Veja 5 estratégias de vendas para WhatsApp que funcionam!

por | 14/05/2018 | vendas

O WhatsApp é um dos aplicativos mais utilizados no Brasil, atingindo a marca de 100 milhões de usuários em 2016. Pode-se dizer, inclusive, que 96% dos brasileiros que possuem smartphone têm o aplicativo instalado.

É sabido que as redes sociais já mudaram a forma como fazemos negócio, se tornando fundamentais para a estratégia de vendas. Porém o aplicativo de mensagem é mais utilizado do que qualquer uma das redes sociais no Brasil.

Um dado interessante é que 98% das mensagens são lidas em menos de 3 segundos, enquanto apenas 22% dos e-mails são lidos. Porém, antes de sair mandando mensagem para todo mundo e criando grupos desordenadamente, é preciso pensar em uma estratégia de vendas eficiente.

Interessou-se sobre o assunto? Então continue a leitura deste artigo e veja 5 estratégias de vendas para WhatsApp que funcionam.

1. Peça autorização para seus clientes

A maioria das pessoas utiliza o WhatsApp com fins pessoais. Sendo assim, é preciso ter cautela para não entrar na privacidade do cliente. Lembre-se: um erro pode ser fatal.

Uma estratégia de vendas interessante é pedir autorização para seus clientes. Crie uma lista de cadastro, solicitando o número de celular das pessoas. Após isso, pergunte ao cliente se ele deseja receber conteúdos via WhatsApp.

Lembre-o que os conteúdos podem ser novos produtos, promoções e descontos especiais. Além disso, o aplicativo pode se tornar um local para a solução de dúvidas e reclamações.

Enviar um monte de mensagem sem a permissão do cliente será extremamente invasivo e poderá fazer com que você perca seus clientes. Enxurradas de mensagens ou grupos indesejados são os principais erros na estratégia de vendas por WhatsApp.

2. Ofereça promoções exclusivas

Como destacado no tópico anterior, o WhatsApp pode ser utilizado para oferecer promoções exclusivas àqueles clientes que decidiram realizar o cadastro em sua loja. Essa prática é bem simples e pode gerar resultados significativos.

Os clientes passarão a verificar suas mensagens constantemente, se mantendo interessados, pois podem receber algo em troca. Entretanto é importante frisar que ninguém gosta de receber apenas propagandas.

O WhatsApp é um meio de comunicação pessoal e assim deve ser tratado. Busque intercalar as promoções com informações úteis sobre os produtos que aquele cliente costuma consumir. Esse pode ser um grande diferencial de sistema de vendas.

3.Categorize seus clientes

Outra estratégia de vendas para WhatsApp é a categorização dos clientes. Assim que você adicionar uma pessoa em sua lista de contatos pode ser interessante identificá-la de acordo com o seu interesse.

No final do nome, por exemplo, coloque uma tag que remeta a um tipo de produto que você comercializa. É possível, também, utilizar os campos personalizados do aplicativo para isso. Lá, é fácil adicionar essa e outras informações relevantes sobre o cliente.

Veja esse exemplo, para ficar mais fácil o entendimento. Imagine que você é dona de um salão de beleza e deseja incluir dois novos clientes em sua lista de contatos. Joana, que vai ao salão uma vez por mês fazer a sobrancelha, e Francisco, que vai uma vez por mês aparar a barba e cortar o cabelo.

Em sua agenda, você pode identificá-los como:

  • Joana Santana — Sobrancelha mensal;
  • Francisco da Silva — Barba e cabelo masculino.

Assim, ao clicar no recurso da lupa do WhatsApp em sobrancelha, você saberá quais clientes realizam esse serviço e a periodicidade. O mesmo será válido para barba e cabelo masculino.

4. Use a lista de transmissão

Um dos recursos do WhatsApp que pode ser utilizado é a lista de transmissão, principalmente se você categorizou seus clientes. Uma dica importante é: a lista de transmissão é mais eficiente que um grupo.

Ao enviar mensagens pela lista de transmissão, seus contatos receberão uma mensagem privada. A mesma mensagem será enviada para todos os contatos presentes na lista, mas a pessoa a receberá de forma individual. Já no grupo, todos podem enviar mensagem para todos, como uma sala de bate-papo.

É válido afirmar, ainda, que na lista de transmissão você e seu cliente conversarão de maneira individual. A lista é apenas um recurso para facilitar o envio da mesma mensagem para os usuários de uma única vez.

A lista de transmissão suporta 256 contatos, permitindo que o usuário possa criar quantas listas quiser, de acordo com as características específicas de seus produtos e os gostos de seus clientes. Pense nisso e utilize esse recurso!

5. Não pense apenas em vender

A última estratégia de vendas que selecionamos é: não pense apenas em vender, por mais contraditório que pareça. Sabemos que esse é o seu principal objetivo ao utilizar o WhatsApp em seu negócio, mas deve-se atentar para outras informações.

Os três pilares para o sucesso no uso de redes sociais para vender são: atrair, engajar e converter. Então, primeiramente, é preciso ajudar as pessoas a resolverem seus problemas, identificando o que elas precisam. Você pode, por exemplo, prestar uma consultoria pelo aplicativo e aproveitar o momento para evidenciar a importância do seu produto.

É importante que você faça isso de coração, sem mostrar para o cliente que essa ação está sendo forçada. É fato que seu relacionamento melhorará consideravelmente bem como suas vendas online.

Por isso afirmamos: não pense apenas em vender, mas sim na resolução de problemas. Esse pode ser a informação que você precisava para fazer sucesso no WhatsApp. Pense nisso!

Utilizar o WhatsApp como um dos meios de comunicação da empresa é uma ideia excelente. Contudo é preciso ter cuidado em alguns pontos, como a frequência e a ortografia.

Enviar muitas mensagens pode fazer com que seu número seja bloqueado e seus clientes não recebam suas mensagens, além de deixar a empresa com uma péssima imagem. Já os erros de ortografia podem impedir o crescimento de vendas e a perda da credibilidade.

Sendo assim, a melhor maneira de utilizar o WhatsApp se dá por meio das estratégias de venda. Ao planejar os passos, identificar quais ações surtiram mais efeito, qual foi o índice de aceitação dos clientes, será possível identificar o ROI em suas vendas e, ainda, melhorar cada vez mais os processos.

E aí, gostou do nosso artigo? O que achou das estratégias de vendas para WhatsApp que listamos? Quer mais assuntos como esse? Então, que tal entender o impacto de um site lento nas vendas do seu e-commerce? Não deixe para depois e veja o que pode acontecer!

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