Saiba quais são as melhores soluções para investir no seu e-commerce

por | 17/08/2018 | ecommerce

Um dos principais objetivos de todos os empreendedores é aumentar as vendas, não é mesmo? Porém, o perfil dos consumidores mudou muito nos últimos anos e as práticas que davam certo no passado não são tão eficientes assim atualmente — a concorrência também passou a ser mais acirrada.

Assim, para destacar-se no mercado é preciso contar com táticas eficientes e que trarão resultados positivos para a gestão do negócio — em vez de investir apenas em ações isoladas. É preciso saber, ainda, que as estratégias planejadas para lojas físicas devem ser diferentes das adotadas no e-commerce.

Quer saber quais são as melhores soluções para e-commerce e conhecer boas práticas para otimizar os seus resultados? Então confira este artigo e saiba mais!

Boa leitura!

Invista em uma consultoria especializada

No mercado já existem empresas especializadas no setor de e-commerce. Esse tipo de negócio presta consultoria para lojas virtuais, fornecendo as melhores práticas a serem aplicadas no setor e ajudando os empreendedores a alcançar seus objetivos.

É importante destacar que a contratação de um serviço de consultoria representará um ganho enorme para o e-commerce: o empreendedor terá o apoio necessário para realizar suas atividades, evitando erros que são comumente cometidos e encurtando alguns caminhos.

Toda a operação de sua loja virtual será analisada e os consultores poderão oferecer estratégias interessantes para otimizar as ações e, consequentemente, melhorar os resultados.

Lembre-se: não é apenas o número de vendas que importa em um e-commerce. O pós-venda, a logística, a gestão do estoque e vários outros fatores são tão importantes quanto o seu faturamento.

Uma boa consultoria também poderá ajudar o empreendedor a segmentar sua atuação, definindo o público-alvo com mais critérios, interferindo no cadastro de produtos, definindo as estratégias de marketing e ajustando o atendimento ao cliente, por exemplo.

Crie campanhas de vendas

A criação de campanhas de vendas também são soluções para e-commerce que tem sido amplamente utilizadas. Quando bem definida, ela é responsável por levar em consideração os objetivos do seu negócio, estabelecendo metas a serem cumpridas, a duração das ações e o resultado esperado.

Dessa forma, você não colocará em prática ações isoladas e sem sentido. O aproveitamento de datas comemorativas — como Dia das Mães ou Dia dos Namorados —, gerará mais resultado do que os procedimentos que você costumava realizar. Além disso, outras datas poderão ser aproveitadas de acordo com o padrão de consumo dos seus clientes.

O principal propósito de uma campanha de marketing é impactar
positivamente nas vendas. Então, vale aumentar a oferta de determinados produtos em alguns canais e/ou regiões, além de estimular a venda de combinações de produtos.

Fidelize seus clientes

Adotar estratégias de fidelização é uma das principais soluções para ter maior lucratividade no e-commerce. O relacionamento entre sua loja virtual e seus clientes é fundamental para que você consiga ter clientes fiéis.

O uso de redes sociais e outras formas humanas de contato podem fazer com que os consumidores se sintam valorizados pelo seu e-commerce. Nesse processo, é importante atentar para alguns pontos — como uma política de reembolso e devolução, procurados por um grande número de consumidores.

Prevenir o seu site contra fraudes digitais e oferecer boas opções de pagamento são alternativas interessantes e podem fazer com que os consumidores voltem a fazer compras com você.

Por fim, mas não menos importante, não se esqueça da qualidade de seus produtos e do processo de entrega. Independentemente do seu atendimento e da atenção que você der aos clientes, esses dois pontos serão fundamentais para o sucesso do e-commerce.

Tenha uma boa gestão da plataforma

A plataforma da sua loja virtual é a porta de entrada para os seus produtos. Muitos consumidores terão o primeiro contato com sua marca por meio do seu site, tornando imprescindível o investimento em uma boa gestão. Ela deve ser responsiva — ou seja, adaptada aos diferentes dispositivos.

Afinal, seus consumidores podem querer acessar seus produtos em qualquer lugar do mundo e a qualquer instante. Além disso, é interessante focar na experiência do usuário. As pessoas devem conseguir encontrar o produto que desejam e finalizar a compra com poucos cliques.

A ideia principal de um e-commerce é oferecer praticidade e agilidade. Então, um site lento (que demora a carregar ou que exige cadastros longos) é extremamente prejudicial.

As imagens dos produtos também merecem uma atenção especial. Contar com imagens de qualidade e um site que privilegie a interação do cliente com seus produtos (permitindo que ele analise informações importantes) pode fazer grande diferença em suas vendas.

Aposte em bons canais de comunicação

Uma venda realizada em um e-commerce é completamente diferente de uma venda realizada em uma loja física. É válido dizer, porém, que alguns clientes precisam solucionar dúvidas antes de fechar a compra.

Para isso, é fundamental contar com bons canais de comunicação. Assim, eles poderão encontrar os detalhes que precisam e se sentirão mais seguros ao conversar com um atendente. Embora o processo seja 100% online, a humanização do atendimento é importante.

Atualmente, existem algumas opções de canais de comunicação extremamente interessantes, como o WhatsApp e o Facebook Messenger. Entretanto, é preciso ter opções mais comuns, como telefone de contato e e-mail.

Não se esqueça de informar o horário de funcionamento e os dias, além de dar uma previsão de resposta caso elas não sejam imediatas. É fundamental responder todas as solicitações em um curto espaço de tempo.

Deixar os clientes esperando pode fazer com que eles abandonem o carrinho de compras. Para evitar esse tipo de problema, pode-se considerar o investimento em chatbots, automatizando as respostas. Pense nisso!

Listamos, ao longo deste artigo, algumas soluções para e-commerce. Buscamos relacionar as principais práticas utilizadas no mercado para que você possa empregar em sua loja virtual, aumentar as vendas e obter os resultados necessários. Não perca essa oportunidade.

E aí, gostou do nosso artigo? O que achou das soluções para e-commerce que destacamos? Ficou com alguma dúvida? Quer saber mais sobre o assunto? Então, entre em contato com nossos consultores. Não hesite em contatá-los: eles estão prontos para ajudá-lo!

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