Vendas no cartão ou no boleto: o que é mais seguro?

por | 28/02/2018 | vendas

O complexo cenário financeiro atual e o alto índice de competitividade têm levado muitos gestores de lojas físicas ao ambiente virtual. Disponibilizar diferentes opções de pagamento, nesse sentido, é quase uma regra de competitividade. Dado esse contexto, surge uma questão pertinente: vendas no cartão ou no boleto, qual a melhor opção?

Afinal, ambas modalidades contam com vantagens e desvantagens, mas na realidade de um e-commerce é preciso ficar atento principalmente aos riscos envolvidos em cada forma de concretizar as transações financeiras.

Quer entender mais sobre as características particulares de cada opção de pagamento e descobrir qual é a mais adequada para a sua loja virtual? Então continue a leitura do conteúdo para conferir tudo sobre o assunto!

Quais são os principais aspectos das vendas no cartão de crédito?

Vantagens

Sem dúvidas, é a forma mais comum de se realizar pagamentos pela internet. A modalidade proporciona inúmeras vantagens além de segurança, conforto e mobilidade. Por exemplo, a possibilidade de parcelar as compras, evitando o acúmulo de contas em um único mês, é bastante atrativo para os usuários.

Vale ressaltar, também, que o pagamento via cartão de crédito também é uma ótima opção para as empresas.  A partir do momento em que um cliente realiza uma compra por esse método, a instituição bancária repassa o valor inteiro para a conta, ainda que a transação tenha sido parcelada (mediante o pagamento de uma taxa).

Além disso, mesmo que o cliente não pague a fatura de seu cartão de crédito, o banco garante que a loja receba o valor sem qualquer empecilho, oferecendo segurança para todos os envolvidos.

Desvantagens

  • impossibilidade de repassar custos ao consumidor: as tarifas cobradas pelas operadoras de cartões de crédito são pagas pelo empresário;
  • necessidade de elevar o capital de giro: considerando que as administradoras trabalham com prazos distintos em cada forma de pagamento, a empresa precisa vender mais para não sofrer com furos no orçamento. Uma compra no cartão de crédito, por exemplo, pode demorar até 30 dias para ser creditada na conta da loja;
  • antecipações nos pagamentos exigem taxas extras: se o empreendedor quiser solicitar o adiantamento de uma venda parcelada, caso seu capital de giro não seja alto o suficiente, o procedimento exigirá custos adicionais, reduzindo a margem de lucro da transação.

Por fim, vale ressaltar que, ao permitir pagamentos com cartão de crédito em sua loja online, existe a possibilidade de sofrer fraudes. Se um indivíduo utilizar um cartão roubado ou clonado para fazer compras no e-commerce e o titular solicitar um estorno, quem arcará com o prejuízo será o lojista.

Quais são os principais aspectos das vendas no boleto bancário?

Vantagens

Certamente, quando se fala em vendas no cartão ou no boleto, grande parte dos consumidores prefere a segunda opção, já que a recessão econômica e a alta taxa de inadimplência no país são fatores que acabam fazendo com que muitas pessoas tenham restrições em relação ao uso de cartões de crédito.

O cliente só precisa solicitar o boleto para que o sistema faça o envio ao e-mail. Depois de efetuar o pagamento, basta esperar de um a dois dias úteis para que a transação seja aprovada pela instituição bancária.

A emissão dos boletos bancários é realizada automaticamente pelo sistema, por isso o empreendedor só tem o trabalho de disponibilizar os produtos em sua loja virtual para que os usuários realizem as compras.

Outra vantagem é que os juros por atraso são calculados automaticamente e cobrados do consumidor, que pode fazer o pagamento em instituições bancárias, casas lotéricas e até mesmo por meio de smartphone, caso queira evitar filas (desde que esteja dentro do prazo de vencimento, é claro).

Como dissemos no tópico anterior, o dinheiro pode demorar até 30 dias para cair na conta quando o pagamento é realizado via cartão credito. No entanto, outra grande vantagem para o lojista em relação aos boletos, é o fato de que os pagamentos por essa modalidade permitem que o gestor receba seu dinheiro instantaneamente.

Além disso, há uma distinção significativa na porcentagem entre as taxas cobradas nos pagamentos via cartão de crédito e boleto bancário, podendo chegar até 200% de diferença.

Ou seja, perde-se menos dinheiro com intermediadores e tarifas ao utilizar o boleto. Portanto, é interessante promover esse tipo de pagamento para os consumidores.

Desvantagens

  • processo de constatação de pagamentos demorado: no boleto bancário o cliente pode demorar até cinco dias úteis para realizar o pagamento;
  • alta taxa de desistência: é muito comum que os usuários cheguem a imprimir o documento e não efetuarem o pagamento por conta de diversos motivos;
  • retirada do produto da vitrine virtual: quando um cliente clica em “comprar” pela opção de pagamento via boleto, o produto é automaticamente retirado da vitrine durante o meio tempo até que o prazo seja expirado.

Afinal, vendas no cartão ou no boleto?

Para finalizarmos, a WorkConnection disponibiliza em sua plataforma integração para diversos sistemas de pagamentos e serviços bancários, para que cada empreendedor possa avaliar seu público e a forma como ele reage aos métodos de pagamento de disponíveis em sua loja virtual.

Em resumo, na modalidade do cartão de crédito há uma taxa de conversão bastante superior em relação ao boleto, como foi dito anteriormente. O que significa que a quantidade de usuários únicos que visitam o site e acabam se tornando clientes é maior. Isso se deve ao fato de que todo o procedimento de aprovação é realizado online, sem que o cliente precise passar por novas etapas.

Com o boleto é necessário, em geral, imprimir o documento e ter que se dirigir a uma agência bancária para realizar o pagamento. Ainda que sejam passos relativamente simples, no meio do processo muitas vendas acabam sendo perdidas, principalmente porque grande parte dos clientes não observa a data de vencimento ou acaba não conseguindo gerar um novo boleto.

Para evitar esse tipo de problema com a taxa de conversão nos pagamentos via boleto, é imprescindível deixar claro para os usuários qual é o prazo de vencimento e quais vantagens eles recebem ao pagá-lo em dia.

Além disso, nossa plataforma de gerenciamento de e-commerce oferece recursos de envio de mensagens automáticas alertando os clientes a respeito de pagamentos ainda não efetuados, oferecendo a possibilidade de gerar um novo documento (inclusive com nova data de vencimento) de modo simples e intuitivo.

Como você pôde conferir neste artigo, na hora de escolher entre as modalidades de pagamento para vendas no cartão ou no boleto em sua loja virtual, é preciso considerar as necessidades financeiras e logísticas de seu negócio para tomar a decisão mais adequada. Ambas têm seus riscos, vantagens e desvantagens.

Agora que você já conhece as principais vantagens e desvantagens entre as vendas no cartão ou no boleto, não deixe de conferir tudo o que você precisa saber sobre os pagamentos online em lojas virtuais!

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