de pagamento e endereço durante o cadastramento do usuário para que o cliente não tenha que colocá-los a cada vez que fazer uma compra no site. Esse é um bom exemplo de facilidade para o consumidor.

Uma ótima forma de aplicar mudanças estruturais no e-commerce são os testes A/B. Essa estratégia consiste em colocar no ar duas versões de páginas para a mesma finalidade no site. Dessa forma, pode-se perceber em qual versão os clientes tiveram mais facilidade para cumprir as suas ações.

3. Invista na fidelização do cliente

A boa comunicação com o cliente deve ser contínua para que seja um fator positivo para o ROI no e-commerce, especialmente no pós-venda. Afinal, a parcela de clientes fiéis é a mais lucrativa para a sua loja. Logo, investir em estratégias para aumentar esse público deve ser uma das prioridades para otimizar os seus investimentos.

Nesse sentido, o e-mail marketing mostra-se bastante eficaz, sendo uma maneira próxima e direta de cultivar um bom relacionamento com os clientes. Por meio do e-mail, você pode oferecer informações sobre uma compra e fazer uma divulgação personalizada dos produtos da loja, por exemplo.

Além disso, é importante ressaltar que uma boa estratégia de fidelização faz com que os clientes se sintam em uma “área VIP”. Ou seja, aqueles mais assíduos devem contar com benefícios oferecidos pela sua loja para que continuem a boa relação, como descontos especiais e frete grátis em determinados produtos. Já pensou nisso?

4. Aumente o ticket-médio

Não se pode deixar de melhorar o ROI no e-commerce sem avaliar alguns KPLs (Key Performance Indicator ou Indicadores-chave de Desempenho). A partir dessas métricas, é possível medir com total exatidão as suas ações no ambiente digital — entre os KPls mais importantes, destaca-se o ticket-médio.

Essa métrica avalia o valor médio gasto por cliente na sua loja, tendo uma influência direta na taxa do ROI: quanto maior o ticket-médio, maior é a receita e, consequentemente, o lucro da empresa. Por isso, é fundamental sempre procurar aumentá-la.

Em bom português, para fazer o seu cliente “gastar mais” na sua loja virtual, é preciso melhorar as condições de compra: brindes, promoções, incentivos para novas indicações, cartões de presente em datas comemorativas são alguns meios bem-vindos para aumentar o ticket-médio.

5. Invista em mídia paga

Potencializar as estratégias de marketing digital da sua empresa pode contribuir bastante para o aumento do ROI da sua loja virtual, uma vez que o aumento da visibilidade da marca atrai mais consumidores interessados, aumenta a taxa de conversão e, como consequência, aumenta a receita da empresa.

Além das estratégias de divulgação orgânica, as mídias pagas se mostram fundamentais nessa tarefa. Como o próprio nome sugere, esses são meios de divulgar o seu e-commerce em troca de um pagamento — o Google AdWords (citado anteriormente), os anúncios no Facebook e outras redes são bons exemplos.

Essa é uma ótima maneira de melhorar o ROI, pois permite investimentos flexíveis de acordo com o orçamento da loja, o que a torna essencial para pequenos e médios empreendedores. Além disso, o menu de opções em relação ao formato de anúncio é um destaque importante para chamar a atenção dos usuários.

Pronto para aumentar o ROI no e-commerce?

Agora que você conhece algumas estratégias para aumentar o ROI no e-commerce, lembre-se de contar com um planejamento financeiro adequado para que todas as estratégias sejam bem realizadas e você não tenha surpresas. Afinal, o ROI requer um acompanhamento disciplinar para ser otimizado.

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