Saiba quando e como oferecer cupons de desconto na sua loja virtual

por | 24/04/2018 | ecommerce

Uma interessante maneira de melhorar os resultados de uma loja virtual é oferecer cupons de desconto. Porém, é preciso cuidado. Há o risco de perder tempo com campanhas sem sucesso ou, pior ainda, ter prejuízo com abatimentos excessivos.

Caso você não saiba como utilizar essa poderosa ferramenta da forma correta, você está no lugar certo. Depois de ler este post, você será capaz de ofertar cupons que gerem vendas na medida certa. Confira!

O que são cupons de desconto?

Cupom de desconto é uma excelente ferramenta de marketing, ela é mais conhecida no Brasil por conta do seu uso no comércio eletrônico. Porém, é uma antiga técnica para alavancar vendas. Seu uso é muito comum nos Estados Unidos. Tanto é que existe até série de TV por lá, chamada Cupom Mania, transmitida pela Discovery Home & Health.

O funcionamento da ferramenta é relativamente simples. O empresário estabelece o valor ou percentual que será concedido de abatimento, bem como as regras para conquistá-lo. Pode haver valor ou quantidade mínima ou produtos específicos para utilização, por exemplo. Além disso, há um prazo limite de validade do cupom.

Antigamente, os cupons eram distribuídos em jornais, revistas e panfletos. Os clientes interessados em obter os descontos deveriam pegar esses cupons e entregar no estabelecimento no ato do pagamento de suas compras.

No e-commerce o funcionamento é semelhante. Porém, em vez de papel, o cupom de desconto é um código alfanumérico. A distribuição também é diferente. Pode ser por e-mail, SMS, sites especializados ou como a sua criatividade mandar.

Apesar da moda dos cupons de papel não ter vingado aqui no Brasil, o interesse nessa forma de obter descontos no e-commerce é crescente. Segundo pesquisa realizada pela Cuponomia, 80% dos compradores de lojas virtuais sempre procuram por cupons antes de efetuarem suas compras.

Quais os benefícios em oferecer cupons de desconto?

Agora que já sabe o que é exatamente um cupom de desconto, descubra as vantagens em oferecê-lo.

Aumenta as vendas

A principal vantagem em oferecer cupons de desconto é alavancar as vendas. Isso ocorre por estimular nas pessoas o sentimento de que tem a oportunidade de ganhar algo sem esforço. Além disso, por ter curto prazo de utilização, gera a sensação de emergência no seu uso.

Reduz estoques

Os cupons de desconto são muito utilizados para girar estoque ou fazer com que produtos encalhados sejam vendidos. É interessante também para eliminar itens sazonais quando a época de venda já tenha passado.

Fideliza clientes

Uma atitude interessante para estreitar o relacionamento com seus clientes é oferecer cupons de desconto. Utilize a oferta para demonstrar para o cliente que ele é importante e lembrado pela sua empresa. O custo da ação é baixo, mas o impacto na fidelização será bem interessante.

Reduz o abandono de carrinho

Muitas vezes, uma pessoa abandona o carrinho no momento do pagamento por acreditar que o preço da mercadoria poderá cair nos próximos dias ou por achar que está gastando além das suas possibilidades. Enviar um cupom de desconto para essa pessoa é a melhor maneira para não perder a venda e o valor investido para atrai-la ao seu site.

Aumenta o ticket médio

Alguns cupons de desconto são oferecidos com o intuito de aumentar o ticket médio e são bastante eficientes. Para que o abatimento seja habilitado, é necessário atingir determinado valor mínimo de compra. O cliente que já está quase alcançando o valor acaba acrescentando itens no carrinho.

Como obter os melhores resultados?

Depois de conhecer as vantagens em oferecer cupons de desconto para a sua loja virtual, descubra como utilizar essa técnica da maneira correta.

Defina o abatimento ideal

Ao oferecer cupons de desconto, você precisa ter bastante cuidado na definição do valor ou percentual que será dado ao comprador. Essa cautela é fundamental para a eficácia da ação promocional, pois descontos muito baixos não geram sensação de ganho e não estimula a compra.

Por outro lado, um desconto exagerado pode comprometer seriamente a sua margem de lucro. E pior: o cupom pode acabar viralizando e a situação fugir do controle. Por isso, também é importante estabelecer limite de quantidade de cupons utilizados.

Seja criativo nas ofertas

Muitos empresários já perceberam os benefícios gerados ao oferecer cupons de desconto. Sendo assim, para que você consiga atrair clientes, não basta simplesmente ofertar abatimentos. É preciso montar uma estratégia para chamar atenção para a sua campanha.

Uma ideia interessante é oferecer brindes colecionáveis com a sua marca no lugar do desconto. Isso aumentará a recorrência de compras e divulgará a sua marca entre o seu público.

Informe as condições

Para que a campanha promocional não se torne um grande problema, é imprescindível deixar bem claro todas as condições da oferta. Caso o cliente tenha dificuldades em utilizar o cupom de desconto por conta de alguma condição não informada, ele ficará insatisfeito, e com razão. E você já sabe o que acontece com compradores insatisfeitos. Além de não comprarem mais da sua loja, fazem campanha negativa dela.

Portanto, deixe bem claro o prazo de utilização, se existe valor ou quantidade mínima, se o cupom é específico para determinados produtos, se tem uma quantidade máxima de utilização etc. Enfim, deixe o seu cliente ciente de todos os detalhes para utilizar o cupom.

Utilize sites agregadores

Uma ótima maneira de divulgar cupons de desconto é utilizando sites agregadores. Devido ao grande sucesso dos cupons, atualmente existem sites especializados em divulgá-los. Muitas pessoas acessam esse tipo de página antes de iniciarem as suas compras virtuais.

Esse tipo de divulgação busca atingir pessoas que ainda não conhecem a sua loja ou que não tiveram oportunidade de comprar nela. Assim, aumenta a sua base de clientes.

Aumente a conversão em vendas

Como já foi dito, um dos benefícios dos cupons de desconto é reverter abandonos de carrinho. Para isso, utilize a ferramenta exit intent popups. Essa solução mostrará uma mensagem com um cupom de desconto, caso o cursor do mouse do visitante se aproxime da parte superior ou inferior do navegador, indicando tendência em sair da página.

Se mesmo assim o visitante abandonar o carrinho, não deixe de enviar um e-mail ou um SMS com um cupom de desconto. De repente, era o que faltava para ele finalizar a compra.

Enfim, oferecer cupons de desconto é uma valiosa técnica de marketing capaz de gerar resultados expressivos para uma loja virtual. Portanto, não deixe de utilizá-la e colha bons frutos.

E, para alavancar ainda mais as suas vendas, não perca a oportunidade e conheça agora 5 estratégias de marketing digital para lojas virtuais!

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