9 benefícios de contratar um serviço de delivery online

por | 13/11/2018 | ecommerce

A integração da vida com a internet, também chamada de internet das coisas, é cada dia mais comum. Coisas que eram impensáveis há menos de 10 anos, senão na ficção científica, hoje fazem parte do nosso cotidiano. Entre esses hábitos está o serviço de delivery online.

Se você é do ramo de comércio de alimentos, dono de um restaurante ou pizzaria, por exemplo, já deve estar mais que acostumado com o conceito de entrega em domicílio, principalmente nos pedidos feitos por telefone.

Também já deve ter visto e pesquisado sobre os marketplaces de delivery. São apps e sites que agregam diversos restaurantes para pedidos. Talvez, inclusive, tenha considerado entrar neles, pois pode ter imaginado que fazer um app ou um serviço de delivery online próprio não compensaria.

É verdade que os marketplaces de delivery online têm suas vantagens — uma maior base de clientes, por exemplo. Porém, também têm suas desvantagens, como a cobrança de taxas. Agora, e se ter seu próprio portal de pedidos não fosse um investimento tão alto e, ainda por cima, fosse muito recompensador?

 

Como veremos a seguir, existem 9 benefícios excelentes que você pode ter em investir no sistema de delivery online próprio, confira!

1. Sem Taxas

Primeiro grande benefício, claro, é a ausência de taxas. Nos marketplaces de delivery é comum se cobrar uma taxa de 10% a 14% sobre o valor da compra. Quando se tem um aplicativo ou portal de entrega online próprio, todo o valor fica com você.

Ou seja, embora o investimento inicial possa ser um pouco maior, dentro de pouco tempo a economia com as taxas que deixa de pagar vai compensar, além das demais vantagens que a liberdade de ter o próprio app e central de delivery proporciona.

2. Melhor gerenciamento

O segundo benefício imediato é a melhor capacidade de gerir seus menus, pedidos, clientes e campos de preenchimento. Como não se está em parceria com uma empresa agregadora, fica mais fácil ter controle dos dados, das informações e das atualizações necessárias.

Ao se cortar o intermediário, é mais simples gerenciar sua empresa pelo delivery, lidar diretamente com o cliente final e resolver rapidamente quaisquer problemas. Isso é uma vantagem competitiva de mercado muito interessante, especialmente em uma época que os consumidores querem respostas rápidas e que resolvam os problemas.

3. Fortalecimento da marca

Um dos benefícios imediatos também é a visibilidade e fortalecimento da marca. A ideia é simples: primeiro porque será algo exclusivo da sua empresa, sem outros competidores. Seus clientes já o procuram interessados em fazer um pedido e se relacionam com você.

Segundo, ter um app próprio é sinônimo de autonomia e inovação para os clientes, o que dá certo status para a empresa. Essa visibilidade pode ser explorada de diversas formas, criando, inclusive, um senso de comunidade em torna da marca.

4. Integração direta

Com um app ou portal direto de pedidos de entrega online, é possível fazer a integração com os demais sistemas da empresa, facilitando o gerenciamento inteligente do negócio. Isso permite acompanhamento mais próximo e profissional, o que eleva a qualidade e produtividade.

Quer dizer, com a devida integração, é possível já, automaticamente, fazer a gestão do estoque e do fluxo de caixa das vendas pelo aplicativo, para citar algumas possibilidades. Isso ajuda a gerar dados e métricas.

5. Monitoramento de desempenho

Como dissemos no benefício acima, com o app e portal próprio de delivery online é possível gerar mais métricas, que pode servir como base para conhecer o desempenho do seu restaurante. Desde o dado mais simples, que são as principais vendas, até o abandono de carrinho, desistências e produtos mais acessados.

O monitoramento de desempenho pode ser um das melhores ativos para uma marca séria e comprometida, servindo de base para a estruturação de campanhas de marketing digital e estratégias de negócio, por exemplo.

6. Comunicação direta

Além disso, ao se cortar os marketplaces como intermediários, o relacionamento com o cliente passa a ter mais horizontalidade, ser mais próximo e direto, o que é ideal para investir também no Inbound Marketing.

E como o canal é aberto, os apps podem mandar lembretes de promoção, felicitações por datas importantes, cupons de desconto e outros.

7. Base de dados completa

Aliás, cada cliente que faz o cadastro no seu site ou app para fazer o pedido preenche os campos de cadastramento que você determina na customização, com informações que são pertinentes ao seu negócio. Essa base de dados pode ser muito útil para mandar parabéns no aniversário ou estruturar uma campanha de e-mail marketing.

Informação, afinal, é hoje o principal ativo que uma empresa tem. Se a base de dados for bem planejada, para que o cadastro não seja cansativo e, ao mesmo tempo, tenha campos de preenchimento pertinentes, a chance do sucesso se torna cada vez maior.

8. Listas do WhatsApp

O poder das micro redes sociais, como o WhatsApp, é inegável. Saber fazer uma campanha de marketing utilizando-as ainda é um desafio, mas tem se mostrado extremamente recompensador. Abrir esse canal de comunicação direta com o cliente pode ser imprescindível para o sucesso do negócio.

Um serviço de delivery online pode fornecer não apenas os números para fazer essa campanha acontecer, mas as informações para personalizá-la. Isso é uma garantia de sucesso.

9. Campanhas em redes sociais

E não só no WhatsApp, mas um app próprio permite que você estruture campanhas de marketing também nas redes sociais, faça promoções próprias que chegam diretamente ao cliente, ofereça vantagens e serviços diferenciados aos seus clientes, programas de fidelização para engajamento e diversas outras ações possíveis.

A comunicação direta e a base de dados própria abrem uma gama de possibilidades muito grande para ser devidamente explorada, aumenta a economia ao não se pagar taxas de adesão, permite a integração dos sistemas e a medição das métricas e indicadores para melhorar ainda mais seu negócio.

E ter um serviço de delivery online é muito mais fácil e barato do que você pode imaginar. Para saber mais, entre em contato conosco que ficaremos felizes em guiar e ajudar a tornar seu negócio ainda melhor!

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