Saiba como usar as redes sociais para divulgar sua loja online

por | 13/11/2017 | marketing digital

Como divulgar nas redes sociais a minha loja virtual? Se você está fazendo este questionamento, então, você está no lugar certo.

Possuir uma página ou perfil nas principais redes sociais é praticamente obrigatório nos dias de hoje, afinal, é lá que a maior parte de seu público está. Contudo, para alcançá-los, é preciso elaborar uma estratégia sólida e baseada em pesquisas.

Quer saber mais sobre como utilizar as redes sociais para divulgar a sua empresa? Leia esta postagem!

Elabore um planejamento

O primeiro passo para uma estratégia de sucesso é, sem dúvidas, elaborar um planejamento consistente. Mas, afinal, o que precisa ter nesse planejamento?

Ao iniciar a etapa de planejamento, você deverá começar pela identificação de seu público-alvo, afinal, é impossível entregar uma mensagem de impacto se você não sabe para quem você está escrevendo.

Após identificar o perfil de seu público, você saberá em quais redes sociais vale a pena investir. Você já pode até ter ouvido por aí que a sua empresa precisa marcar presença em todas, contudo, não são todas que possuem relevância para o seu e-commerce.

Escolha aquelas que realmente fazem sentido para a sua loja virtual!

Em seguida, defina quais serão os objetivos que você pretende alcançar com cada rede social. Você até pode pensar, em um primeiro momento, que aumentar as vendas seja o objetivo em todas elas, mas isso é consequência, e não objetivo.

Com todas essas informações em mãos, chegou a hora de elaborar as ações estratégicas para a sua loja virtual.

Crie campanhas

Para a criação de campanhas, você deverá definir uma temática que englobará todos os seus esforços. Para isso, você poderá, por exemplo, utilizar as datas comemorativas como temática, como dia das mães, dia das crianças, natal, etc.

A campanha servirá para impulsionar uma determinada categoria de produtos relacionados à temática escolhida, afinal, no dia das mães, uma promoção de brinquedos não faz muito sentido, não é mesmo?

Faça promoções

É muito comum que alguns empresários acreditem que campanha e promoção são a mesma coisa, mas não é bem assim.

Podemos criar uma campanha, por exemplo, para tornar a marca mais conhecida, o que não significa que será ofertada alguma promoção.

Quando falamos em promoção, devemos compreendê-la como a oferta de algum tipo de vantagem para o consumidor de forma a incentivá-lo a efetuar uma compra em seu e-commerce.

Essas promoções serão divulgadas em suas redes sociais, a fim de pulverizar a mensagem em seu público, atraindo-os para o site de sua loja.

Interaja com seu público

Como o próprio nome diz, são redes sociais, logo, socializar com o seu público é parte fundamental para o sucesso de uma estratégia.

Apenas disparar promoções não é o suficiente. As pessoas devem estabelecer um relacionamento com sua marca, e isso se dá por meio da interação e do engajamento de seu público com ela.

Não faz sentido ter uma conversa de mão única. Sempre que um cliente entrar em contato com a sua empresa por meio das redes sociais, responda-o o quanto antes!

Defina os conteúdos

Você já parou para analisar o motivo de você seguir uma página no Facebook? A resposta é simples: o formato e o conteúdo que ela utiliza é de seu interesse e reflete algumas de suas crenças e valores.

Se você não conhecer o seu público, você não poderá criar essas mensagens que o impactará, mas, ao conhecê-lo, tudo fica muito mais fácil (e mais efetivo).

Com esse conhecimento, você deverá elaborar um plano de conteúdo, ou seja, o que será postado, qual será o tema e quando será postado.

Além de tornar as mensagens mais efetivas e promover o engajamento de seu público com a marca, o planejamento de conteúdo organiza a sua estratégia e possibilita a mensuração dos resultados obtidos, demonstrando quais são os assuntos que mais geram engajamento e quais não são de interesse do público.

Realize sorteios

Quem nunca viu um sorteio nas redes sociais e se inscreveu na página para concorrer? Pois é, uma ótima forma de gerar engajamento com seu público é por meio da realização de sorteios nas redes sociais.

Não precisa ser algo de grande valor financeiro, mas deve ser algo que possua um grande valor percebido para o público ao qual ele é destinado.

A principal ressalva em relação a esta estratégia é que, para realizar um sorteio, ele deverá ser registrado junto à Caixa Econômica Federal, o que poderá gerar um custo a mais. Uma boa saída é o desenvolvimento de um concurso cultural, pois este dispensa o registro.

E não se esqueça: seu público está constantemente fiscalizando sua marca na internet, logo, a transparência neste tipo de ação é muito importante, senão tudo poderá ir por água abaixo.

Distribua cupons de desconto

Outra excelente estratégia para promover o seu e-commerce e gerar engajamento com seus clientes é a distribuição de cupons de desconto.

Neste tipo de ação, você deverá desenvolver uma página de captação de informações de seu público, também conhecidas como hotsite.

O cupom de desconto será entregue em troca de informações essenciais sobre seu cliente, como nome e e-mail, por exemplo.

Ao divulgar esta página em suas redes sociais, você terá um alcance imenso e conseguirá a informação de diversos possíveis clientes.

Com as informações em mãos, você poderá realizar o disparo de e-mails marketing de promoções, estabelecendo um relacionamento com seu público e incentivando-o a comprar.

Divulgue fotos e vídeos dos produtos comercializados

E, por último, não devemos nos esquecer de divulgar os produtos que já foram vendidos, despertando o interesse de novos compradores em adquiri-los também.

Além disso, você poderá marcar a pessoa que o comprou que, de quebra, vai aparecer para os seus amigos mais próximos, gerando um alcance muito maior de sua publicação sem a necessidade de investimento em publicidade paga.

Aqui vai um bônus: contar com uma empresa especializada para a confecção e manutenção de seu e-commerce é sempre uma boa opção!

Agora que você já sabe como divulgar nas redes sociais o seu e-commerce e conferiu algumas estratégias fundamentais, aproveite para se inscrever em nossa newsletter e receber em seu e-mail mais dicas e informações super legais como estas!

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